Esports

Retrospectiva: Os 7 campeonatos que mais nos emocionaram em 2019

Qual foi o seu favorito?
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira

Foto: Bruno Alvares/Cesar Galeão/ Reprodução
Foto: Bruno Alvares/Cesar Galeão/ Reprodução

Os esports foram repletos de grandes triunfos em 2019. De títulos mundiais arrebatados por brasileiros a conquistas inéditas que definiram novos parâmetros para o competitivo, os fãs de modalidades como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Free Fire e mais puderam vibrar e se emocionar ao assistir aos torneios mais aguardados do ano.

Com a redação do Versus não foi diferente. Por isso, nesta lista elencamos os sete campeonatos que mais nos emocionaram em 2019, os quais você pode relembrar abaixo.

Leia mais:

7. The International 2019

Mesmo sem a presença de uma equipe brasileira, como foi em 2018, o The International (TI) de Dota 2 foi responsável por momentos que nos arrepiaram a espinha - como a acirradíssima final entre Team Liquid e OG, a qual entrou para a história como a primeira bicampeã do torneio.

A decisão mundial aconteceu entre 15 e 25 de agosto em Xangai, na China, e reuniu as 18 melhores equipes do mundo para disputar pela enorme premiação de quase US$ 33 milhões (aproximadamente R$ 135 milhões).

6. Blast Pro Series São Paulo

O ano de 2019 também foi aquele em que o Brasil recebeu sua primeira Blast Pro Series de CS:GO. O campeonato aconteceu entre 22 e 23 de março no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo (SP), onde cerca de 7 mil fãs se reuniram para ficar cara a cara com os jogadores da MIBR, Astralis, Natus Vincere, Team Liquid, Ninjas in Pyjamas e FaZe Clan.

Mesmo com uma campanha sem vitórias por parte da MiBR, a competição se tornou um dos expoentes do ano de 2019 pelo show a parte feito pela torcida, que vibrou tanto ao ponto de emocionar todos os presentes e espectadores.

5. CBLoL 2019

O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) teve uma temporada surpreendente em 2019. Com a queda de desempenho de times como a Vivo Keyd e a Team oNe e a ascensão de equipes tradicionais do cenário, como paiN Gaming e INTZ, a competição nos deixou à beira do sofá em mais de uma investida para a base adversária.

Em especial, a final do 2º Split entre INTZ e Flamengo, realizada no dia 7 de setembro na Jeunesse Arena no Rio de Janeiro (RJ), ficou marcada para sempre em nossas memórias. O evento contou com momentos emocionantes como o show de abertura e o anúncio de aposentadoria de Murilo “Takeshi” Alves.

Além disso, milhares de torcedores do rubro negro lotaram o estádio e vibraram com a vitória do elenco liderado por Felipe “brTT” Gonçalves, que se tornou o maior campeão da história do League of Legends nacional.

4. EVO 2019

Um dos maiores destaques do ano de 2019 foi a EVO, que se consolidou como a maior de todos os tempos. A competição, palco de algumas das principais etapas dos circuitos de jogos de luta, aconteceu entre 2 e 4 de agosto no Mandalay Bay, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ao todo, o torneio contou com mais de 14 mil inscritos, sendo Super Smash Bros. Ultimate a maior modalidade, com 3,5 mil jogadores.

Dentre todos as vitórias arrepiantes do evento, a mais emocionante sem sombra de dúvidas foi a de Arslan "Arslan Ash" Siddique, campeão da modalidade de Tekken 7. Após mostrar um desempenho impressionante e sair vitorioso da disputada grande final contra Jae-Min "Knee" Bae, o paquistanês se ajoelhou no chão e orou em agradecimento. Com o triunfo, ele se tornou o primeiro jogador de sua nacionalidade a conquistar o maior título do game.

3. Hearthstone Global Finals

Outra importante e inédita conquista nos esports aconteceu no Hearthstone Global Finals, durante a BlizzCon 2019 em Anaheim, nos Estados Unidos. A decisão do circuito Grandmasters reuniu os oito melhores jogadores de todo o globo. Dentre eles, estava a chinesa Xiaomeng "VKLiooon" Li, que se consagrou campeã e entrou para a história como a primeira mulher a conquistar o título mais importante da modalidade.

Com o troféu em mãos, a pro player chinesa fez um discurso de vitória que foi responsável por fazer muitos dos membros da redação do Versus chorar: "Para todas as mulheres que têm o sonho de competir em esports: se vocês querem muito, acreditem em vocês mesmas, esqueçam seu gênero e vão com tudo".

2. Mundial de LoL 2019

Ano após ano, o Mundial de League of Legends permanece como um dos ápices do ano competitivo dos esports. Em 2019, o torneio bateu recordes e proporcionou inúmeros momentos que nos deixaram alucinados - seja para comemorar uma vitória, reclamar da eliminação de uma favorita ao título ou para nos emocionarmos com o choro de pro players como Jian "Uzi" Zi-Hao.

Nesta edição, o Brasil foi representado pelo Flamengo eSports que, apesar de ser eliminado ainda na Fase de Entrada, fez uma dominante partida contra a Royal Youth que fez os membros da redação do Versus vibrarem em celebração.

Porém, o principal momento responsável que faz o Worlds ficar no topo desta lista é a cerimônia de abertura da final entre FunPlus Phoenix e G2 Esports. A apresentação foi recheada de recursos tecnológicos impressionantes e apresentações musicais arrepiantes, sendo responsável por estabelecer um novo patamar de produção para eventos de esports.

1. Mundial de Free Fire 2019

Por fim, o campeonato que mais emocionou os membros do Versus em 2019 foi o Mundial de Free Fire, realizado no Rio de Janeiro (RJ) em 16 de novembro. Pela primeira vez, o Brasil foi sede da decisão global, que contou com 12 equipes, incluindo as brasileiras LOUD e Corinthians eSports.

O evento teve proporções surpreendentes em questão de estrutura, dimensão e público, proporcionando uma cerimônia de abertura arrepiante com as performances de “Zé Guaritinha” e “Vale Vale”. Além disso, o torneio contou com o título do Corinthians, que foi coroado com uma reação contagiante da torcida que deixou tanto os jogadores quanto os espectadores com lágrimas nos olhos.

Gostou de relembrar alguns dos principais torneios de 2019? Qual deles foi o seu favorito?

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais notícias
China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano
Esports

China suspende eventos esportivos internacionais até o fim do ano

Não fica claro se a medida também afeta competições de esports
Matheus de Lucca
Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs
League of Legends

Muito antes de Dota e LoL: a história dos MOBAs

Conheça outros games que inspiraram este gênero
Beatriz Coutinho
SonicFox decide não participar da EVO Online 2020
Mortal Kombat

SonicFox decide não participar da EVO Online 2020

Decisão aconteceu após o presidente do torneio ser acusado de assédio sexual
Beatriz Coutinho