Street Fighter

Street Fighter: Partida emocionante entre Daigo e Tokido mostra que deuses também choram

Um dos confrontos mais clássicos dos jogos de luta teve desfecho tão marcante quanto
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira
Tokido às lagrimas após partida contra Daigo. Foto: Reprodução
Tokido às lagrimas após partida contra Daigo. Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (9) aconteceu o Kemonomichi 2, evento japonês no qual acontecem showmatches com os principais nomes do cenário competitivo de jogos de luta. Uma das partidas mais esperadas, entre os deuses Hajime "Tokido" Taniguchi e Daigo "The Beast" Umehara, terminou com o que se tornou um dos momentos mais marcantes da história de Street Fighter - e até mesmo dos fighting games.

Leia mais:

Ambos os competidores colocaram seus corações no confronto em questão, que terminou com Daigo vencendo por 10 a 5. O importante neste caso não foi a vitória (já que não havia premiação), e sim o que aconteceu ao final do embate.

Após o término do showmatch, Tokido se mostrou visivelmente abalado. Os depoimentos dados pelo jogador apenas reforçaram o que era testemunhado pelos espectadores, que viam seu ídolo derramar lágrimas ao afirmar que "queria vencer pelo menos no jogo."

Poucos conhecem toda a história e bagagem que estava envolvida no duelo, já que muitos membros da comunidade inclusive tiraram sarro do jogador no chat da transmissão do evento e nas redes sociais.

Mestre e pupilo, amigos e rivais

Daigo é o pro player com maior número de vitórias em campeonatos de jogos de luta, sendo também um nome conhecido do cenário competitivo desde o início, com os primeiros torneios de Street Fighter II.

Tokido não é diferente: o pro player aprendeu com o próprio Umehara a jogar e se demonstrou logo um prodígio, encarando seu mestre de igual para igual.

O laço entre os dois é tão forte, que é visto em absolutamente todas as partidas de Hajime, já que o pro player utiliza até hoje o personagem Akuma, que foi recomendação direta de Daigo.

"Tokido você é o melhor jogador de todos!", diz a ilustração feita por fã em homenagem ao jogador. | Foto: Richard S.
"Tokido você é o melhor jogador de todos!", diz a ilustração feita por fã em homenagem ao jogador. | Foto: Richard S.

Hoje, Tokido é tido como o melhor jogador de Street Fighter do mundo, graças à sua performance consistente, vitórias contra grandes adversários, seu título de campeão da EVO em 2017 e o segundo lugar na Capcom Cup que conquistou no mesmo ano.

O único desafio ainda não concluído do pro player é justamente superar seu mestre. O encontro entre os dois jogadores não acontece com frequência, já que a maioria dos campeonatos envolvem um número muito grande de competidores.

As lágrimas de Tokido são sim, pela derrota, mas também por tudo que estava em jogo naquele confronto - mesmo considerado um dos melhores, o jogadora não se vê bom o bastante para bater seu tutor, afirmando que "ainda não consegue nem enxergar as costas de Daigo no nível em que está agora."

"Tokido é um dos motivos pelo qual ainda me interesso pelo jogo, assisti-lo jogando me motiva a continuar treinando e buscar ser cada vez melhor", comentou Daigo após a partida.

Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.

Tags Relacionadas
Street FighterComunidade
Mais notícias
Street Fighter: Capcom Pro Tour retorna com disputas online em junho
Street Fighter

Street Fighter: Capcom Pro Tour retorna com disputas online em junho

O calendário da competição foi refeito para lidar com a pandemia do coronavírus
Matheus Oliveira
EVO 2020 é cancelada; evento terá disputas online
EVO

EVO 2020 é cancelada; evento terá disputas online

Mais informações sobre o novo formato do torneio serão divulgadas em breve
Helena Nogueira
Coronavírus nos esports: todos os campeonatos cancelados ou adiados
League of Legends

Coronavírus nos esports: todos os campeonatos cancelados ou adiados

Torneios de diversas modalidades foram afetados pela pandemia
Beatriz Coutinho