Retrospectiva: Os melhores momentos dos fighting games em 2018

De Pandas campeões a vencedores no Game Awards!
Foto: EVO/Reprodução
Foto: EVO/Reprodução

O cenário de fighting games recebeu muitas novidades neste ano e, para lembrar de tudo, nada melhor que uma lista com os mais impactantes momentos do período! Confira abaixo cinco dos melhores momentos dos jogos de luta em 2018.

Leia mais:

Dragon Ball FighterZ na EVO 2018

A Evolution Championship Series (EVO) é o maior evento de jogos de luta do mundo e, consequentemente, o torneio mais disputado, seja lá qual for o título jogado.

Dragon Ball FighterZ pegou o público de surpresa em 2018, a expectativa era alta mas a aceitação do jogo superou todas e, na época do campeonato, o game era o mais jogado dentre todos os outros do gênero.

Mais do que isso, a final de DBFZ na EVO não foi somente a mais surpreendente por terminar com um jogador conhecido por outras façanhas, Dominique "SonicFox" McLean, mas por gerar a maior audiência da história do evento.

SonicFox, o pro player do ano no The Game Awards 2018

Os fighting games sempre foram um gênero "esquecido" dos esports, não brilhando tanto quanto outros como League of Legends, Dota e Counter-Strike. Por isso, ter um pro player de jogos de luta coroado como jogador do ano no The Game Awards foi uma surpresa.

SonicFox, além de sagrar-se vitorioso em todos os circuitos em que competiu em 2018, Dragon Ball FighterZ e Injustice 2, impactou o cenário de diversas maneiras neste ano e, ter o nome chamado para receber tal premiação foi a cereja em cima de um bolo de conquistas.

Foto: EVO/Reprodução
Foto: EVO/Reprodução

Leffen campeão mundial (Super Smash Bros.)

William "Leffen" Hjelte é um dos maiores competidores do mundo em Super Smash Bros, alcançou diversos títulos ao longo de sua carreira, mas nunca chegou a conquistar um de campeão mundial.

O pro player sueco, conhecido por seu Fox em Super Smash Bros. Melee, se aventurou no cenário de Dragon Ball FighterZ em 2018, deixando claro que seria esse o ano que se tornaria um vencedor.

O que poucos esperavam era saber que o foco do competidor não era a nova sensação dos fighting games, mas sim seu tradicional game de GameCube.

Assim como prometeu, Leffen venceu o torneio de Super Smash Bros. Melee na EVO 2018, conquistando seu primeiro título mundial, resultado que era aguardado por muito de seus fãs.

Quem esperava um título de um Panda? (Tekken)

Em sua segunda edição, o circuito mundial de Tekken coroou o sul-coreano Jeong "Rangchu" Hyeon-ho como campeão, mas o surpreendente não foi a vitória, mas o personagem utilizado pelo pro player.

Os ursos de Tekken sempre foram considerados personagens impossíveis de vencerem em níveis competitivos, mas o jogador provou o contrário, derrotando o campeão da última edição do torneio, Byeong "Qudans" Mun Son.

Evento Premier no Brasil (Street Fighter)

2018 marcou uma série de mudanças na Capcom Pro Tour, circuito mundial de Street Fighter, e entre elas, a distribuição de eventos Premier nas finais regionais.

Os campeonatos desse ranking são os mais valiosos para os competidores e, por isso, os jogadores se deslocam milhares de quilômetros para jogar.

No caso da América Latina, o torneio foi sediado no Brasil, o que trouxe diversas lendas do cenário novamente ao país, o que não acontecia desde 2012.

A Versus Fighting Cup contou com presença de Tetsuya Haitani, Hiromiki "Itabashi Zangief" Kumada, Kubo "stormKUBO" Arashi e Kenryo "Mago" Hayashi. Confira no vídeo acima.


Algum grande momento dos fighting games de 2018 ficou faltando na lista? Diga-nos pelos comentários! 



Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.