Rainbow Six Siege

Rainbow Six: Suporte no jogo e na vida real, Bor é pro player, veterinário e coach

Jogador concilia carreiras e busca sempre mais conhecimento
@biaacoutinhoo
Beatriz Coutinho
escreve para o Versus.
Foto: Saymon Sampaio/Ubisoft/Reprodução
Foto: Saymon Sampaio/Ubisoft/Reprodução

Quando você pensa em como é a rotina de um pro player, provavelmente imagina um jogador que passa o dia todo treinando e estudando o game. Essa é a resposta certa na maioria dos casos, mas existem outras histórias. Thiago "bor" Borinelli joga Rainbow Six Siege (R6) profissionalmente pela INTZ, mas também é veterinário e coach.

Leia mais:


Nascido em Florianópolis, bor passou a adolescência jogando Counter-Strike. Aos 15 anos o jogador já tinha o sonho de se tornar um pro player, mas quando a época do vestibular chegou, o desejo de jogar videogame profissionalmente deu lugar ao discurso de obrigações da vida adulta.

"Precisei decidir entre os games e os estudos e, como o cenário profissional de CS ainda pagava pouco, me concentrei em buscar primeiro uma formação”, contou bor.

Os games ficaram para trás e deram lugar ao amor pelos animais. Durante cinco anos, Bor estudou medicina veterinária na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e logo após o término da faculdade, em 2011, deixou a ilha de Santa Catarina para se especializar em anestesia na Universidade de Brasília (UnB).

Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução


Após concluir todos os seus estudos, bor comprou um PlayStation 4 e começou a jogar Rainbow Six Siege, que virou seu novo jogo do coração. A paixão foi tanta, que o jogador vendeu o PS4 para comprar um bom computador e aumentar suas chances de entrar no cenário competitivo.

Uma das melhores partes de jogar online é fazer amizades que ultrapassam barreiras virtuais e foi assim que bor se aproximou de Daniel "Novys" Coelho, da MIBR. Ambos disputaram partidas em times amadores até serem descobertos pelo cenário competitivo. Antes de jogar pela INTZ, bor passou por equipes como BRK e Merciless Gaming.

Você ficou aí imaginando como deve ser dividir a rotina entre ser um veterinário e um pro player de R6? Acrescente mais uma função nessa conta, pois bor se tornou coach após fazer cursos sobre o assunto e dá aulas particulares sobre o tema. Segundo o jogador, essa formação o ajudou muito na época em que foi técnico das equipes BRK e FaZe Clan.

Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução


Hoje, a rotina do jogador é preenchida por diversas atividades. Das 6h às 14h ele é conhecido em Brasília como "Doutor Thiago", período em que trabalha em duas clínicas veterinárias na cidade, atuando como anestesista em cirurgias de animais. Das 15h até a meia-noite o doutor se transforma em pro player, horário no qual treina com seus colegas de equipe. De segunda à sábado ele também dá aulas particulares de coaching.

"Hoje em dia já desenvolvi uma maturidade que não me permite ficar tão pressionado com tantas obrigações. Não deixo uma questão atrapalhar a outra. Faço as coisas com muito prazer quando estou anestesiando, mas, durante um tempo, fiquei com uma interrogação na cabeça sobre como diminuir meu fluxo de trabalho para ser jogador. Essa transição incomodou no início, mas agora é mais tranquilo, consigo conciliar e adequar o meu tempo conforme as necessidades do time", disse o jogador.

Acha que acabou? A resposta para essa pergunta é: quase. Bor confessa que sempre que surgir uma boa ideia em sua mente, ele irá aproveitá-la, mesmo que seja até outra graduação.

"Tenho um amor muito grande por conhecimento. Não vejo como uma necessidade buscar outra formação agora. Mas, se sentir que algum curso diferente irá agregar, farei com todo o prazer. Contudo, planos futuros serão abertos quando eles estiverem mais próximos do meu presente. Meu interesse atual é continuar como jogador e ser o melhor”.


Qual é a atual situação do cenário brasileiro de Rainbow Six Siege? O Brasil precisa de mais títulos internacionais? Qual é nível de jogo dos pro players nacionais? No vídeo acima a narradora Camilla "Milla" Garcia e o comentarista Otávio "Retalha" Ceschi respondem essas e outras perguntas.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Rainbow Six SiegeINTZ
Mais notícias
Rainbow Six: FaZe e NiP se classificam para as finais da Pro League S10
Rainbow Six Siege

Rainbow Six: FaZe e NiP se classificam para as finais da Pro League S10

As duas equipes venceram seus respectivos confrontos nesta penúltima rodada
Beatriz Coutinho
Rainbow Six: Empates na 12ª rodada de Pro League S10 aumentam a disputa pela liderança
Rainbow Six Siege

Rainbow Six: Empates na 12ª rodada de Pro League S10 aumentam a disputa pela liderança

A disputa pela vaga nas Finais da Pro League está cada vez mais acirrada
Beatriz Coutinho
Rainbow Six: Ubisoft comenta possibilidade de adicionar cão policial no game
Rainbow Six Siege

Rainbow Six: Ubisoft comenta possibilidade de adicionar cão policial no game

"K-9: Um Policial Bom Pra Cachorro"
Matheus Oliveira