Teamfight Tactics

TFT: Tudo o que mudou com o patch 9.14 no novo modo do LoL

Teamfight Tactics recebeu ranqueadas, balanceamento e novidades
@luccabucks
Matheus de Lucca
escreve para o Versus.
O autobattler do "lolzinho" vai mudar bastante depois da atualização | Foto: Riot Games/Reprodução
O autobattler do "lolzinho" vai mudar bastante depois da atualização | Foto: Riot Games/Reprodução

A Riot Games disponibilizou nesta terça-feira (16) as notas da atualização 9.14 para Teamfight Tactics, o novo modo de League of Legends, que devem entrar em vigor na próxima quarta (17). Entre as principais novidades do patch estão a chegada das ranqueadas, mudanças de balanceamento em campeões e itens e, por fim, mas não menos importante: tropas ou monstros agora deixarão ouro caso o jogador não ganhe nenhum item durante uma rodada PvE.

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Uma grande alteração sistemática envolve a velocidade de ataque - todos os multiplicadores agora terão o efeito em relação ao atributo base do campeão, o que significa que campeões com velocidade de ataque base baixa se beneficiarão menos de itens de attack speed.

Outra novidade que pode ser impactante no late game é a remoção do efeito de sinergia Dragão para os dragões da rodada PvE, então se você gosta de usar composições com feiticeiros não vai mais passar tanto perrengue.

Além disso, Twisted Fate chega ao TFT como uma unidade de tier 2, com as características Pirata e Feiticeiro. Sua habilidade é Escolha uma Carta: TF lança uma carta que causa, aleatoriamente: atordoamento (dourada), dano em área (vermelha) ou recuperação de mana própria e de aliados próximos (azul).

Como dito anteriormente, a interface de usuário recebeu adições que mostram com mais detalhes os bônus de ouro por sequência de vitórias ou derrotas, além de um relatório de combate com a quantidade de dano que cada unidade em campo causa durante uma rodada. Por fim, os atributos dos campeões, como AD, AP, armadura e resistência mágica poderão ser vistos ao clicar com o botão direito sobre a peça.

Veja abaixo todas as mudanças de balanceamento em sinergias, campeões e itens específicos:

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Sinergias

Demônio

  • Chance de esgotar Mana: 40/60/80% ⇒ 25/50/85%

Elementalista

  • Vida do Golem: 3000 ⇒ 2500
  • Dano de Ataque do Golem: 200 ⇒ 100

Guardião

  • Fortalecimento de Armadura: Máximo de 2 acúmulos ⇒ Não há limite de acúmulo

Pistoleiro

  • Melhoria na visualização dos ataques de área de ação dos Pistoleiros
  • Corrigidos alguns bugs em que os ataques extra dos Pistoleiros podiam falhar ao atirar com valores altos de Velocidade de Ataque
  • Unidades adicionais atingidas: 1/todas ⇒ 1/2

Pirata

  • Média de ouro por baú: 2 ⇒ 1,6

Metamorfo

  • Correção de bug: Agora Metamorfos ganharão a quantidade correta de Vida ao se transformarem, visto que antes a Vida que ganhavam pela quantidade de estrelas não estava sendo considerada.
  • Ganho de Vida na transformação: 100% ⇒ 60%

Selvagem

  • Velocidade de Ataque por acúmulo: 7% ⇒ 8%
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Campeões de tier 1

Darius

  • Sua habilidade não será mais conjurada quando não houver inimigos dentro de seu alcance ao iniciar a conjuração

Elise

  • Custo: 2 ⇒ 1
  • Agora as crias também são favorecidas pelo efeito da Origem Demônio
  • Custo de Mana: 75 ⇒ 100
  • Número de crias: 2/3/4 ⇒ 1/2/4
  • Vida: 500 ⇒ 450
  • Armadura: 25 ⇒ 20

Fiora

  • Velocidade de Ataque: 0,7 ⇒ 1,0
  • Dano: 100-250 ⇒ 100-400
  • Graves
  • Vida: 500 ⇒ 450

Vayne

  • Velocidade de Ataque: 0,6 ⇒ 0,65

Warwick

  • Agora a habilidade aplica efeitos de contato
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Campeões de tier 2

Ahri

  • Corrigido um bug que fazia com que a habilidade de Ahri não causasse dano enquanto ela estivesse morta
  • Agora redireciona sua habilidade caso o alvo morra durante o tempo de conjuração
  • Alvejamento da habilidade: Inimigo aleatório ⇒ Alvo do ataque atual

