Twitch

Yoda é o maior streamer do país e Brasil tem o 3º maior público de eSports, revela pesquisa

São 14 milhões de horas assistidas apenas nas transmissões de YoDa
@lucas.hagui
Escrito por
Lucas Hagui
Em 2017, o streamer venceu o premio eSports Brasil. Imagem: Reprodução/Riot Games
Em 2017, o streamer venceu o premio eSports Brasil. Imagem: Reprodução/Riot Games

A Newzoo e a Esports BAR divulgaram uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2018 sobre os eSports no Brasil. O estudo foca em diversos assuntos do mundo dos esportes eletrônicos, desde uma lista dos maiores streamers brasileiros até o tipo de público que acompanha torneios no país.

Leia mais:

Em League of Legends, YoDa lidera ranking. Imagem: Reprodução/Newzoo
Em League of Legends, YoDa lidera ranking. Imagem: Reprodução/Newzoo

Top 1o: Streamers brasileiros

YoDa lidera o ranking de streamers brasileiros com 14 milhões de horas assistidas de League of Legends, seguido de alanzoka, com 11 milhões de horas. Jukes (7,3 milhões), SkipNhO (6,3 milhões) e jovirone (4,9 milhões) também estão na lista, que pode ser vista acima.

Brasil e os eSports

De acordo com a pesquisa, o Brasil é o terceiro país com o maior número de entusiastas de eSports, sendo que os maiores eventos de 2018 foram a primeira temporada do Campeonato Brasileiro de League of Legends (1,6 mil pessoas presentes) - e a ESL One: Belo Horizonte 2018 - contando com 15 mil presentes no estádio do Mineirinho - como os maiores eventos do ano.

No último semestre, a explosão da audiência dos eSports no país cresceu 18,6% em comparação com 8,5% em 2017. Além disso, 13% da população brasileira assiste conteúdos relacionados à videogames.

Esportes tradicionais vs Esportes eletrônicos

O público que assiste eSports e não acompanha competições tradicionais soma 1,2 milhão pessoas e é dividido entre idades, sendo:

  • 43% de 10 a 20 anos;
  • 43% de 21 a 35 anos;
  • 15% de 36 a 50.

São 42,9 milhões apaixonados por futebol no país - em sua maioria entre 21 e 35 anos -, porém, também há uma população de 4,3 milhões que é capaz de assistir aos dois tipos de esporte.

Nem sempre quem assiste campeonatos joga o game. Imagem: Reprodução/Newzoo
Nem sempre quem assiste campeonatos joga o game. Imagem: Reprodução/Newzoo

Assistir vs Jogar

Será que todo mundo que vê campeonatos, de fato joga a modalidade? Há duas porcentagens apresentadas aqui: a base de espectadores entusiastas de eSports que acompanha cada título e a parte deste público que acompanha os torneios e não joga.

  • League of Legends - De 53% do público que assiste, 18% não joga LoL;
  • Counter Strike: Global Offensive: De 46% que assiste, 18% não joga CS:GO;
  • Clash Royale: De 40% que assiste, 12% não joga Clash;
  • Dota 2: De 25% que assiste, 19% não joga Dota;
  • Overwatch: De 22% que assiste, 15% não joga.

Quem assiste?

29% das pessoas que consomem conteúdo de games no Brasil também consomem eSports. Existem dois tipos de fãs de esportes eletrônicos no país: os entusiastas que sempre acompanham torneios (41%) e os ocasionais, que não assistem com muita frequência (59%).

Os apaixonados pelas competições eletrônicas em sua maioria (78%) possuem um headset gamer, utilizam o Instagram (78%) e também tem entre 10 a 25 anos. Enquanto isso, 31% dos espectadores casuais são mulheres.

Top 10: Transmissões brasileiras

O Brasil possui figuras muito conhecidas por transmitirem jogos nacionais e internacionais, personalidades que criam fãs por conta dos bordões utilizados durante as narrações. Mas quem será que manda nas lives além dos streamers?

As análises e narrações do canal da Riot Games Brasil lidera o topo da tabela - com 5,7 milhões de horas assistidas -, seguidas do conteúdo de Dota 2 da Beyond The Summit PT - com 2,8 milhões de participantes - e a Gamers Club fica em terceiro lugar na transmissão de CS:GO - com 2,6 milhões de espectadores.

A StarLadder CS PT (também de CS:GO) fica em quarto lugar, com 1,4 milhão, e a narração irreverente do Circuito Desafiante - na extinta PromoArenaTV - leva o 5º lugar, com 1,3 milhão de fãs acompanhando partidas de LoL.

Os maiores canais da Twitch dedicados a eSports no Brasil são a Riot Games e a ESL Brasil, respectivamente com 531 mil e 214 mil fãs.

Com todos estes dados, será que ainda alguém acredita que é "apenas um joguinho"?

Siouxsie Rigueiras é jornalista no Versus e se enquadra no público que assiste CS:GO mas não joga (mas é por ser muito ruim), siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
TwitchEsports
Mais notícias
Em meio à pandemia de COVID-19, Twitch registra maior público da história
Twitch

Em meio à pandemia de COVID-19, Twitch registra maior público da história

O período beta de Valorant também favoreceu a plataforma
Matheus Oliveira
Dr Disrespect se pronuncia sobre banimento da Twitch
Twitch

Dr Disrespect se pronuncia sobre banimento da Twitch

O motivo da punição do streamer ainda não foi divulgado
Matheus Oliveira
CS:GO: Gaules bate mais de 390 mil viewers simultâneos em duelo de MIBR e EG
CS:GO

CS:GO: Gaules bate mais de 390 mil viewers simultâneos em duelo de MIBR e EG

O confronto aconteceu pela grande final da BLAST Premier Spring 2020 Americas finals
Jairo Junior