League of Legends

Por que o novo campeão Aphelios está sendo comparado a Invoker, do Dota

Existe uma semelhança, mas ela é muito mais conceitual do que prática
@luccabucks
Matheus de Lucca
é reporter no Versus.

As habilidades do novo campeão de League of Legends, Aphelios, foram reveladas nesta segunda-feira (25). Alguns jogadores do MOBA da Riot Games compararam o personagem a Invoker, um dos heróis de Dota. De fato, há algumas semelhanças entre eles, mas elas são muito mais conceituais do que práticas.

Leia mais

Aphelios utiliza cinco armas e cada uma delas oferece efeitos diferentes para os ataques básicos, para sua habilidade Q e para a ultimate, Vigília do Plenilúnio. Dependendo de qual é a arma primária e secundária do campeão, é possível aproveitar de diferentes propriedades durante o combate. No fim das contas, ele possui sete skills: um Q para cada arma, W para trocar de arma e R.

Este tipo de mecânica é parecida com à de Invoker, de Dota. O herói possui três reagentes (Q, W e E) e sua ultimate. Ao combinar reagentes, ele pode criar magias usando seu R. No total, são 14 habilidades, sendo 10 os feitiços que podem ser conjurados pela mistura de elementos. Seus efeitos são variados, assim como o das armas de Aphelios: há skills de dano puro, de utilidade para si próprio, para aliados e controle de grupo.

Ao melhorar os reagentes de Invoker, além de fortalecer as magias relacionadas aos elementos, ele ganha atributos passivamente. No caso de Aphelios, ao subir de nível, ao invés de comprar pontos de habilidades, o jogador pode aumentar seu dano de ataque, velocidade de ataque e penetração de armadura, isto porque seu Q e R são aprimorados automaticamente.

Por fim, outro ponto de semelhança entre Aphelios e Invoker é que ambos possuem uma interface personalizada para ajudar o jogador a se familiarizar com as mecânicas específicas de cada um. No caso do campeão de LoL, uma demonstração visual de munição e de qual arma é a próxima da sequência. Para o herói de Dota, uma lista das magias conjuráveis e suas combinações.

É evidente que há semelhanças, mas, como dito no início deste texto, são mais conceituais do que práticas. A ideia inicial da Riot Games ao desenvolver Aphelios era ter um feiticeiro que derrotasse inimigos com inteligência e astúcia (algo que seria definitivamente inspirado em Invoker), mas logo passou para o mundo dos atiradores: e se o campeão tivesse um arsenal se armas, ao invés de magias?

Invoker foi criado por Steve "Guinsoo" Feak inspirado em um mapa mod de Warcraft 3 chamado "Spellcraft", no qual jogadores podiam combinar elementos para lançar diferentes magias. Visando trazer a fantasia do mago com um extenso livro de encantamentos a Dota, Invoker nasceu. Em sua primeira versão, ele tinha acesso a até 27 feitiços, porque a ordem dos reagentes também definia qual habilidade seria conjurada. O herói foi tão problemático que chegou a ser removido do game.

Mesmo em sua versão reduzida, com acesso a 10 magias, Invoker ainda é considerado um dos heróis mais complexos de Dota. Da mesma maneira, Aphelios será um campeão com "uma das maiores curvas de aprendizado" do LoL, nas palavras da própria Riot. Memorizar os efeitos de cada arma e as propriedades que elas têm em conjunto com as outras, sem contar com limitações como munição, custo de mana e tempo de recarga, certamente exigirá muita devoção do jogador que desejar fazer dele seu main.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsDota
Mais notícias
LoL: Novo campeão Sett é revelado com splash art e história
League of Legends

LoL: Novo campeão Sett é revelado com splash art e história

Diretamente do submundo criminoso de Ionia
Matheus de Lucca
Como jogar de Aphelios: Guia com builds, runas e itens
League of Legends

Como jogar de Aphelios: Guia com builds, runas e itens

Saiba como usar o campeão mais complexo do LoL!
Matheus Oliveira
Guia The Game Awards 2019:  Horário, transmissão e tudo sobre esports na premiação
CS:GO

Guia The Game Awards 2019: Horário, transmissão e tudo sobre esports na premiação

S1mple, Faker, CS:GO e Mortal Kombat 11 são alguns dos indicados
Helena Nogueira