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Twitch gerou mais receita que YouTube em 2019, mesmo com audiência menor

Influenciadores transformaram a indústria de conteúdo, diz pesquisa
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Reprodução
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A Twitch gerou US$ 1,54 bilhões em receita em 2019 e dominou o setor de conteúdo gaming em vídeo, à frente do YouTube, que contou com rendimento de US$ 1,46 bilhões no mesmo período. O serviço de streaming teve maior faturamento mesmo com um número de audiência menor que a plataforma de vídeos.

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Segundo relatório da SuperData, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, todo o setor de conteúdo gamer em vídeo teve faturamento de US$ 6,5 bilhões em 2019. Além disso, a audiência atingiu a marca de 944 milhões de espectadores no mundo todo, um aumento de 5% em relação a 2018.

A Twitch teve vantagem de receita por oferecer mais opções de monetização, enquanto o YouTube ainda corre atrás de ampliar sua gama de rentabilidade. O principal motor de renda de ambas as plataformas foi o dinheiro proveniente de propagandas, mas as inscrições compuseram 8 e 2% do faturamento da Twitch e do YouTube, respectivamente, em 2019.

Receita gerada em 2019 em plataformas de conteúdo gamer em vídeo | Foto: SuperData/Reprodução
Receita gerada em 2019 em plataformas de conteúdo gamer em vídeo | Foto: SuperData/Reprodução

Segundo a SuperData, contratos de exclusividade de influenciadores transforaram o setor. Em 2019, os maiores streamers da Twitch migraram para outras plataformas: Ninja e Shroud foram para o Mixer, por exemplo. Estes acordos representam novas fontes de renda e também movimentam o ecossistema de streaming. Deste modo, procurar trazer talentos estabelecidos será uma estratégia cada vez mais usada para aumentar a audiência.

A expectativa é que exista uma grande competição pela exclusividade dos maiores streamers, uma vez que o público se interessa não só pelos games que estão sendo transmitidos, mas também em quem comanda a transmissão. De acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados disseram valorizar o criador de conteúdo na hora de consumir material em plataformas de vídeo.

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