Mercado

Receita de games no Brasil deve chegar a US$ 1,6 bilhões em 2019, aponta pesquisa

Jogos mobile permanecem sendo o segmento mais lucrativo do mercado
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa realizada pelo instituto NewZoo trouxe dados interessantes sobre o mercado brasileiro de games e esports. Com o título de "Global Games report" ("Reporte Global de Games", em tradução literal para o português), o estudo projetou que a receita de jogos no país deve chegar a US$ 1,6 bilhões (correspondente a cerca de R$ 6,18 bilhões) ainda em 2019. Leia mais:

O relatório é baseado em pesquisa realizada entre fevereiro e março de 2019 com consumidores do mercado de jogos. Segundo o instituto, mais de 62,5 mil pessoas foram entrevistadas em 30 países diferentes - os quais, juntos, representam mais que 90% da lucro global.

Um dos principais pontos levantados pelo estudo é que os jogos mobile permanecem o maior segmento da indústria em 2019. A receita de títulos de tablet e smartphone deve alcançar até US$ 68,5 bilhões (R$ 264 bilhões) em 2019, o que representa 45% do mercado global. Além disso, é previsto que 80% deste valor, o correspondente a US$ 54,9 bilhões (R$ 211 bilhões), virá de celulares.

Foto: NewZoo/Reprodução
Foto: NewZoo/Reprodução

A NewZoo também aponta que a América Latina teve um crescimento de 11,1% entre esse 2018 e 2019, com rendimento de US$ 5,6 bilhões (R$ 21,6 bilhões). Atualmente, a região representa 4% da indústria.

No que tange ao Brasil, o país perdeu a liderança no mercado de games latino-americano para o México.

1/2
Foto: NewZoo/Reprodução
Foto: NewZoo/Reprodução
Foto: NewZoo/Reprodução
Foto: NewZoo/Reprodução

A pesquisa também traz detalhes sobre as 35 maiores companhias públicas do setor. A Tencent, proprietária da Riot Games, de League of Legends, sócia da Epic Games, de Fortnite, e proprietária de PUBG Mobile, lidera a lista como a maior empresa de games do globo. É informado que, apenas em 2019, a gigante chinesa faturou US$ 19 bilhões (R$ 73 bilhões), o que representa um crescimento de 9%.

O mercado global de jogos deve aumentar consideravelmente até 2022, segundo a projeção do instituto, chegando à receita de US$ 196 bilhões (R$ 756 bilhões). A NewZoo aponta que um dos fatores para este crescimento é provocado pela infraestrutura cada vez melhor da indústria e o interesse crescente para como videogames e esports.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.

Tags Relacionadas
MercadoEsportsMobile
Mais notícias
MIBR, paiN, Flamengo e Furia estão entre os times mais citados no Twitter em 2020
Comunidade

MIBR, paiN, Flamengo e Furia estão entre os times mais citados no Twitter em 2020

Veja os assuntos mais comentados do 1º semestre
Matheus Oliveira
LOUD é a primeira organização de esports a concorrer no Meus Prêmios Nick
LOUD

LOUD é a primeira organização de esports a concorrer no Meus Prêmios Nick

Saiba como votar
Matheus Oliveira
Gustagol é o novo sócio do Soberano Team
CS:GO

Gustagol é o novo sócio do Soberano Team

Novidade viabiliza a entrada da organização em outras modalidades além de CS:GO
Matheus de Lucca