Blitzcrank

  • Corrigido um bug que permitia que Blitz puxasse uma unidade para fora do tabuleiro caso morresse enquanto conjurava a habilidade
  • Agora aliados próximos têm uma probabilidade maior de alvejar unidades puxadas por Blitzcrank

Braum

  • A dica flutuante de Braum foi corrigida para melhor informar que seu escudo reduz uma porcentagem de todo dano sofrido
  • Redução de dano: 60-90% ⇒ 70-90%
  • Custo de Mana: 75 ⇒ 50
  • Alvejamento da habilidade: Inimigo mais próximo ⇒ Inimigo mais distante

Lucian

  • Dano do segundo tiro de Perseguição Implacável: 65/150/235 ⇒ 150/250/350

Pyke

  • Custo de Mana: 100 ⇒ 125
  • Mana inicial: 50 ⇒ 75

Rek'Sai

  • Duração de escavação: 1,5 ⇒ 1
  • Duração do arremesso: 1,25 ⇒ 1,75
  • Dano: 150-250 ⇒ 150-350

Shen

  • Mana inicial: 50 ⇒ 100
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Campeões de tier 3

Aatrox

  • Custo de Mana: 100 ⇒ 75
  • Dano: 350-850 ⇒ 400-1000

Evelynn

  • Vida: 550 ⇒ 600
  • Limiar de execução: 50% de Vida ⇒ 65% de Vida
  • Multiplicador do dano de execução: 300/400/500% ⇒ 300/500/700%
  • Agora a habilidade de Evelynn enraíza os alvos durante o tempo de conjuração (0,35s) para impedir que saiam da área de ação.

Gangplank

  • Agora a habilidade aplica efeitos de contato
  • Corrigidos alguns bugs nas animações e nos combos dos barris
  • Velocidade de Ataque: 0,6 ⇒ 0,65
  • Vida: 650 ⇒ 700

Katarina

  • Corrigido um bug que fazia com que sua habilidade não impedisse corretamente a cura inimiga

Kennen

  • Dano: 300-660 ⇒ 400-900
  • Dano de Ataque: 60 ⇒ 70
  • Morgana
  • Sua habilidade não será mais conjurada quando não houver inimigos dentro de seu alcance ao iniciar a conjuração
  • Dano: 250-450 ⇒ 300-450

Poppy

  • Armadura: 30 ⇒ 40
  • Duração do atordoamento: 1,5/2,5/3,5 ⇒ 2/3/4
  • Número de alvos atingidos: 1 ⇒ 1/2/3

Rengar

  • O efeito de Velocidade de Ataque de Selvageria agora é multiplicativo (aumenta o multiplicador de Velocidade de Ataque de Rengar)

Shyvana

  • Velocidade de Ataque: 0,65 ⇒ 0,7
  • Vida: 550 ⇒ 650
  • Dano de Ataque adicional na forma de dragão: 60-160 ⇒ 100-200

Veigar

  • Dano a Campeões de poucas estrelas: 9999 ⇒ 19999
  • Custo de Mana: 85 ⇒ 75

Volibear

  • Vida: 650 ⇒ 700
  • Velocidade de Ataque: 0,55 ⇒ 0,65
  • Custo de Mana: 100 ⇒ 75
  • Multiplicador de Dano de Ataque dos raios: 60-100% ⇒ 80-100%
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Campeões de tier 4

Akali

  • Corrigidos alguns bugs que às vezes faziam com que sua habilidade não causasse dano
  • Sua habilidade não será mais conjurada quando não houver inimigos dentro de seu alcance ao iniciar a conjuração

Brand

  • Custo de Mana: 100 ⇒ 125

Cho'Gath

  • Vida: 1100 ⇒ 1000
  • Duração do arremesso: 2/2,25/2,5 ⇒ 1,5/2/2,5

Draven

  • Velocidade de Ataque: 0,85 ⇒ 0,75

Gnar

  • Vida: 850 ⇒ 750
  • Armadura: 35 ⇒ 30

Leona

  • Custo de Mana: 150 ⇒ 100

Sejuani

  • Duração do atordoamento: 3/4/5 ⇒ 2/3,5/5
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Anivia

  • A habilidade não será mais cancelada quando Anivia morrer

Miss Fortune

  • Alvejamento da habilidade: Inimigo aleatório ⇒ Alvo do ataque atual
  • Agora redireciona sua habilidade caso o alvo morra durante o tempo de carregamento
  • Corrigido um bug que às vezes fazia Miss Fortune se mexer e trocar a trajetória de sua ult ao canalizá-la
  • Custo de Mana: 75 ⇒ 100

