Mercado

Twitch quer "atrair público que ainda não tem" com investimentos em mobile

A plataforma trouxe mudanças em prol da experiência em celulares
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira
Foto: TalkingInfluence/Reprodução
Foto: TalkingInfluence/Reprodução

A Twitch renovou sua identidade no início do mês de outubro, com mudanças de interface para melhorar a legibilidade geral da plataforma. O motivo por trás das novidades é maior investimento para atender ao público mobile, que consome conteúdo de streaming em celulares e smartphones.

Leia mais:

Durante a Brasil Game Show (BGS) 2019, o Versus conversou com Wladimir Winter, diretor de conteúdo e parcerias da Twitch, que nos revelou que consumidores mobile representam cerca de 60% da audiência da plataforma. Foi a partir de estatísticas como esta que a iniciativa de renovar a interface e legibilidade da marca foi concebida.

Além disso, o notório sucesso de Free Fire - battle royale da Garena - foi outro fator determinante para a Twitch desenvolver estratégias diferentes, a fim de atrair um público maior e que, segundo Winter, a plataforma "ainda não tem".

1/3
"As pequenas mudanças de interface foram pensadas para melhorar a experiência do usuário no mobile", afirmou o executivo. | Foto: Twitch/Reprodução
"As pequenas mudanças de interface foram pensadas para melhorar a experiência do usuário no mobile", afirmou o executivo. | Foto: Twitch/Reprodução
O aplicativo da plataforma agora conta com mais opções de pré-visualização, filtros e até uma ferramente inédita para acompanhar mais de uma transmissão simultaneamente. | Foto: Twitch/Reprodução
O aplicativo da plataforma agora conta com mais opções de pré-visualização, filtros e até uma ferramente inédita para acompanhar mais de uma transmissão simultaneamente. | Foto: Twitch/Reprodução
Com as transmissões abertas é possível visualizar diversos detalhes e até comentários sem que estes interfiram tanto na fluidez do aplicativo. | Foto: Twitch/Reprodução
Com as transmissões abertas é possível visualizar diversos detalhes e até comentários sem que estes interfiram tanto na fluidez do aplicativo. | Foto: Twitch/Reprodução

A Twitch é conhecida como a pioneira do serviço que oferece e por ser majoritariamente utilizada por usuários de PC (com raras exceções para o público de consoles). Por tal motivo, o investimento em atrativos para o público e usuários mobile pode assustar muitos dos membros já presentes.

Sobre isso, a empresa afirmou que "a ideia é ter diversidade na plataforma" e que é uma maneira de evoluir o serviço, tendo em vista o aumento da concorrência: "Enriquecer e melhorar o produto é muito saudável", diz Winter. "No final das contas quem sempre ganha é o consumidor".

Para finalizar, o executivo afirmou que a empresa não vê o mobile como uma "evolução da mídia" e nem que "uma veio para substituir a outra". De acordo com ele, ambos cenários - celulares e PC - "vão continuar existindo com jogos para todos, apenas conquistando novos públicos".

Que tal aproveitar a onda da Twitch e explorar mais títulos mobile? Veja algumas indicações no vídeo acima.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
MercadoFree FireTwitch
Mais notícias
Shroud retorna à Twitch com recorde de 500 mil espectadores simultâneos
Twitch

Shroud retorna à Twitch com recorde de 500 mil espectadores simultâneos

O streamer estava longe da plataforma há 10 meses
Matheus Oliveira
TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming
Mercado

TIM Live renova patrocínio com paiN Gaming

A parceria engloba as line-ups de LoL, CS:GO e Valorant
Matheus de Lucca
Roberto Iervolino deixa comando da Riot Games Brasil
Mercado

Roberto Iervolino deixa comando da Riot Games Brasil

Após sete anos no cargo, Iervolino deixa a posição de country manager
Beatriz Coutinho