PES

Promessa em meio a gigantes, brasileiro Ghalbim disputará etapa das Américas da PES League

É muito talento!
@helenavnogueira
Helena Nogueira
escreve para o Versus.
Emerson "ghalbim_pes" Vinicius ainda não é tão conhecido quanto outras estrelas do PES, mas tem futuro promissor no competitivo. Foto: Reprodução
Emerson "ghalbim_pes" Vinicius ainda não é tão conhecido quanto outras estrelas do PES, mas tem futuro promissor no competitivo. Foto: Reprodução

O Brasil está muito bem representado na etapa final das Américas da PES League 2018. O evento, que acontece neste sábado (31) na Argentina, contará com Emerson "ghalbim_pes" Vinicius, pro player de apenas 20 anos que, vencendo gigantes do Pro Evolution Soccer, conquistou uma das vagas para a final.

O Versus conversou com o jogador sobre o dia-a-dia de treinos, sua equipe de modo cooperativo com GuiFera e o cenário brasileiro do jogo de futebol da Konami.

Leia mais:

No caso de Emerson, domínio de jogo é o que não falta... Ao menos no console. Nascido em São Paulo, ele cresceu jogando PES graças ao seu amor por futebol. “Eu não sou muito bom em campo, então decidi me aventurar na vida virtual”, brinca o pro player.

Após anos jogando por horas a fio, um sonho de infância se tornou verdade: Ghalbim conheceu o cenário competitivo do game da Konami aos quinze anos, graças à recomendação de sua própria mãe.

"Um dia, minha mãe me mandou uma reportagem sobre um campeonato e falou para eu jogar. Era uma competição da Federação Paulista, e foi ali que tudo começou", ele lembra.

Com o pontapé inicial, o paulista encontrou no esporte eletrônico sua realização e sustento. Há cinco anos disputando campeonatos Brasil afora, Ghalbim possui hoje contrato com a Top Pes Brasil, organização especializada no título da Konami.

No início de março, o pro player conquistou uma das quatro últimas vagas para a etapa das Américas da PES League.

Ele conta que a vitória não veio facilmente: "Eu caí num grupo mais difícil, mas estava focado e consegui ser campeão. No meu grupo, estava o Gabriel PES, muito conhecido aqui no Brasil, e também o CeGoLe, um excelente jogador do Peru."

O peruano, inclusive, também disputará a final das Américas.

ghalbim_pes e o peruense Paulinho 099 na Final Regional das Américas. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
ghalbim_pes e o peruense Paulinho 099 na Final Regional das Américas. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Em uma competição que une tantas nacionalidades, Ghalbim diz que se adaptar aos diferentes estilos de jogo pode ser um desafio: “É bem dificil [jogar contra outros pro players da América Latina], por causa da tática de cada um. Enquanto no Brasil tem mais toque de bola, eles [outros jogadores latino-americanos] têm mais lançamento e marcação. Por isso é importante estar preparado para o que você vai encontrar, se não pode ficar em desvantagem.”

A conquista de vaga para o evento na Argentina não foi o único grande triunfo do jogador em 2018. Na última quarta-feira (21), veio a público a parceria entre entre a ELiga Sul e Top Pes Brasil, anunciando o time entre ghalbim_pes, Guilherme "GuiFera" Fonseca e Valber "valber_GYN" Mendes.

Emerson conta que mantém amizade com GuiFera - que foi campeão mundial em 2017 na PES League - e que o convite para competir no modo cooperativo ao lado do conhecido pro player foi recebido com muita alegria.

“Eu estou animado, a gente está treinando. Usamos a formação do Gui porque ele é o líder da equipe, então ele mexe na tática. De resto, é mais na partida mesmo - vemos o que cada um vai fazendo e vamos nos adaptando. Ficamos preparados para ter essa flexibilidade porque, no cooperativo, temos que equilibrar nossos estilos de jogo”, explica Emerson.

Ghalbim disputará a final da etapa das américas da PES League neste sábado (31), ao lado de gigantes do competitivo como GuiFera, Henrique "Henrykinho" Mesquita, Vitor "Mito Nowitzki" Abdalla, Valber Mendes e Felipe "Fmestre12".

As partidas poderão ser acompanhadas ao vivo nos canais da Twitch e do Youtube da PES League.Além disso, o evento terá cobertura completa no Versus - fique ligado em nossas redes sociais para mais informações.



Helena Nogueira é repórter do Versus e estará na Argentina para acompanhar os brasileiros fazendo história no PES. Siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
PES
Mais notícias
Perfil: A história de Henrykinho, brasileiro a ir mais longe na PES League 2019
PES

Perfil: A história de Henrykinho, brasileiro a ir mais longe na PES League 2019

Com apenas 18 anos, o pro player é tricampeão nacional e já participou de dois mundiais
Helena Nogueira
eFootball PES 2020 não terá futebol feminino, segundo Konami
PES

eFootball PES 2020 não terá futebol feminino, segundo Konami

Desenvolvedora disse que não tem planos de adicionar mulheres ao novo game
Helena Nogueira
PES fecha parceria com Mancherster United e traz David Beckham ao jogo
PES

PES fecha parceria com Mancherster United e traz David Beckham ao jogo

Jogadores e estádio extremamente realistas também foram prometidos na versão 2020
Jairo Junior