Yasuo

  • Agora a habilidade aplica efeitos de contato
  • Duração do arremesso ao ar: 1,25 ⇒ 1,5
  • Dano: 150/250/350 ⇒ 150/350/550
Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Itens

Geral

  • Itens não serão mais favorecidos por Poder de Habilidade
  • Agora a Espátula dobra o poder dos atributos de seu componente similar. Por exemplo: a Lâmina Fantasma de Youmuu concede 40 de Dano de Ataque

Lâmina Amaldiçoada

  • Agora consegue reduzir os alvos a 0 estrelas.
  • Corrigido um bug que fazia com que Lâmina Amaldiçoada reiniciasse o nível de um Campeão inimigo caso fosse acionada pela segunda vez.

Coração Congelado

  • Agora seu efeito é aplicado com mais consistência a qualquer unidade próxima ao usuário

Anjo Guardião

  • Intervalo de ressuscitação: 4s ⇒ 2s
  • Vida restaurada: 500 ⇒ 1000
  • Correção de bug: Anjo Guardião agora retira corretamente os efeitos de Feridas Dolorosas

Lâmina da Fúria de Guinsoo

  • Velocidade de Ataque por acúmulo: 3% ⇒ 4%

Pistola Laminar Hextec

  • Corrigido um bug que fazia com que o efeito de Vampirismo Mágico às vezes não fosse concedido corretamente
  • Não se beneficiará mais dos efeitos dos itens (estamos falando de você mesma, Srta. Shyvana com Armadura de Espinhos)

Centelha Iônica

  • Agora, causa Dano Verdadeiro em vez de Dano Mágico
  • Corrigido um bug que fazia com que Centelha Iônica causasse 75 de dano em vez de 200

Medalhão dos Solari de Ferro

  • Agora concede escudo tanto ao usuário quanto aos Campeões em até dois espaços de distância dele em ambos os lados ao início da rodada
  • Valor do escudo: 200 ⇒ 300

Eco de Luden

  • Corrigido um bug que fazia com que os alvos não sofressem a quantidade de dano correta
  • Corrigido um bug que fazia com que Eco de Luden acionasse em ataques básicos, mas não em habilidades
  • Dano ao alvo primário: 100 ⇒ 200
  • Dano de área de ação: 0 + 1,0 de PdH ⇒ 200

Morellonomicon

  • Dano por Vida máxima por segundo: 2,5% ⇒ 3%

Canhão Fumegante

  • Agora atualiza conforme o alcance muda (descanse em paz combo Canhão + Nidalee)

Arco Recurvo

  • Velocidade de Ataque: 15% ⇒ 20%

Redenção

  • Agora aciona em 25% de Vida
  • Não causa mais dano a inimigos

Furacão de Runaan

  • Projéteis: 2 ⇒ 1
  • Dano dos projéteis: 50% ⇒ 25%
  • Aplica agora efeitos de contato

Abraço de Seraph

  • Corrigido um bug que não permitia que o efeito de Abraço de Seraph acumulasse

Faca de Statikk

  • Agora sempre acerta 3 alvos adicionais em vez de todos os Campeões em uma área em cone a sua frente
  • Agora só é acionada no máximo uma vez a cada ataque

Armadura de Espinhos

  • Dano refletido: 35% do Dano Físico sofrido ⇒ 100% do Dano Físico mitigado
  • Tipo de dano: Dano Mágico ⇒ Dano Verdadeiro

Armadura de Warmog

  • Regeneração: 3% da Vida máxima ⇒ 6% da Vida perdida

Arauto de Zeke

  • Agora concede Velocidade de Ataque somente a Campeões em até dois espaços de distância do usuário em ambos os lados
  • Aura de Velocidade de Ataque: 10% ⇒ 15%


Correções gerais de bugs

  • Atualização nos efeitos visuais do projétil da Flecha de Cristal Encantada
  • Flecha de Cristal Encantada agora possui efeitos sonoros
  • Corrigido um bug que fazia com que Campeões que subissem de nível ao serem combinados em uma seleção de Escolha Compartilhada fossem duplicados de vez em quando
  • Reconectar-se a uma partida de TFT não impedirá mais que as estatísticas de fim de partida sejam exibidas
  • Corrigidos alguns bugs que faziam com que Campeões corpo a corpo entrassem em ociosidade e parassem de se mexer
  • Outras bilhões de correções de bugs que já foram listadas nas seções acima

No vídeo acima você confere algumas dicas de TFT com Gabriel "Mit" Souza, técnico da paiN Gaming de LoL, que também está jogando o novo autobattler da Riot Games.

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