Valorant

Valorant: Campeão Mundial de PB e 1º da Ignition Series BR, fzn promete mais

Jogador tem vasta história nos esports e quer construir carreira no FPS da Riot Games
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fernando "fzn" Cerqueira é o primeiro campeão de um torneio oficial de Valorant no Brasil, juntamente da sua equipe Gamelanders. Os jogadores realizaram o feito após derrotar a Team One por 2 a 0 na final do Gamers Club Ultimate. A carreira do jogador, que já era vasta nos esports, promete crescer ainda mais com conquistas também no FPS da Riot Games.

Leia mais:

Antes de Valorant, fzn também deu trabalho em diversos outros games. O primeiro deles foi Counter-Strike 1.6, em 2008, quando ele começou a competir na região próxima onde morava: "Foi lá que descobri o mundo dos esports e comecei a querer fazer parte dele cada vez mais". Em 2010 ele migrou para o Point Blank, o qual julga como um "amor à primeira vista", passando cerca de oito anos jogando, entre idas e vindas. Entre 2014 e 2015 ele chegou até mesmo a apostar no League of Legends (LoL), ficando em top 5 no ranking do elo Desafiante.

No entanto, foi na volta triunfal ao PB o momento em que ele conquistou seu título mais importante: o campeonato mundial de 2016. Após isso ele seguiu no jogo até o fim de 2018, quando ainda faturou o MVP na seletiva para o mundial daquele ano e o terceiro lugar na competição.

Apesar de nunca ter parado de jogar, fzn também passou por um período sabático em sua carreira. Ele queria voltar a competir, mas ainda não tinha certeza de qual cenário investir, até o anúncio de Valorant: "Quando eu soube que seria um FPS da Riot, tive certeza que voltaria nele. Comecei a jogar com pretensões no competitivo e de cara curti muito o jogo - tanto que desde o BETA acho que não teve um dia que não joguei menos que seis horas".

Na época em que iniciou em Valorant, fzn estava junto do atual companheiro de time Guilherme "Nyang" Coelho. Nas filas ranqueadas, era comum eles caírem com ou contra Jonathan "Jhow" Glória, Walney "Jonn" Reis e Leonardo "mwzera" Serrati - que estavam jogando juntos. Foi a partir disso que surgiu a ideia de se juntarem e criar uma nova line-up no início do BETA brasileiro, composta praticamente por ex-profissionais de Point Blank, com exceção de Mwzera, que passou por BlackShot, Zula e Rainbow Six: Siege (R6).

Sobre o GC Ult, fzn se mostrou fascinado pelo torneio: "Creio que todos que assistiram entenderam que o restante da temporada será de jogos de alto nível e players novos aparecendo. Todos os times estão de parabéns, pois praticamente todos tentaram inovar e saíram das mesmices das ranqueadas". No entanto, um time e dois players em potencial lhe chamaram mais atenção: "Um time que me surpreendeu foi a Team One e com certeza dois jogadores deles: Ntk e QCK. Eles mandaram muito bem e espero enfrentá-los novamente nas competições futuras".

Falando em surpresas, muitos também foram apresentados aos famosos "varados de fzn".

"Todo jogo que joguei, seja CS ou PB, sempre fui o cara que fazia essas kills bizarras no meio de smoke, varados na parede e afins. Isso é meio que uma junção de noção de onde os inimigos podem estar e também, claro, um pouco de sorte."

Para fzn, o que não foi uma surpresa foi o título da Gamelanders. O atleta campeão revelou ao Versus que um dos fatores cruciais para vitória foi a confiança que a equipe teve no campeonato: "Treinamos bastante tempo e isso nos trouxe confiança de que em qualquer competição podemos sair com a vitória". O jogador também agradeceu o apoio que recebeu durante o GC Ultimate e ainda deixou um recado para os adversários.

"Treinem bastante!", disse fzn seguido de risadas. "Nós aqui não descansaremos, pelo contrário, treinaremos mais e mais para darmos um show nas transmissões, sempre".

Apesar de Europa e América do Norte já terem emplacado diversos torneios da Ignition Series, este foi apenas o pontapé inicial no Brasil. Ainda não há um calendário formado, mas em breve novas atrações devem ser anunciadas, inclusive algumas fora do circuito competitivo oficial.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Valorant
Mais notícias
TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming
Mercado

TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming

A parceria engloba as line-ups de LoL, CS:GO e Valorant
Matheus de Lucca
Roberto Iervolino deixa comando da Riot Games Brasil
Mercado

Roberto Iervolino deixa comando da Riot Games Brasil

Após sete anos no cargo, Iervolino deixa a posição de country manager
Beatriz Coutinho
Valorant: Torneio Rivals Contenders conta com Tecnosh, cogu, pava e mais
Valorant

Valorant: Torneio Rivals Contenders conta com Tecnosh, cogu, pava e mais

O campeonato acontece até setembro com R$ 2 mil em premiação
Matheus Oliveira