Valorant

Valorant: 5 dicas para jogar de Raze

Explore melhor o estilo de jogo e habilidades da agente para liberar todo seu potencial
@Foxer_JJ
Escrito por
Jairo Junior

Foto: Kevin Su/Art Station
Foto: Kevin Su/Art Station

Raze é a primeira e até o momento única personagem brasileira de Valorant. Só este fato já é um prato cheio para muitos quererem jogar com a baiana arretada, mas claramente não é só isso que chama atenção na personagem. Lotada de explosivos e totalmente focada em causar dano, ela pode ser considerada a agente mais fatal do FPS da Riot Games. Neste guia o Versus dá cinco dicas para que você domine a gameplay de Raze e possa explorar todo seu potencial de fogo.

Leia mais:

Varie no uso do Bumba

O Bumba é o melhor amigo de rush da Raze. O uso mais comum dele é botá-lo para fazer o trabalho de entry fragger, já que ele faz bem o papel de limpar spots e de avisar onde há inimigos, enquanto você espera para obter essas informações.

No entanto, ao invés de apenas jogá-lo e esperar para ver o que vai acontecer, você pode usá-lo como isca. Isso porque dependendo do local onde seu adversário está, fugir pode não ser uma opção e ele precisará destruir o Bumba para não morrer. É neste momento que ele está preocupado com o robô e mirando para o chão que você aparece para surpreendê-lo e pegar um abate fácil.

Carga de explosivo para dano ou movimentação

A carga de explosivo é uma habilidade que aos poucos os jogadores de Raze aprenderam a valorizar cada vez mais. Isso porque ela tem diversos jeitos diferentes de usar, um mais criativo do que o outro. Primeiro vamos falar do uso solitário, que serve tanto para causar dano quanto para incrementar sua movimentação.

Durante as partidas é possível notar que esta habilidade raramente é utilizada com a finalidade de diminuir a vida inimiga. Ainda assim, é possível utilizá-la desta forma em casos específicos. Um exemplo disso é quando há uma smoke na sua frente e há a desconfiança que um adversário possa estar dentro dela, então você usa para causar dano e fazer o inimigo se mover para atrapalhá-lo na mira. Além disso, quando a Raze está muito perto de corredores e inimigos estão entrando correndo ou há a certeza de que estão ali, também é possível jogar o explosivo na entrada, mas com cuidado para não se expor.

Como dito anteriormente, o jeito mais usado é o da movimentação. Especialmente para subir em locais mais altos onde apenas com um pulo normal é impossível. Para isso basta jogar a bomba embaixo de você, saltar e detoná-la. Ela não lhe causa nenhum dano, mas cuidado pois causa nos aliados.

1/3
Local para subir
Local para subir
O local onde está a bomba é onde ela e você devem ficar posicionados. Assim que estiver em cima dela, pule e detone.
O local onde está a bomba é onde ela e você devem ficar posicionados. Assim que estiver em cima dela, pule e detone.
Pixel diferenciado onde poucos agentes conseguem chegar
Pixel diferenciado onde poucos agentes conseguem chegar

Combinação de habilidades

A Raze é uma personagem que requer certa criatividade para jogar e fazer algumas jogadas. Principalmente na hora de combinar habilidades. A carga de explosivo mencionada anteriormente, por exemplo, é uma das mais usadas para fazer combos.

Um exemplo disso é o combo do Bumba com a carga de explosivo. Assim como a carga joga Raze para o alto, ela também pode jogar o robô. Isso pode ser feito tanto jogando a carga no chão e ativando quando o robo passa em cima ou de uma forma ainda melhor, porém um pouco mais difícil: primeiro jogando o Bumba e depois a carga de explosivo em cima dele para ficar grudada. Isso serve tanto para aumentar o dano da explosão quando chegar em um inimigo quanto para fazer a jogada da isca e ter o robô pulando e depois indo ao chão, deixando a mira do oponente ainda mais confusa.

A carga de explosivos também pode ser combinada com o ultimate de Raze. Ao invés de simplesmente aparecer em um pixel óbvio para lançar o míssel, você pode aparecer por cima de uma estrutura com o impulso da carga e lá de cima atirar o míssel. Esta é com certeza uma forma mais interessante de usar sua habilidade suprema, pois surpreende o inimigo.

