Hearthstone

Quem foi The One Games, o maior YouTuber de Hearthstone do Brasil

“Vamos nos encontrar de novo na próxima temporada”
@thais.stagni
Escrito por
Thais Stagni

Comecei a jogar Hearthstone entre o final de 2014 e o começo de 2015, e assim como todo iniciante no game online, tive uma certa dificuldade em montar meus próprios decks. Eu comprava cartas normais e cartas da expansão Goblins Vs. Gnomos, e era extremamente complicado ganhar de oponentes que já tinham baralhos prontos.

Por conta disso, decidi procurar produtores de conteúdos que pudessem me explicar o que cada carta fazia, qual era a melhor forma de usar cada deck e quais eram os baralhos que se adaptava melhor à minha maneira de jogar. Foi aí que eu conheci o YouTuber Érico Graça, também conhecido como The One Games.

Usando seu bordão “Fala galera! Tá tudo sussa?”, Érico dedicou sua vida à comunidade de Hearthstone, criando conteúdo sobre o game durante seus últimos três anos. Além de postar gameplays diários, “Erigod” - como ficou conhecido entre muitos jogadores da franquia - também dava dicas para melhorar seus jogos, falava sobre o meta e sobre as constantes atualizações que a Blizzard fazia no jogo.

© Reprodução
© Reprodução

Pouco se sabe sobre detalhes pessoais do YouTuber, que conseguiu mais de 40 milhões de visualizações em seu canal. Seu conteúdo era praticamente 80% sobre Hearthstone, e os números que ele conquistou foram surpreendentes para um tema de nicho.

A única coisa que aos poucos passou a ser compartilhada foi seu estado de saúde, um tema recorrente por interferir diretamente em sua vida.

Em março de 2015, Érico publicou um vídeo em seu canal em que ele contava que estava com um tumor ao lado da coluna. Desde então, o YouTuber havia feito diversas cirurgias, quimio e radioterapia, e mesmo assim tentava sempre atualizar o seu canal - ainda que fosse difícil por conta de seu tratamento e recuperação.

Em dezembro de 2015 - ou seja, após cerca de quatro anos desde o lançamento do seu canal -, o The One alcançou a marca de 100 mil inscritos, e aos poucos precisou diminuir o ritmo de produção de conteúdo em vídeo por conta dos seus problemas de saúde.

As últimas atualizações sobre o tumor de Érico foram postadas na página do Facebook do canal em agosto de 2017, quando ele afirmou que precisou fazer duas cirurgias de emergência. Em 10 de setembro, foi anunciado o seu falecimento pelas redes sociais.

Em sua memória, membros do grupo Hearthstone Brasil publicaram sobre a morte de Érico e procuravam chegar à Blizzard para que a empresa transformasse o YouTuber em uma carta, ou fizesse alguma homenagem a ele.

Cerca de uma semana depois, Blizzard se pronunciou sobre o caso e publicou um vídeo com diversas homenagens de outros produtores de conteúdo de Hearthstone, falando sobre a importância de Érico para o cenário. Confira aqui.

Os membros da comunidade de Hearthstone sempre vão lembrar do YouTuber por toda a contribuição que ele trouxe quando o assunto é aprender e ensinar como usar a sua mana, eliminar o oponente e se defender com sabedoria no game de cartas.

Érico Graça foi o meu primeiro coach de Hearthstone. Minhas primeiras lições e dicas vieram de seus vídeos, e o YouTuber foi extremamente importante para a comunidade do game. Ainda assim, os seguidores do produtor de conteúdo sempre vão lembrar de The One por estar sempre "sussa", como ele mesmo dizia.

Como os fãs de Érico Graça mesmo disseram, “vamos nos encontrar de novo na próxima temporada”.

Thaís Stagni é redatora do Versus. Siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
Hearthstone
Mais notícias
BlizzCon 2020 é cancelada devido à pandemia do coronavírus
Hearthstone

BlizzCon 2020 é cancelada devido à pandemia do coronavírus

Desenvolvedora já havia manifestado incerteza em relação à realização da edição deste ano
Helena Nogueira
Red Bull M.E.O reúne cinco brasileiros em finais mundiais de games mobile
Mobile

Red Bull M.E.O reúne cinco brasileiros em finais mundiais de games mobile

Competição online possui Brawl Stars, Clash Royale e Hearthstone como modalidades
Helena Nogueira
Coronavírus nos esports: todos os campeonatos cancelados ou adiados
League of Legends

Coronavírus nos esports: todos os campeonatos cancelados ou adiados

Torneios de diversas modalidades foram afetados pela pandemia
Beatriz Coutinho