Teamfight Tactics

TFT: Patch 9.15 adiciona novos combos de classe, nerf em assassinos e mais

Muitas mudanças no meta e em alguns itens
@iugahtk
Lucas Hagui
escreve para o Versus.
Foto: League of Legends/Reprodução
Foto: League of Legends/Reprodução

O Patch 9.15 de League of Legends (LoL) traz mudanças para Teamfight Tactics (TFT) - uma série de nerfs e buffs para deixar o jogo do modo autobattler mais balanceado, além de novos combos de classe, um carrossel menor e itens ajustados.

Leia mais:


Mudanças no sistema

As primeiras mudanças de grande impacto estão no sistema de TFT, que conta com mudanças na distribuição de ouro em sequência de derrota/vitória, novos combos de classe, ajuste no dano recebido por tropas e monstros, além de um campeão a menos no carrossel.

Sequência de derrota/vitória

Com as mudanças, você não precisará perder ou ganhar uma sequência muito grande para receber as recompensas de uma ou duas moedas de ouro extras por rodada.

  • Pontos de pico dos combos: 2/5/8 ⇒ 2/4/7


Novos combos de classe

Algumas classes receberam mais níveis para combos de sinergia, oferecendo mais vantagens aos jogadores que reunirem um único tipo de origem ou classe.

  • Pistoleiro 6 - Pistoleiros possuem chance de disparar 3 ataques adicionais.
  • Lutador 6 - Todos os Lutadores recebem 1200 de Vida adicional.
  • Metamorfo 6 - Metamorfos recebem 120% de Vida adicional ao se transformarem.
  • Mestre das Lâminas 9 - Mestres das Lâminas possuem chance de realizar 4 ataques adicionais.


Dano sofrido pelos jogadores

Redução no dano que jogadores recebem de tropas e de alguns tiers e níveis de estrelas de Campeão. Isso mudará bastante o começo do jogo, pois você pode ir mal no começo da partida e não sofrer tanto para ter um comeback, já que receberá menos dano de unidades fracas.

  • Dano nas crias da Elise/Golem elementalista: redução de 2 para 1
  • Tier 4 (1 estrela): redução de 3 para 2
  • Tier 5 (1 estrela): redução de 4 para 3
  • Tier 3 (2 estrelas): redução de 4 para 3
  • Tier 4 (2 estrelas): redução de 5 para 4
  • Tier 5 (2 estrelas): redução de 6 para 5
  • Tier 4 (3 estrelas): redução de 7 para 6


Fase do Carrossel

  • Redução de 10 para 9 campeões.
Foto: League of Legends/Reprodução
Foto: League of Legends/Reprodução

Buffs e nerfs em Classes

Assassinos

Os assassinos começam a atacar e receber dano mais cedo no jogo. Evelynn, Katarina e Rengar receberam buffs diretos em seus status.

  • Assassinos pulam mais cedo e mais rápido.
  • O movimento de Campeões não Assassinos tem velocidade reduzida no início do combate.
  • Assassinos podem ser focados mais cedo.
  • Evelynn - dano de ataque aumentado de 60 para 70
  • Evelynn - dano da habilidade aumentado de 200/250/350 para 200/300/400
  • Katarina - alvos da habilidade aumentado de 3/5/7 para 4/6/8
  • Rengar - dano de ataque aumentado de 65 para 70
  • Rengar - velocidade de ataque aumentada de 0,55 para 0,60
  • Rengar - efeito de velocidade de ataque da habilidade aumentado de 0,3/0,5/0,7 para 0,4/0,7/1,0


Demônios

Os Demônios receberam um nerf bem forte, já que estavam sendo as principais escolhas para qualquer composição. Além da redução no combo, Varus, Aatrox e Morgana receberam nerfs.

  • Chance de ativar o Esgotamento de Mana reduzido de 25%/50%/85% de chance para 20%/35%/60% de chance
  • Varus - dano da habilidade reduzido de 400/600/800 para 300/550/800
  • Aatrox - dano da habilidade reduzido de 400/700/1000 para 250/600/950
  • Aatrox - vida reduzida de 750 para 700
  • Morgana - dano da habilidade reduzido de 300/375/450 para 200/325/450


Dragão

O bônus de imunidade a magia da sinergia dos Dragões foi trocada para uma forte resistência. Para compensar, Shyvana e Aurelion Sol receberam alguns buffs para sobreviver mais tempo em campo.

