Review

Review: LG UltraGear Gaming Monitor 24", alto desempenho para qualquer estilo de jogo

Taxa de atualização de 1 ms com Motion Blur Reduction é o maior destaque do display
@lucas.hagui
Escrito por
Lucas Hagui
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução

Notebooks, componentes e periféricos voltados para games competitivos são procurados por jogadores que buscam ter melhor desempenho nas partidas. Neste artigo, o Versus analisa o LG UltraGear Gaming Monitor de 24" (24GL600F-B), um display com taxa de atualização de 144hz e diversas opções de personalização.

Leia mais

Especificações

O monitor LG UltraGear Gaming possui um bom acabamento e detalhes visuais na medida certa. A grande surpresa está nas características internas, que mostram a verdadeira potência do display.

Veja as configurações detalhadas a seguir: Tela

  • Tamanho: 23,6 polegadas ou 59,8 cm
  • Resolução: 1920 x 1080 (proporção de 16:09)
  • Painel: Twisted Nematic (TN)
  • Brilho padrão: 300 cd/m²
  • Gama de cores padrão: NTSC 72%
  • Profundidade de cores: 16,7 milhões
  • Tempo de resposta: 1 ms com Motion Blur Reduction (MBR)
  • Ângulo de visão: 170° na horizontal e 160° na vertical
  • Consumo de energia 30W (máximo de 40W)
  • Peso: 3,2 kg (3,7 com suporte)

Saídas

  • 2 saídas HDMI
  • 1 saída para fone de ouvido P2
  • 1 DisplayPort na versão 1.2

Recursos

  • Antioscilação
  • Modo Leitura
  • Compatibilidade com RADEON FreeSync™
  • Black Stabilizer
  • Mira
1/2
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução

Características

Este monitor apresenta uma série de características especiais para o público gamer, com intuito de manter a estabilidade de imagem e otimização em casos de melhor responsividade. Por ser um monitor de 144hz, é possível jogar com até 144 frames por segundo (FPS) e aproveitar o real desempenho de sua placa de vídeo.

O tempo de resposta do monitor é otimizado por conta do motion blur de 1 ms, que faz a imagem ficar menos desfocada em movimentações durante o jogo - algo perfeito para rastrear e abater inimigos em jogos de tiro.

O monitor possui opções de personalização com até quatro perfis: "Jogador 1", "Jogador 2", "FPS" e "RTS". Eles podem ser configurados individualmente, no caso do Jogador 1 e 2, e alternados com poucos cliques no botão na parte inferior do monitor, intercalando o brilho, taxa de resposta e Black Stabilizer - que ajusta os tons de preto.

Por fim, o monitor é bem leve, mesmo com a base estabilizadora. Ele possui ajustes de ângulo para manter a boa postura enquanto joga, porém não vem com opções para altura da tela - o que pode fazer falta para alguns usuários.

1/2
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução

Desempenho

A taxa de atualização do monitor é perfeita para jogos de ação veloz, como jogos de tiro ou MOBA. O tempo de resposta de 1 ms é muito eficiente, pois remove aquele efeito borrado de movimentações rápidas e facilita acompanhar o inimigo com a mira, algo comum de ser feito em games como Fortnite.

Este ponto pode parecer não fazer muita diferença, mas jogadores que sofrem de enjoo de movimento (motion sickness) podem se sentir melhor ao utilizar este monitor, principalmente porque a movimentação fica muito menos embaçada. Somado à qualidade de cores e taxas de atualização, testadas no EIZO Monitor Test, o monitor traz muito conforto para o uso diário.

O Black Stabilizer é eficiente para jogar, porém é importante ressaltar que esta opção é funcional apenas durante o game e não é boa para o uso do dia a dia. Então, se você estiver com a opção ligada, evite trocar de janela para o Facebook durante o jogo para não sentir estranhamento.

A configuração de tempo de resposta é outro aspecto importante, pois define o quanto o monitor se esforçará para otimizar o tempo de resposta. A configuração "rápida" é boa para trazer um desempenho eficiente para jogos em geral, porém a "mais rápida" trará o máximo do monitor para games que exigem maior tempo de resposta.

Um ponto muito importante para destacar é utilizar o perfil certo para o momento, pois as configurações de alto desempenho quando não usadas em games que exijam tudo do hardware podem reduzir a qualidade de jogo. Para exemplificar, jogar um autobattler ou navegar na internet com a opção de tempo de resposta "mais rápido" pode mostrar sombras na movimentação do mouse justamente pelo monitor atualizar mais rápido que o necessário - algo que não acontece em jogos de tiro, MOBA, luta ou battle royale.

Durante os testes, a ventilação do display mostrou ser muito eficiente e o monitor não superaqueceu. Pode parecer que não existem, mas as saídas de ar em formato circular na parte traseira são bem projetadas e não interferem no design do produto.

1/2
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução
Foto: LG/Reprodução

Considerações finais

O LG UltraGear Gaming Monitor de 24" é um produto que possui uma série de qualidades para quem busca desempenho em jogos. O tempo de resposta de 1 ms é de longe a qualidade mais chamativa, pois otimiza o desempenho em jogos de tiro e facilita na hora de seguir a mira em movimentos rápidos. Além disso, a tecnologia de Motion Blur Reduction auxilia os jogadores e reduz os efeitos de enjoo de movimento.

O sistema de perfis é ideal para quem gosta de diversos gêneros de games e alternar entre eles é fácil. O monitor tem um material resistente e detalhes simples em vermelho que dão um charme extra ao display. O botão de ajustes fica centralizado na parte inferior, o que facilita na hora de trocar a configuração, ajustar o volume do fone etc.

Por fim, a taxa de atualização 144hz e a qualidade de cores do aparelho são pontos que dão conforto para uso do display diariamente. Só faltou o ajuste de altura da tela.

Se você ficou interessado, o LG UltraGear Gaming Monitor de 24 polegadas utilizado nesta análise está disponível na lojas parceiras da marca listadas no site oficial.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Review
Mais notícias
Review: Predator Cestus 500, durabilidade e desempenho para destros e canhotos
Review

Review: Predator Cestus 500, durabilidade e desempenho para destros e canhotos

Personalização para todos os jogadores
Lucas Hagui
Review: Sennheiser GSP 670, qualidade e detalhes sofisticados para maior conforto
Review

Review: Sennheiser GSP 670, qualidade e detalhes sofisticados para maior conforto

Canais múltiplos e a clareza do microfone também são destaques do headset
Lucas Hagui
Review: Predator Triton 900, potência para rodar qualquer game e um design único
Review

Review: Predator Triton 900, potência para rodar qualquer game e um design único

GeForce RTX 2080 e Intel Core i9 é o combo dos sonhos para todo gamer
Lucas Hagui