Valorant

Valorant: 5 dicas para jogar de Phoenix

Saiba como explorar todo o potencial de dano e kill do agente
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Phoenix se mostrou um dos personagens mais escolhidos de Valorant desde o lançamento do BETA. O personagem tem um pacote completo para o combate e não foge de uma boa luta. Confira o guia do Versus para saber como usá-lo ainda melhor juntamente de suas habilidades.

Leia mais:

Adote um estilo de jogo mais agressivo

Como dito no início do texto, Phoenix tem um pacote completo para o combate. Definitivamente ele é um agente que foi feito para ficar nas linhas dianteiras da batalha, o famoso entry fragger, se preferir. Sendo assim, de nada adianta ter um leque poderoso para causar dano e abates se você está muito preocupado na retaguarda.

Note que quando falamos de estilo agressivo, não falamos sobre entrar de qualquer jeito e se matar à toa. Há um abismo de diferença entre as duas práticas. Jogar agressivo é jogar pra frente, ir para cima dos inimigos, mas sempre com cautela e focado. Para isso servem suas habilidades.

Antes de rushar, use "Mãos Quentes" (E) em algum pixel óbvio que possa ter alguém escondido. Assim você pode tirar um inimigo de posição ou então ter certeza que não há ninguém ali e que não precisa se preocupar com aquela posição. A "Bola Curva" (Q) será sua melhor amiga nas entradas, pois você pode cegar inimigos que estejam mirando em você e conseguir abates mais seguros. Não deixe também de usar a "Labareda" (C), pois ela pode tampar a visão do inimigo de um lado e sua preocupação maior será apenas com o outro.

Lembre-se também que receber dano e a morte podem não ser grandes preocupação para Phoenix. Isso porque tanto a habilidade E quanto a C curam o agente, enquanto o ultimate serve justamente para entrar com tudo sem medo algum da morte, pois você renascerá após um período de tempo ou então caso sua vida chegue a zero.

Seja agressivo, mas não sozinho

Antes de fazer uma entrada para dominar uma posição chave do mapa ou até mesmo o bombsite, tenha sempre pelo menos um companheiro com você. Jogar agressivo não quer dizer jogar sozinho e por si mesmo. Pelo contrário, para que uma jogada mais agressiva dê certo, é crucial ter aliados por perto.

A primeira função que o aliado que está logo atrás de você pode ter é a de iniciação. Agentes como Breach são ótimos para isso, pois ele tem muitas magias que tiram inimigos de posição e cegam, o que facilita seu trabalho já que você não terá o delay de ter que usar uma skill, puxar uma arma e depois sim entrar. Outra boa pedida pode ser Brimstone com suas smokes e incendiária.

A outra função de quem está atrás é vingar sua morte, caso você não sobreviva a entrada. Principalmente no ataque, trocar kills é crucial para vitória. Então, não deixe de pedir ajuda quando for fazer alguma jogada mais arriscada.

Usando a flashbang

O Q de Phoenix nada mais é que uma flashbang. Quem está acostumado a jogar FPS sabe utilizar bem este artifício, no entanto, o que ele possui não é uma granada e, portanto, a habilidade não funciona exatamente como uma e tem suas particularidades.

A primeira delas é que ela tem alcance curto. Você não pode atravessar o mapa com ela como é feito em outros jogos do gênero como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e CrossFire. Sendo assim, a primeira dica é jogá-la próximo da abertura onde você quer entrar. Outra dica ainda neste sentido é para não se aproximar tanto assim da parede. Isso porque a flashbang pode ir um pouquinho mais longe de onde você quer, estourar atrás de uma caixa ou estrutura similar e não cegar seu inimigo.

A última dica sobre a flashbang é prestar atenção na arma que você está utilizando antes de jogá-la. Sempre que você joga a flash, o personagem retorna para o último armamento que estava utilizando ao selecionar a habilidade. Sendo assim, se você pretende fazer a flashbang e abrir mira em algum lugar, primeira esteja com sua arma principal na mão e depois selecione a flash para lançar.