  • Dragões redução de 100% de imunidade a magia para 83% de resistência a ataques mágicos.
  • Shyvana - armadura aumentada de 20 para 30
  • Aurelion Sol - vida aumentada de 600 para 650
  • Aurelion Sol - dano da habilidade aumentado de 250/450/650 para 250/500/750


Elementalista

Apenas alguns buffs para Lissandra e Brand.

  • Lissandra - dano da habilidade aumentado de 150/200/250 para 150/275/400
  • Brand - dano da habilidade aumentado de 175/325/475 para 200/375/550


Guardião

Os guardiões agora não aplicam o efeito do combo em si mesmos, porém a armadura padrão foi aumentada para que eles funcionem mesmo sem o combo ativado.

  • Guardiões: (2) 40 de Armadura por acúmulo aumentado para (2) 50 de Armadura por acúmulo.
  • Guardiões não fortalecem a si mesmos no combo.
  • Braum - armadura aumentada de 25 para 75
  • Leona - armadura aumentada de 55 para 100


Cavaleiro

Os Cavaleiros estão sendo ajustados para funcionar melhor no meio e fim de jogo, por isso o combo de classe aplicará a proteção para todas as unidades aliadas - similar ao combo Selvagem (4).

  • Efeito da característica Cavaleiros alterado de "bloqueiam 20/40/80 de dano de ataques básicos" para "sua equipe ignora 15/30/55 de dano de todas as origens".
  • Darius - armadura aumentada de 25 para 40
  • Garen - armadura aumentada de 35 para 40
  • Mordekaiser - armadura aumentada de 35 para 40
  • Sejuani - armadura aumentada de 35 para 40
  • Sejuani - duração do atordoamento aumentada de 2/3,5/5 para 2/4/6
  • Kayle - vida reduzida de 800 para 750
  • Kayle - armadura aumentada de 35 para 40


Ninja

Os Ninjas agora possuem um combo que beneficia também o poder de habilidade para o combo de (1) e (4) Ninjas, além disso, Shen e Zed receberam buffs, enquanto Akali e Kennen receberam nerfs.

  • Efeito da característica Ninja alterado de (1) 40% de DdA/(4) 80% de DdA para (1) +40 DdA e PdH / (4) +60 DdA e PdH.
  • Shen - velocidade de ataque aumentada de 0,6 para 0,7
  • Zed - Velocidade de ataque aumentada de 0,6 para 0,65
  • Zed - dano de ataque aumentado de 60 para 65
  • Kennen - dano da habilidade reduzido de 400/650/900 para 225/450/675
  • Akali - dano da habilidade reduzido de 200/375/550 para 150/275/400
Foto: League of Legends/Reprodução
Foto: League of Legends/Reprodução

Nobre

Os nobres receberam uma otimização no combo de classe, que agora tem menos armadura, mas oferece resistência mágica - o que é bem mais forte. Além disso, Vayne foi alterada para causar mais dano com a habilidade, enquanto Garen recebeu diversos ajustes.

  • Efeito da característica Nobres alterado de 100 Armadura/+35 de Vida ao contato para 60 Armadura e RM/+35 de Vida ao contato.
  • Vayne - dano de ataque reduzido de 45 para 40
  • Vayne - velocidade de ataque aumentada de 0,65 para 0,75
  • Garen - dano de ataque reduzido de 55 para 50
  • Garen - velocidade de ataque aumentado de 0,55 para 0,6
  • Garen - dano da habilidade alterado de 450/585/720 para 360/585/810
  • Garen agora pode se mover ao girar.


Pirata

Os piratas agora têm mais chances de dar ouro com o combo de classe, enquanto a dupla Graves e Twisted Fate foram buffados.

  • Efeito da característica Piratas ajustado, com média de ouro por baú aumentado de 1,6 para 1,75
  • Graves - velocidade de ataque aumentada de 0,5 para 0,55
  • Twisted Fate - velocidade de conjuração melhorada.
  • Twisted Fate - dano da habilidade aumentado de 100/150/200 para 150/250/350


Vastinata

Os Vastinatas agora não serão tão poderosos para derreter os tanques, mas ainda terão um grande diferencial com o dano verdadeiro. Além disso, Kassadin, Kha’Zix, Rek’Sai e Cho’Gath receberam ajustes diversos.

