League of Legends

Quem é Yone, possível próximo campeão de LoL?

Saiba mais sobre o irmão de Yasuo
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Yone é muito possivelmente o próximo campeão de League of Legends, chegando na sequência de Lillia. Arquivos que fazem menção ao personagem e até uma splash art de skin surgiram na internet e nos arquivos do servidor de testes do LoL. Mas, afinal, quem é Yone? Qual é a relação dele com outros personagens? Quais podem ser suas habilidades e como ele se encaixará na história de Runeterra?

Leia mais

A história

Yone é irmão de Yasuo e aparece na biografia do Imperdoável, além de ser citado em outros contos do Universo de LoL. Yone é um jovem espadachim adorado por todos em seu vilarejo e por seu irmão, o qual ele protege e pelo qual ele tem grande afeição. Na trama, Yasuo não é bem visto por vizinhos por seu comportamento impaciente e, por vezes, caótico. Yone o tratava muito bem e o defendia de valentões, eventualmente fazendo com que o irmão o admirasse a ponto de querer entrar na escola de espadachins. Depois de muita insistência, Yasuo acabou ingressando na instituição, surpreendendo seus colegas e até o próprio Yone por sua proficiência com as artes da espada.

Tanta habilidade fez com que o mestre Souma o escolhesse como aprendiz para ensinar a lendária técnica do vento. Um tempo depois, durante a invasão de Noxus em Ionia, os espadachins saíram para defender suas terras, enquanto Yasuo ficou no vilarejo para proteger os anciãos. Acreditando poder fazer a diferença no combate, Yasuo deixou seu posto e tentou se juntar à luta, mas quando chegou o embate já tinha acabado. Ao voltar correndo para o vilarejo, mestre Souma já estava morto e os outros espadachins acusaram Yasuo de ser o assassino, visto que as marcas do corpo do ancião mostravam claramente evidências do uso da técnica do vento, algo que somente Yasuo sabia. O Imperdoável fugiu, deixando um rastro de mortes, e passou a ser caçado, inclusive pelo seu irmão.

Quando Yone finalmente encontrou Yasuo e tentou puni-lo por seu crime, um combate foi travado, ainda que ambas as partes tenham hesitado. No confronto, Yasuo acabou ferindo mortalmente seu irmão. Tomado pela culpa, ele passou a vagar por Ionia em busca de redenção e de encontrar o verdadeiro assassino de seu mestre.

Então Yone está morto?

Tecnicamente, sim. Ainda não foi revelado como Yone pode ter voltado à vida, se ele realmente morreu no confronto com Yasuo ou se de alguma forma seu espírito passou a habitar outro corpo. Como Ionia é uma terra mágica e cheia de espiritualidade, não seria tão surpreendente que algum outro ser tivesse salvo a alma de Yone, ou que de alguma forma sua alma fosse parar em uma espécie de corrente de espíritos, voltando à vida em determinada circunstância.

De fato, o conto "Sororidade da Guerra, Parte II: A Morte Inquieta" mostra que em Ionia existe a possibilidade de trazer os mortos de volta à vida, ainda que temporariamente. Na história "Um Pedaço de Bolo de Sombra", protagonizada por Rakan e Xayah, há diversas menções ao mundo espiritual e a dispositivos que inibem a magia de Ionia, dispositivos estes que o casal de vastayas está trabalhando aos poucos para eliminar para que as terras de Ionia voltem a seu poder mágico original e que seus habitantes possam voltar a usar magias com toda a força. Estas tramas podem ser os primeiros indícios de que Yone pode ter voltado dos mortos em meio aos conflitos que ainda acontecem na região e que influenciam diretamente neste mundo espiritual.

Como Yone aparentemente será lançado durante o evento Florescer Espiritual, que envolve a história de Lillia, existe também a teoria de que Yone possa ter se manifestado através de sonhos de Yasuo. A nova campeã tem ligação direta com sonhos e à Árvore dos Sonhos. Em sua história, há a menção de uma criatura solitária sendo perseguida por guerreiros dentro da floresta que ela habitava. Assutada, ela coloca os perseguidores para dormir, enquanto o sonho da figura solitária acaba entrando em um dos botões da árvore. Lillia nutre esse sonho, que começa a brilhar, assim como o próprio botão sobre a cabeça dela. Com um espirro, ela espalhou a magia pela floresta. Pode-se interpretar que esta figura solitária seja Yasuo e que seu sonho seja sobre Yone, que de alguma forma ganha vida quando Lillia espalhou a magia pela floresta. O que dá força a esta ideia é que Yasuo está entre os campeões relacionados a Lillia, junto de Ivern e Ahri.

O que sabemos sobre Yone

Há poucas informações sobre Yone até o momento. Em Legends of Runeterra, o jogo de cartas do universo de LoL, há uma carta do personagem chamada "Yone, o Perseguidor de Ventos". Todo card de LoR vem acompanhado de uma citação, e a de Yone é:


"Quando eu era criança, perguntei ao meu irmão: 'O vento corre ou o vento segue?'. Na época, ele me seguia para se espelhar em mim. Hoje, eu o persigo para fazer justiça."