As variações da Labareda

A Labareda é outra skill importantíssima de Phoenix. De uma forma simples, ela pode simplesmente tampar a visão de algumas passagens do mapa para que você e sua equipe entrem com mais segurança. Outra propriedade excelente dela é que ela causa dano a quem estiver encostando nela, com exceção do próprio Phoenix, que é curado por ela.

Para usá-la de forma simples, basta estar na ponta do lugar que você quer que ela se inicie e apenas apertar o botão esquerdo do mouse para que ela percorra o caminho normalmente. No entanto, existem algumas variações da labareda que podem ser bem úteis.

  • Labareda por cima de estruturas: Se você quer que a labareda percorra um longo caminho e há uma estrutura na frente, não tem problema. Para isso, basta pular antes de jogá-la. Desta forma ela subirá no local e descerá depois dele, conforme mostra o exemplo abaixo.
1/2
Labareda jogada sem pular e parada pela estrutura do bombsite
Labareda jogada sem pular e parada pela estrutura do bombsite
Labareda jogada pulando e atravessando a estrutura do bombsite
Labareda jogada pulando e atravessando a estrutura do bombsite
  • Dobrar Labareda: Outra variação interessante da Labareda, porém um pouco mais complicada, é que ela é dobrável, ou seja, você não precisa jogá-la reta em todos os casos. Para fazer isso, quando jogar, continue com o botão do mouse pressionado e faça uma espécie de 180º com a mira para o lado que você deseja a curva. Este tipo de variação é um pouco mais específica e não é útil sempre, ainda assim, é algo que você pode fazer para criar um pixel diferente e consequentemente uma jogada diferente. Veja um exemplo disso abaixo:
1/3
Local onde as duas labaredas da imagem seguinte foram jogadas
Local onde as duas labaredas da imagem seguinte foram jogadas
Esta labareda foi jogada reta, tampando toda a visão do bombsite
Esta labareda foi jogada reta, tampando toda a visão do bombsite
Esta labareda foi jogada com curva e abriu uma pequena brecha para que você consiga fazer alguns picks ou passar por ali com visão de onde está indo
Esta labareda foi jogada com curva e abriu uma pequena brecha para que você consiga fazer alguns picks ou passar por ali com visão de onde está indo

Cuidados com o ultimate

O ultimate de Phoenix é a verdadeira cereja do bolo no kit do agente. Ela permite que ele possa avançar sobre os inimigos com segurança e sem medo algum da morte. Ainda assim, é preciso tomar algumas precauções antes usá-la.

A primeira delas é usar a skill de forma inteligente. Se você está numa rodada que considera perdida, como uma situação de 1 vs 4 com a spike deles ativada, guarde o ultimate por mais uma rodada. Não use-o à toa, pois ele pode ser a chave da vitória numa próxima vez.

A segunda é saber exatamente onde ultar. Não adianta usá-la em um local de perigo, pois assim que Phoenix volta, há uma animação que o deixa totalmente vulnerável e sem poder revidar nenhum ataque. Neste caso, opte por usá-la em um local mais escondido e tenha certeza que não há ninguém na retaguarda.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
ValorantGuias
Mais notícias
Valorant: Vigilante na luta contra os hacks é contratado pela Riot Games
Valorant

Valorant: Vigilante na luta contra os hacks é contratado pela Riot Games

O trabalho de líder na "Anti-Cheat Police Department" rendeu frutos
Jairo Junior
Valorant: Notas de atualização 1.08 com mudanças na Raze, Guardian e mais
Valorant

Valorant: Notas de atualização 1.08 com mudanças na Raze, Guardian e mais

A Riot também prometeu bem menos chances de jogar no mesmo mapa várias vezes seguidas
Jairo Junior
Valorant: B4 anuncia ex-Terror.Net e estreia com título da Rivals Contenders
Valorant

Valorant: B4 anuncia ex-Terror.Net e estreia com título da Rivals Contenders

O início do projeto não poderia ser melhor
Jairo Junior