League of Legends

Zed: Runas, build e guia do campeão de LoL

Aprenda a jogar com o Mestre das Sombras na Temporada 10
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Zed é uma das opções AD para a rota do meio em League of Legends (LoL). O campeão é a combinação perfeita entre mobilidade e dano, o que o torna um dos assassinos mais perigosos do jogo. Se você quer saber mais sobre o Mestre das Sombras, confira este guia com builds, itens e mais.

Leia mais:

Montagem: Jairo "Foxer" Junior/Versus
Montagem: Jairo "Foxer" Junior/Versus

Escolha de itens

  • O mais indicado para Zed é começar com a Espada Longa e a Poção com Refil. A Espada dá continuidade a diversos itens da build, enquanto a Poção garante que você fique mais tempo na rota.
  • Já as botas indicadas são a Tabi Ninja e a Passos de Mercúrio. A escolha dependerá do midlaner inimigo e também da composição adversária em geral.
  • Como um assassino baseado em dano físico, o foco nos itens de Zed são AD, letalidade e redução do tempo de recarga.

Itens principais

  • A Lâmina Fantasma de Youmuu é o seu primeiro item de letalidade. Além dos bônus de ataque e redução de recarga, ela oferece velocidade de movimento o suficiente para percorrer o mapa ou se mover melhor em uma luta, quando ativada.
  • O Crepúsuclo de Darktharr é o segundo item de letalidade, deixando Zed capaz de causar grande dano só com os ataques básicos. Se seu alvo tiver pouca vida, a Passiva Desprezo pelos Fracos fará o dano ser ainda maior.
  • O Cutelo Negro permitirá que você tenha melhores chances contra tanques inimigos, além de oferecer um bônus de vida interessante. Fora isso, uma das passivas do item permitirá que você corra atrás dos seus alvos enquanto os ataca até a morte. Se tudo isso não bastasse, sua redução de recarga também já estará no limite.

Itens situacionais

  • O Limiar da Noite é um item de letalidade que permite que você corra em direção a inimigos que possuem controle de grupo. Isso acontece pois a passiva evita habilidades dos oponentes - entre elas atordoamentos e lentidões que dariam o tempo necessário para o alvo fugir.
  • O Anjo Guardião dará a você uma segunda chance se um inimigo conseguir colocá-lo no chão em batalha.
  • A Mandíbula de Malmortius é interessante contra grandes danos mágicos pelo bônus que oferece, além do escudo. Zed é um campeão extremamente focado em dano, mas muitas vezes precisa tomar cuidado para não focar tanto nisso e ao mesmo tempo ser um campeão frágil e que morre facilmente.
  • O Lembrete Mortal é ideal para lidar com tanques com uma grande quantidade de vida e armadura.

Gameplay

  • Nível 1: Pegue a habilidade Shuriken Laminado (Q) e não pare de usá-la em nenhum momento. Ela serve tanto para causar dano no inimigo de rota a todo momento, quanto para farmar minions mais longe ou dois que estão prestes a morrer ao mesmo tempo.
  • Nível 2: Se a rota está difícil, o Corte Sombrio (E) é uma opção de dano em área a mais para farmar melhor. Se a vantagem for sua, a Sombra Viva (W) permite acentuar o dano no inimigo de maneira mais fácil, além de ser uma habilidade muito útil para escapar de situações perigosas.
  • Nível 3: Zed tem muito dano no nível 3, então, quando chegar nele, não hesite em tentar o 1 vs 1 contra um campeão mais frágil ou até mesmo pedir a ajuda do seu caçador para um abate certo e mais seguro. Lembre-se também que a passiva de Zed é ativada contra campeões inimigos com 50% ou menos de vida. Iniciar uma luta 1 vs 1 nesta altura é ainda mais interessante.
  • Nível 6: O ultimate Marca Fatal (R) de Zed é o ápice do dano do campeão. Ele cria diversas sombras que imitam os movimentos do verdadeiro, incluindo as habilidades. Neste momento, não hesite também em usar a Sombra Viva (W) para ter ainda mais uma cópia causando dano. Não esqueça que, de todas as sombras criadas pelo ultimate, uma delas ainda fica ativa por alguns segundos e você pode apertar o R novamente para retornar nela.
  • A mobilidade de Zed está justamente nas sombras. Cuidado ao usá-la agressivamente, pois o caçador inimigo pode estaràa espreita esperando que você não tenha a chance de fugir.
  • Por falar em mobilidade, use-a também para ajudar as rotas aliadas. Primeiro empurre a sua própria rota até a torre inimiga e depois vá surpreender os inimigos da botlane ou toplane.
  • Seu papel nas lutas em equipe é esperar até que os controles de grupos inimigos sejam usados ​​para que você pule em segurança sobre um adversário e cause o maior dano possível sem ser impedido.
  • Se seu time não está bem nas lutas, opte pelo splitpush. Zed limpa ondas de minions com facilidade, tem muita mobilidade para fugir de ganks e também é muito forte no 1 vs 1. Normalmente a maioria das situações lhe favorece.

Dicas e truques

  • O ultimate (R) de Zed o torna inalvejável por 1 segundo, permitindo que você desvie de feitiços e skillshots.
  • Se um inimigo for atingido pelo Corte Sombrio (E) de uma sombra, ele sofre lentidão. Use isso a seu favor para chegar até eles e também para jogar o Shuriken Laminado (Q) em seguida, com menos chances de errar.
  • Usar o ultimate (R) em inimigos com 50% ou menos de vida é praticamente um abate certo, pois será a combinação da habilidade com a passiva. Focar alvos neste estado pode ser uma boa pedida.
  • Se uma habilidade atinge o mesmo campeão duas vezes (graças a uma sombra), Zed recupera energia. Lembre-se sempre de ficar de olho nela.
  • O melhor combo de Zed é o seguinte: W> R> E> Q> ataque básico > Q e R para retornar à sua sombra.
  • Se você tiver itens como o Crepúsuclo de Darktharr, aproveite o bônus do item e ataque sempre na surpresa, de arbustos e afins.
  • Na maioria dos casos seu alvo é o atirador inimigo. Mas exceções também podem acontecer como um mago inimigo muito forte, com dano bem alto e ao mesmo frágil na defesa.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
LoL: Mayumi deixa INTZ, mas afirma: "meu caminho nos esports não acaba aqui"
League of Legends

LoL: Mayumi deixa INTZ, mas afirma: "meu caminho nos esports não acaba aqui"

Jogadora tinha contrato com a organização até 2021
Beatriz Coutinho
LoL: Flamengo anuncia sul-coreano Bvoy como atirador
Flamengo

LoL: Flamengo anuncia sul-coreano Bvoy como atirador

Pro player teve passagens pela Misfits e Furious Gaming
Helena Nogueira
LoL: Novo evento de Odisseia pode estar próximo de acontecer
League of Legends

LoL: Novo evento de Odisseia pode estar próximo de acontecer

Textos encontrados na tela de carregamento indicam novidades para Yasuo e sua tripulação
Matheus de Lucca