League of Legends

Como ser um suporte melhor em League of Legends? O Jockster ensina

Aprenda com um dos melhores suportes do Brasil
@felipe.cardoso
Escrito por
Felipe Cardoso
Foto: Jay Braga
Foto: Jay Braga

Entender melhor sua posição no League of Legends é algo de suma importância para um melhor rendimento dentro de Summoner's Rift. O Versus convidou um dos melhores suportes nacionais, Luan "Jockster" Cardoso, para dar dicas de como ser um bom suporte.

Entenda sua verdadeira função

A verdadeira função de um suporte é atender as necessidades de seu time, como por exemplo: acompanhar e proteger seu atirador (peel), entrar e sair da luta (engage e disengage), conseguir se manter na rota sem morrer (sustain) e trazer bastante controle de grupo... Além, é claro, de ser a maior fonte de controle de visão do time devido à Pedra da Visão.

Desafios da vida de um suporte

As dificuldades que um suporte encontra durante o desenrolar do jogo vai desde receber a menor quantidade de ouro e experiência da partida a entender o controle necessário de visão e qual é o posicionamento correto das Sentinelas.

Dicas para melhorar o gameplay

Assista a seus próprios replays, transmissões de jogadores profissionais e até mesmo campeonatos ao redor do mundo.

Treine com campeões que você se sinta confortável e que te dão gosto de jogar - isso é essencial e também deixa o seu jogo mais divertido.

Tente ao máximo se comunicar com o seu time através de pings ou chats, pois suporte é o papel mais dependente de cooperação entre o time para que a partida funcione.

Treine bastante, sempre reconheça seus próprios erros e corrija-os assim que possível.

Enquanto você assistir aos replays, preste bastante atenção no posicionamento de Sentinelas que você ou o jogador que você está assistindo usa. Isso é uma das coisas mais importantes no jogo, porque visão pode ser combatida e o time inimigo sempre vai estar pensando aonde as Sentinelas estão posicionadas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A vida de solo queue

Para a Solo Queue, é muito importante manter a calma do começo ao fim do jogo, mesmo quando as coisas estão fora do controle. Um erro de qualquer jogador em ambos os times pode causar a virada da partida.Procure sempre colocar o maior numero de Sentinelas que conseguir, pois a visão (se bem usada) ganha muito mais jogos do que qualquer outra coisa.Sempre que voltar para a base, compre sentinelas de controle depois de aproximadamente 10 minutos. A dica de cima não é diferente para o time inimigo, então é sempre muito importante você controlar a visão dos seus oponentes também.

NÃO DÊ RAGE EM SEUS COLEGUINHAS DE TIME!

Isso é muito importante, porque se você ou alguém do seu time perder a cabeça, um jogo que era facilmente controlável e possível de virar, se transforma em uma tarefa praticamente impossível.LoL é um jogo da mente, e se a sua (ou a de seus companheiros) não está funcionando em prol de encontrar alguma maneira de ganhar o jogo, o jogo fica muito mais complicado. Tente não se irritar e descontar sua raiva em alguém.

Melhores campeões para se jogar

Atualmente os melhores suportes para Solo Queue são:

  • Rakan
  • Janna
  • Lulu
  • Alistar

E logo atrás desses quatro campeões, existe um leque bem alto de campeões viáveis e fortes que com certeza têm um potencial de fazer um grande estrago, como:

  • Taric
  • Tresh
  • Bardo
  • Nami
  • Blitz
  • Braum
  • Morgana
  • Soraka
  • Karma

Luan "Jockster" Cardoso é um excelente suporte e já conquistou muitos títulos, é um jogador de imensa experiência e muita calma. Siga-o em seu Twitter em @Jocksterlol.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
LoL: Harumi diz que há boas jogadoras no high elo, mas falta espaço para elas
League of Legends

LoL: Harumi diz que há boas jogadoras no high elo, mas falta espaço para elas

Jogadora foi a primeira mulher a disputar um torneio oficial da Riot no Brasil
Beatriz Coutinho
Liga dos Surdos anuncia terceira edição de torneio de LoL
League of Legends

Liga dos Surdos anuncia terceira edição de torneio de LoL

Campeonato começa em 8 de agosto
Beatriz Coutinho
Quem é Samira, possível próxima campeã do LoL?
League of Legends

Quem é Samira, possível próxima campeã do LoL?

Saiba mais sobre as informações vazadas até o momento
Beatriz Coutinho