Spots de granadas

A granada de Raze é uma das habilidades mais simples para se usar. Basta mirar onde você quer e apertar o botão esquerdo do mouse - lembrando que ela também bate em paredes e em qualquer estrutura sólida. No entanto, nem sempre é possível jogá-la exatamente onde você gostaria, pois a agente ficaria muito exposta como um alvo fácil. Por isso, nós ensinaremos abaixo alguns spots interessantes de onde você pode fazer ótimas granadas sem se expor. Atente-se ao fato que isso pode ser feito em qualquer mapa e há muitos spots diferentes em todos eles, mas ensinaremos apenas alguns para que você entenda a dinâmica da coisa.

A primeira delas é perfeita para quando os atacantes querem entrar no Bombsite A pela região do meio. Isso porque ela cai em diversos pixels que os defensores costumam ficar. Para fazê-la basta subir no canto deste local mais alto indicado na primeira foto e ir até o canto totalmente, onde estão as marcas de tiro. Depois disso coloque sua mira no alto do prédio, dentro de onde há uma pequena inclinação. Depois disso basta pular e lançar a granada no ar.

1/3
Onde subir
Onde subir
Onde mirar
Onde mirar
Onde a granada cai
Onde a granada cai

A segunda granada é interessante ser feita quando você é um defensor do Bombsite A e tem a informação de que inimigos estão entrando no B. Caso você seja um atacante e tenha o domínio do A, você também pode fazê-la para retardadar o backup inimigo do B. A execução é extremamente simples. Basta mirar no meio da listra em cima da palavra "LABORATORY", andar e jogar. Perceba na foto abaixo que ela cai na entrada do Hooka.

1/2
Onde mirar
Onde mirar
Onde ela cai
Onde ela cai

A última granada que ensinaremos é feita dentro do hooka, dentro da região do meio onde inimigos ficam atrás da parede de início de jogo. Esta granda serve para os defensores evitarem um rush meio muito rápido ou até mesmo para fazer uma jogada mais agressiva por lá. Para fazê-la basta mirar acima do quinto "T" de cabeça para baixo no alto da parede, andar e jogar. Tenha cuidado para fazer corretamente sem se expor.

1/2
Onde mirar
Onde mirar
Onde a granada cai
Onde a granada cai

Adote estilos de jogo diferentes no ataque e na defesa

Raze é uma duelista e, portanto, deve ser a linha de frente inimiga. No entanto, no caso dela, isso não deve acontecer nos dois lados do mapa. Diferentemente de Phoenix que de fato deve dar o primeiro combate dos dois lados, para Raze é mais benéfico ser agressiva no ataque e passiva na defesa.

A explicação para Raze ser agressiva no ataque é óbvia. Ela é uma duelista e todas as suas habilidades causam dano, então seu papel como linha de frente é justamente desmantelar a defesa e, se possível, conseguir abates importantes.

O que acontece na defesa é que as skills da brasileira também são extremamente úteis. Logo, é muito mais interessante para o time que ela fique viva para poder usar todas elas e não que a personagem seja a primeira a morrer. Com total segurança o Bumba pode avisar que há inimigos por perto ou então que uma área está limpa - bom para defesa ou para retomada de bombsite -, a carga de explosivo pode deixá-la em pixels privilegiados onde ela pode ficar quietinha só esperando o ataque inimigo, assim como pode dificultar a vida de quem está perto de entradas mais estreitas, a granada é ótima para separar oponentes ou frear rushs, enquanto a ultimate pode simplesmente matar uma grande quantidade de oponentes que estiverem avançando juntos.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
ValorantGuias
Mais notícias
Quais são e como funcionam os ranques de Valorant
Valorant

Quais são e como funcionam os ranques de Valorant

Saiba como progredir nos elos do FPS
Matheus Oliveira
Valorant pode receber placar de líderes a partir do ranque Radiante
Valorant

Valorant pode receber placar de líderes a partir do ranque Radiante

Pronto para ver que vai pegar Top 1?
Matheus Oliveira
Valorant: Primeira edição da Série Ignição no Brasil terá R$ 20 mil de premiação
Valorant

Valorant: Primeira edição da Série Ignição no Brasil terá R$ 20 mil de premiação

Torneio tem 256 vagas abertas para a comunidade
Beatriz Coutinho