League of Legends

Como ser um suporte melhor em League of Legends? O Jockster ensina

Aprenda com um dos melhores suportes do Brasil
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
Foto: Jay Braga
Foto: Jay Braga

Entender melhor sua posição no League of Legends é algo de suma importância para um melhor rendimento dentro de Summoner's Rift. O Versus convidou um dos melhores suportes nacionais, Luan "Jockster" Cardoso, para dar dicas de como ser um bom suporte.


Entenda sua verdadeira função

A verdadeira função de um suporte é atender as necessidades de seu time, como por exemplo: acompanhar e proteger seu atirador (peel), entrar e sair da luta (engage e disengage), conseguir se manter na rota sem morrer (sustain) e trazer bastante controle de grupo... Além, é claro, de ser a maior fonte de controle de visão do time devido à Pedra da Visão.

Desafios da vida de um suporte

As dificuldades que um suporte encontra durante o desenrolar do jogo vai desde receber a menor quantidade de ouro e experiência da partida a entender o controle necessário de visão e qual é o posicionamento correto das Sentinelas.

Dicas para melhorar o gameplay

Assista a seus próprios replays, transmissões de jogadores profissionais e até mesmo campeonatos ao redor do mundo.

Treine com campeões que você se sinta confortável e que te dão gosto de jogar - isso é essencial e também deixa o seu jogo mais divertido.

Tente ao máximo se comunicar com o seu time através de pings ou chats, pois suporte é o papel mais dependente de cooperação entre o time para que a partida funcione.

Treine bastante, sempre reconheça seus próprios erros e corrija-os assim que possível.

Enquanto você assistir aos replays, preste bastante atenção no posicionamento de Sentinelas que você ou o jogador que você está assistindo usa. Isso é uma das coisas mais importantes no jogo, porque visão pode ser combatida e o time inimigo sempre vai estar pensando aonde as Sentinelas estão posicionadas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A vida de solo queue

Para a Solo Queue, é muito importante manter a calma do começo ao fim do jogo, mesmo quando as coisas estão fora do controle. Um erro de qualquer jogador em ambos os times pode causar a virada da partida.Procure sempre colocar o maior numero de Sentinelas que conseguir, pois a visão (se bem usada) ganha muito mais jogos do que qualquer outra coisa.Sempre que voltar para a base, compre sentinelas de controle depois de aproximadamente 10 minutos. A dica de cima não é diferente para o time inimigo, então é sempre muito importante você controlar a visão dos seus oponentes também.

NÃO DÊ RAGE EM SEUS COLEGUINHAS DE TIME!

Isso é muito importante, porque se você ou alguém do seu time perder a cabeça, um jogo que era facilmente controlável e possível de virar, se transforma em uma tarefa praticamente impossível.LoL é um jogo da mente, e se a sua (ou a de seus companheiros) não está funcionando em prol de encontrar alguma maneira de ganhar o jogo, o jogo fica muito mais complicado. Tente não se irritar e descontar sua raiva em alguém.

Melhores campeões para se jogar

Atualmente os melhores suportes para Solo Queue são:

  • Rakan
  • Janna
  • Lulu
  • Alistar

E logo atrás desses quatro campeões, existe um leque bem alto de campeões viáveis e fortes que com certeza têm um potencial de fazer um grande estrago, como:

  • Taric
  • Tresh
  • Bardo
  • Nami
  • Blitz
  • Braum
  • Morgana
  • Soraka
  • Karma

Luan "Jockster" Cardoso é um excelente suporte e já conquistou muitos títulos, é um jogador de imensa experiência e muita calma. Siga-o em seu Twitter em @Jocksterlol.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
LoL: Site mostra status recentes das ranqueadas no estilo clássico
League of Legends

LoL: Site mostra status recentes das ranqueadas no estilo clássico

Site criado por fã trará nostalgia aos jogadores
Beatriz Coutinho
LoL: Fã imagina versão assustadora de Bardo Lua Sangrenta
League of Legends

LoL: Fã imagina versão assustadora de Bardo Lua Sangrenta

Esqueça o Bardo fofinho que você conhece...
Matheus Oliveira
"Agora estamos quites", diz casal FLA vs INTZ que assistiu à final do CBLoL junto
League of Legends

"Agora estamos quites", diz casal FLA vs INTZ que assistiu à final do CBLoL junto

Rivais no CBLoL, duo no amor!
Matheus Oliveira