  • Efeito da característica Vastinata ajustada de "todas as suas unidades ignoram 50% de Armadura" para "Vastinatas agora causam Dano Verdadeiro".
  • Kassadin - dano de ataque aumentado de 45 para 55
  • Kassadin - velocidade de ataque reduzida de 0,65 para 0,6
  • Kha’Zix - dano da habilidade em alvo não isolado aumentado de 150/250/350 para 150/300/450
  • Kha’Zix - dano de ataque aumentado de 50 para 55
  • Rek’Sai - dano de ataque aumentado de 40 para 50
  • Rek’Sai - dano da habilidade aumentado de 150/250/350 para 200/350/500
  • Rek’Sai - cura da habilidade reduzida de 300/400/500 para 150/300/450
  • Cho’Gath - velocidade de ataque aumentada de 0,55 para 0,6
  • Cho’Gath - dano da habilidade aumentado de 200/400/600 para 250/500/750
  • Cho’Gath - duração do arremesso ao ar da habilidade reduzido de 1,5/2/2,5 para 1,5/1,75/2


Yordle

Os Yordles receberam um ajuste para esquivar de efeito de contato e um balanceamento nos combos. Já Lulu recebeu um leve nerf, enquanto Veigar e Gnar receberam buffs.

  • Efeito da característica Yordles ajustada de (3) 25%/(6) 60% de chance de esquiva para (3) 30%/(6) 55% de chance de esquiva. Agora também esquiva de efeitos ao contato.
  • Lulu - armadura reduzida de 25 para 20
  • Veigar - vida aumentada de 450 para 500
  • Gnar - dano de ataque aumentado de 45 para 50


Robôs, Glacinatas, Fantasma e Exilado

  • Blitzcrank - mana reduzida de 150 para 125
  • Ashe - dano de ataque aumentado de 60 para 65
  • Kindred - dano de ataque aumentado de 55 para 60
  • Morgana - tempo de conjuração da habilidade aumentado de 0,35 para 0,5 segundos
  • Yasuo - dano de ataque aumentado de 65 para 75
  • Karthus - dano da habilidade aumentado de 350/600/850 para 400/700/1000
  • Karthus - número de alvos da habilidade aumentado de 4/7/10 para 5/9/13


Itens

Enquanto o Medalhão dos Solari de Ferro foi alterado para um escudo temporário, Centelha Iônica, Quietude e Faca de Statikk foram nerfados.

  • Medalhão alterado de "concede 200 de Vida como escudo" para "concede 250 de Vida como escudo por 4 segundos".
  • Centelha Iônica - dano reduzido de 200 para 150
  • Quietude - duração do silêncio diminuída de 5 para 3 segundos
  • Faca de Statikk - dano reduzido de 100 para 90


É importante você ficar de olho nessas alterações, já que algumas das principais táticas, como o rush de Elise, as composições de Quietude com Volibear e de Vastinatas vão ficar bem mais fracas.

Veja algumas dicas de TFT com o Gabriel "MiT" Souza, que ensina os pensamentos e ações ideais para você montar estratégias e vencer.

Além disso, veja nosso guia sobre a economia do game, dicas sobre as melhores composições, nossa lista com todos os itens do game e suas combinações e quais builds fazer para quais campeões.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.

Mais notícias
TFT: Atualização 9.16b nerfa Draven, Jinx, Lutadores, Itens e mais
Teamfight Tactics

TFT: Atualização 9.16b nerfa Draven, Jinx, Lutadores, Itens e mais

Gnar, Miss Fortune, Morgana e outros receberam buffs
Beatriz Coutinho
TFT: Hafu vence jogador que fez comentário machista durante partida
Teamfight Tactics

TFT: Hafu vence jogador que fez comentário machista durante partida

Jogadora também reportou o adversário
Matheus Oliveira
TFT: Hafu, primeira Top 1 MMR do modo, é contratada pela G2
Teamfight Tactics

TFT: Hafu, primeira Top 1 MMR do modo, é contratada pela G2

A pro player também é uma das principais influenciadoras de TFT
Lucas Hagui