League of Legends

Titan revela como técnico da KaBuM ajudou o time a sair por cima no CBLoL

"Entre os jogos, nós tentamos focar na pessoa", diz headcoach da equipe
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

A KaBuM tem dado o que falar no Campeonato Brasileiro de League of Legends. Liderando a tabela, o time veio do último Circuito Desafiante e acumula cinco vitórias seguidas no campeonato. O Versus conversou com o atirador Alexandre "TitaN" Lima e o head coach Jean-Francois "Nuddle" Caron sobre treinamento e o sucesso da equipe no 1º Split do CBLoL 2018.

Leia mais:

Original de Manaus, Amazônia, TitaN tem apenas 17 anos e é uma promessa para o título de MVP. Desde sua estreia no cenário, em dezembro de 2016, ele continua sendo o jogador mais jovem do CBLoL.

Olhando para os últimos anos, o atirador diz que não imaginava chegar onde está, e comenta sobre como o headcoach tem sido importante para que ele supere as cobranças da vida de pro player.

“É muito incrível estar participando disso tudo, eu não pensava que chegaria onde cheguei. Eu creio que, além do meu próprio desempenho, o trabalho da equipe técnica tem me ajudado muito. Eu tô [sic] trabalhando com um coach muito bom, ele é gringo e a cultura dele é muito diferente."

Ainda de acordo com o jogador, Nuddle consegue unir o time em uma rotina regrada e rodas de conversa: "Ele ajuda muito quanto à disciplina, fazendo que a rotina dê certo. Players têm o costume de jogar até mais tarde e ele não tem deixado isso acontecer, pois sempre acordamos cedo. Ele trouxe a cultura dele para nós."

O treinador franco-canadense, que atua como headcoach da KaBuM desde 2017, tem um currículo diversificado. Jean-François é graduado em Psicologia e cursou Recursos Humanos, duas formações que ajudam - e muito! - suas habilidades de liderança, segundo a KaBuM.

"Ele me diz que aqui é o meu 'kingdom', aqui é o meu reino" diz TitaN sobre Nuddle. Foto: Riot Games/Reprodução
"Ele me diz que aqui é o meu 'kingdom', aqui é o meu reino" diz TitaN sobre Nuddle. Foto: Riot Games/Reprodução

Dedicado aos esportes tradicionais, Jean-Fraçois já competiu hockey e beisebol profissionalmente, mas abandonou a carreira devido a lesões.

O canadense logo encontrou nos eSports a realização do seu espírito competitivo, atuando como analista na Nova eSports e treinador na Fnatic. Nas temporadas 2 e 3, atingiu o top 30 entre os jogadores da América do Norte.

“Eu tento ensinar a eles tudo o que eu sei. Entre os jogos, nós tentamos focar não apenas no jogo, nós tentamos focar na pessoa. Durante o treinamento, temos conversas de meia hora apenas sobre emoções, compostura. Porque essas são características que dão vantagem no final. É o poder de tentar controlar as suas emoções”, explica o headcoach.

A abordagem ajudou TitaN que, na semana de treino para a quinta rodada, disse estar se sentindo com a cabeça fora do jogo: “Os nossos treinos não tinham ido bem naquela semana. Eu estava carregando o peso sobre mim, porque senti que não estava disciplinado."

"Um dia antes [do jogo contra a Team One], a gente juntou todo mundo e conversou por 30 minutos e foi um momento que eu chorei. Ele [Nuddle] me conforta muito antes dos jogos. Ele me fala que aqui é o meu 'kingdom', aqui é o meu reino.”

No último domingo (4), a KaBuM sofreu sua primeira derrota no CBLoL, contra a Vivo Keyd. No próximo domingo (11), ela joga contra a INTZ e tenta garantir o primeiro lugar antes do início da escalada.

Helena Nogueira é a melhor Ashe que você respeita e repórter no Versus. Siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
LoL: Supostas habilidades de Samira são vazadas
League of Legends

LoL: Supostas habilidades de Samira são vazadas

É provável que a nova campeã seja de Shurima
Beatriz Coutinho
LoL: "É isso que me dá esperança", diz Nuddle sobre vitória do FLA contra PRG
League of Legends

LoL: "É isso que me dá esperança", diz Nuddle sobre vitória do FLA contra PRG

Flamengo está na quinta colocação da tabela
Beatriz Coutinho
LoL: Final do Logitech G Challenge é definida e acontece neste sábado (8)
League of Legends

LoL: Final do Logitech G Challenge é definida e acontece neste sábado (8)

Saiba como acompanhar a decisão do torneio
Matheus Oliveira