Teamfight Tactics

Streamer com maior MMR em TFT desabafa: é difícil mulheres serem respeitadas em games

Hafu é notória nos cenários de LoL, Hearthstone, WoW e Bloodline Champions
@luccabucks
Matheus de Lucca
escreve para o Versus.
Foto: itshafu/Reprodução
Foto: itshafu/Reprodução

A streamer Rumay "Hafu" Wang ocupou o primeiro lugar no ranking de MMR de Teamfight Tactics, novo modo de jogo de League of Legends que chegará aos servidores brasileiros nesta sexta-feira (28), ao longo dos testes no PBE. Durante uma de suas transmissões após o anúncio de sua conquista, ela declarou estar feliz em "finalmente ser reconhecida".

Leia mais


"É difícil mulheres serem respeitadas em games, no geral", comentou Hafu. "Minhas conquistas sempre foram diminuídas. Quando ganhei campeonatos via comentários como 'você foi carregada'. Isso aconteceu em dois games diferentes em múltiplos torneios. Sempre me sentia tão mal. Não recebi crédito por nada que fazia".

A streamer relembrou da época em que transmitia Hearthstone antes da existência de qualquer classificação oficial, quando descobriu que ela ocupava a oitava posição mundial. "Eu acreditava que era melhor que Kripp, Trump e outros streamers da Arena. A Blizzard conferiu internamente o ranking e eles disseram 'Ah, sim, você está no 8º lugar', enquanto Kripp e Trump estavam em torno da 400ª e milésima posição [respectivamente], mas eles [Blizzard] nunca publicaram nada sobre isso".



"Por muito tempo todos achavam que eu era pior que eles - nem do mesmo nível, mas pior", continua Hafu. "Toda vez que via meu nome no Reddit eram pessoas falando mal de mim, dizendo que sou ruim e que eu só tinha público porque sou mulher (...) Sou grata à Riot por publicarem isso [o ranking de MMR de TFT]. Significa muito para mim".

No Twitter, a streamer esclareceu alguns de seus pontos referente ao ranking em Hearthstone. "O exemplo que citei aconteceu na época da segunda BlizzCon e os desenvolvedores obtiveram as estatísticas internamente. Kripp e Trump são ótimos jogadores, só que eu sempre via publicações dizendo que eu era objetivamente pior que eles".

"Participei de um podcast com Kripp e adwcta sobre Arena. Todas as minhas opiniões eram descartadas pelo chat em comparação a eles. Quando a gravação acabou eu desmoronei - nunca tinha me sentido tão indesejada em uma comunidade que eu amava. A sensação é que toda e qualquer conquista que eu tive, independente da grandeza, são sempre vistas como 'sim ela fez isso, mas...'. Isso melhorou nos últimos tempos, mas é desgastante."



Hafu foi campeã de World of Warcraft em 2008 nas edições de Orlando e Dallas do MLG, venceu um torneio de Bloodline Champions na DreamHack Summer de 2011, se dedica ao cenário competitivo de Hearthstone, produz conteúdo sobre League of Legends e recentemente passou a trazer os principais títulos do gênero autobattler, Teamfight Tactics, Auto Chess e Dota Underlords, para suas transmissões.

Se você quer acompanhar as streams de Hafu, pode segui-la em seu canal na Twitch.

Teamfight Tactics foi anunciado pela Riot Games em 10 de junho como um jogo do gênero autobattler. Combinando campeões aleatórios e itens, os jogadores podem criar composições para vencer batalhas enquanto move seus personagens por um tabuleiro com ondas de inimigos.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus de Lucca é editor assistente do Versus. Siga-o no Twitter em @luccabucks.

Mais notícias
TFT receberá tabuleiro maior em próximas atualizações
Teamfight Tactics

TFT receberá tabuleiro maior em próximas atualizações

Mais opções para posicionamento
Matheus Oliveira
Teamfight Tactics terá novos campeões e será lançado em versão mobile
Teamfight Tactics

Teamfight Tactics terá novos campeões e será lançado em versão mobile

Desde o lançamento oficial muitos fãs já aguardavam o jogo para celular também
Lucas Hagui
TFT: 3º Passe da Temporada Beta será lançado com a atualização 9.20
Teamfight Tactics

TFT: 3º Passe da Temporada Beta será lançado com a atualização 9.20

Quem jogou durante a última temporada receberá uma Pequena Lenda
Jairo Junior