Smash Bros

Smash Ultimate: Primeiro lugar na EVO Japão 2020 será premiado com... um controle

Todas as outras modalidades da competição têm prêmios em dinheiro
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira

Foto: Nintendo/Reprodução
Foto: Nintendo/Reprodução

Super Smash Bros. Ultimate terá uma premiação pífia na EVO Japão 2020. Nesta segunda-feira (20), a organização do evento publicou a lista dos prêmios relativos a todas as suas seis modalidades, mostrando que o campeão do jogo de luta da Nintendo receberá nada em dinheiro... apenas um Pro Controller de Nintendo Switch.

Leia mais:

A lista foi publicada no site oficial da EVO Japão, em japonês. Quando traduzida, é possível identificar que o controle é citado como a premiação referente à 1ª colocação do torneio de Smash Ultimate.

Não foram mencionados quais seriam os prêmios do título para os jogadores até a 8ª posição. Enquanto isto, todas as outras cinco modalidades possuem compensações em dinheiro até o 8º colocado.

A EVO Japão é um dos principais torneios do ano competitivo de fighting games. Em 2020, o jogo de luta da Nintendo faz sua estreia na line-up do evento como a categoria com o maior número de inscritos - assim como aconteceu na EVO 2019. Ao todo, Smash Ultimate possui 2987 inscritos, superando em mais de duas vezes o número da segunda maior modalidade, Street Fighter V, que possui 1471 participantes.

Diferente de outros games da EVO Japão, Smash Ultimate é o único que não conta com apoio direto de sua desenvolvedora. Enquanto a Bandai Namco, Capcom, SNK e outras possuem parceria com a União Japonesa dos Esports (JESU), a Nintendo não possui acordo com o órgão e, por isto, a empresa somente poderia distribuir uma premiação máxima referente a US$ 900 para o torneio (o que ainda vale mais que um mero Pro Controller).

Isto acontece porque, devido às leis rígidas contra apostas vigentes no Japão, o JESU institui que uma premiação maior só poderia ser distribuida se todos os jogadores da modalidade possuíssem uma licença aprovada pelo órgão. As limitações não seriam tão rigorosas, contudo, se a Nintendo possuisse vínculos com a união.

A situação chocou a comunidade competitiva de Smash Ultimate. No Twitter, Gonzalo "ZeRo" Barrios, pro player aposentado e detentor da campanha mais vitoriosa da história do jogo de luta, mostrou-se indignado com o caso.

"Imagine vencer a EVO Japão, um dos torneios mais difíceis de Smash, em uma região cheia de jogadores fortes e desconhecidos, para apenas ganhar um Pro Controller (porém, com um selo dourado de Smash!) enquanto todos os outros jogos têm de 500 mil a 1 milhão de yenes para os vencedores", disse o influenciador no tuíte.

Não à toa, muitos dos principais pro players do ranking mundial não confirmaram presença no evento. Nomes como Leonardo "MkLeo" Perez, Ezra "Samsora" Morris, Tyler "Marss" Martins e outros não constam como inscritos na página do evento no Smash.gg - ao invés disto, eles têm presença confirmada no Genesis 7, que acontece nos mesmos dias do campeonato japonês.

A EVO Japão 2020 acontece a partir da próxima sexta-feira (24), com disputas até domingo (26). O torneio conta com as modalidades de Street Fighter V, Tekken 7, Blazblue Cross Tag Battle, Samurai Spirits, SoulCalibur VI e Super Smash Bros. Ultimate.

Em 2019, Super Smash Bros. Ultimate foi eleito o jogo de luta do ano pelo The Game Awards. Confira todos os outros vencedores de esports da premiação no vídeo acima.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Smash Bros
Mais notícias
Os 5 bugs mais famosos dos esports
Comunidade

Os 5 bugs mais famosos dos esports

Quem nunca deu de cara com um desses?
Matheus Oliveira
Valorant: Fã transforma todos os agentes do jogo em Kirby
Valorant

Valorant: Fã transforma todos os agentes do jogo em Kirby

Riot Games, por favor, torne esta obra-prima real!
Beatriz Coutinho
Smash Ultimate: Nairo, Cinnpie e Keitaro são acusados de pedofilia
Smash Bros

Smash Ultimate: Nairo, Cinnpie e Keitaro são acusados de pedofilia

Diversas acusações surgiram na comunidade de Smash
Beatriz Coutinho