Fica evidente que o Yone de LoR é um Yone pré-morte, que sequer encontrou com Yasuo após o incidente com o mestre Souma. Ainda dentro do card game, há certas interações que acontecem quando determinadas cartas entram em jogo. Veja abaixo as falas entre Yone e Yasuo em LoR:

A aparência dos teasers do próximo campeão é bem diferente do Yone que vemos em LoR. Como a teoria é de que ele esteja em um outro corpo, faz sentido que seu visual seja outro. Em uma das prévias parece muito que o personagem passou por algum tipo de corrupção ou está possesso por forças sombrias, o que casaria com os indícios apresentados nos contos mais recentes do universo de LoL e da história de Lillia, de que o mundo espiritual de Ionia está doente e corrompido.

Prévia do novo campeão assassino | Foto: Riot Games/Reprodução
Prévia do novo campeão assassino | Foto: Riot Games/Reprodução

Na splash art de Yasuo Florescer Espiritual é possível ver no reflexo da água uma mão segurando o bule e também uma espada diferente. Veja abaixo:

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Na splash art vazada de Yone Florescer Espiritual, podemos ver o mesmo design da espada que aparece no reflexo da arte de Yasuo, além de estátuas ao fundo que parecem ser de Riven e Yasuo. Isto pode significar que este novo Yone irá atrás de ambos por vingança.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As interações da nova skin de Thresh

Thresh receberá uma skin lendária da série Florescer Espiritual que contém falas direcionadas a Yone e outros campeões relacionados. Para o irmão de Yasuo, Thresh diz: "Yone, o filho mais velho ofuscado pelo mais novo... como poderia descansar em paz?", um indício de que ele realmente voltará dos mortos. Além disso, há a fala "Tudo bem, Yone. Seu irmão também está a salvo comigo". Nesta mesma skin, Thresh diz para Yasuo: "Choroso e revoltado, típico de um segundo filho".

Ouça no vídeo acima nas seguintes marcas: 15:25, 17:50 e 28:57.

Quais podem ser as habilidades de Yone?

Em LoR, o efeito da carta de Yone é chamado de "Golpes Abruptos" e permite atordoar dois inimigos. É possível que Yone em League of Legends também tenha a capacidade de atordoar inimigos, mas como sua versão do card game é pré-morte, existe a possibilidade do Yone de LoL ter outras capacidades que ainda não sabemos.

Em sua arte no jogo de cartas, Yone aparece com duas espadas, algo que condiz com a descrição dada pela Riot de que o novo campeão assassino usará duas espadas. Além disso, em uma arte conceitual também vazada, o personagem brande duas espadas. Veja abaixo:

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vale apontar que o visual base de Yone pode não ser correspondente a estas imagens, visto que são vazamentos, não confirmados, e o design pode ter sido alterado até sua versão final.

Como o campeão depois de Lillia é descrito como um assassino, a expectativa é que Yone tenha maneiras de entrar em lutas, eliminar alvos e depois sair. Além disso, é esperado que ele tenha alto potencial de dano para cumprir seu papel de abater inimigos rapidamente. Conforme indicou a Riot, o campeão será um mid laner, então também é provável que ele tenha habilidades boas para limpar tropas e gankar outras lanes, ou maneiras fáceis de iniciar trocas com o adversário de rota, possivelmente algum controle de grupo.

Quando Yone será lançado?

Ainda não há uma confirmação sobre a data de lançamento de Yone em LoL. O que sabemos é que Lillia chegará ao jogo com a atualização 10.15, em 22 de julho. Ao que tudo indica, o evento Florescer Espiritual terá duas partes, sendo a segunda com o lançamento de Yone e mais skins da linha, para Ahri, Cassiopeia, Kindred e Riven. Emotes referentes a estes campeões com visuais ainda não existentes no jogo apareceram no PBE, e splash arts das skins vazaram na internet.

Seguindo o cronograma de atualizações de LoL, Yone chegaria em 5 de agosto com a atualização 10.16, mas é possível que a Riot faça um lançamento de campeão entre patches.

Veja abaixo as splash arts vazadas:

1/4
Kindred Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Kindred Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Cassiopeia Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Cassiopeia Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Riven Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Riven Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Ahri Florescer Espiritual | Foto: Reprodução
Ahri Florescer Espiritual | Foto: Reprodução

Depois de tudo, como você espera que Yone seja em LoL? A Riot Games certamente está preparando um mês recheado de conteúdo para os jogadores, tanto dentro do jogo como fora, com a expansão da história de campeões e a introdução de novas linhas de skins, com seus próprios universos alternativos. Comente abaixo quais são suas expectativas para o que está por vir em League of Legends.

League of Legends possui mais de 140 campeões - com a chegada de Yone serão 150! - e cada um deles carrega sua própria história. Ainda assim, as jornadas de vários personagens se entrelaçam e no vídeo acima você confere quais são essas histórias que dão origem às melhores teorias do LoL.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
Guia TFT: Melhores composições e sinergias do Conjunto 3 de Teamfight Tactics
Teamfight Tactics

Guia TFT: Melhores composições e sinergias do Conjunto 3 de Teamfight Tactics

Saiba quais campões e combos priorizar para ficar em 1º nas partidas de Galáxias
Matheus Oliveira
CBLoL: "Fiquei irritado", diz Mora sobre decisão da INTZ de jogar com reservas
League of Legends

CBLoL: "Fiquei irritado", diz Mora sobre decisão da INTZ de jogar com reservas

Segundo o técnico do Santos, os intrépidos não mantiveram a integridade competitiva do CBLoL
Beatriz Coutinho
LoL: Seleção de 82, time de Mayumi, vence Logitech G Challenge
League of Legends

LoL: Seleção de 82, time de Mayumi, vence Logitech G Challenge

A grande final aconteceu no último sábado (8)
Matheus Oliveira