Os esportes eletrônicos não são feitos apenas de torneios!

Os memes são um dos melhores fenômenos da Internet. Utilizados pelas pessoas para expressar ideias ou conceitos de uma maneira mais irreverente, cada grupo possui seus próprios virais. Nos esports, existem diversos termos únicos amplamente utilizados pela comunidade e por isso o Versus decidiu mostrar o significado e origem de alguns dos memes mais icônicos dos esportes eletrônicos.

 Leia mais:

1G

1G é um dos memes mais populares na comunidade de Counter-Strike: Global Offensive por conta de uma jogada falha realizada em campeonato. O jogador Jaryd "summit1g" Lazar estava jogando pela equipe Splyce na competição DreamHack ZOWIE Open Austin 2016 contra a CLG na chave dos perdedores. 

Com o placar de 15 a 11 para a sua equipe, summit1g conseguiu vencer um clutch e só precisava desarmar a bomba para ganhar o primeiro mapa, porém ele não viu uma molotov que estava no caminho e acabou morrendo sem perceber.

Depois desse round, a CLG empatou e conseguiu vencer de virada. Após esse momento, sempre que alguém morre por uma incendiária, o famoso meme 1G aparece no chat da Twitch, fazendo referência direta ao jogador.

TeLEPort

Durante o torneio Worlds 2014 de League of Legends, a KaBuM era a representante das Américas no Wild Card, além de ser a primeira representante brasileira no mundial. Mesmo com uma vitória milagrosa contra a campeã européia Alliance - partida que colocou o Brasil em destaque -, um meme nasceu naquele campeonato.

No primeiro dia da fase de grupos, a KaBuM enfrentou a Cloud9 em um jogo unilateral pelos norte-americanos. No entanto, uma jogada um tanto incomum do jogador Pedro "LEP" Luiz criou o meme, em que LEP usa o Teleporte no meio de uma luta enquanto recebe disparos da torre de sua rota. O resultado você pode ver a seguir:

Wombo Combo

Poucas pessoas sabem que o meme Wombo Combo veio da comunidade de Smash Bros. Melee. No torneio de duplas da Southern California Smash Alliance (SCSA) pelo West Coast Circuit 2008, os jogadores Jeff "SilentSpectre" Leung e Mitchell "Tang" Tang realizaram uma jogada perfeitamente sincronizada para finalizar o último oponente da dupla.

Essa sincronia e comunicação ficaram tão famosas que o termo se espalhou rapidamente para representar essas características de jogadas de equipe em outros games, como LoL, Dota e Overwatch.

CBLoiro, ÉOQ e Trabson

A expressão "CBLoiro" ficou famosa por conta do ex-pro player e atual streamer Felipe "YoDa" Noronha, que utilizava com frequência a palavra quando falava do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) durante suas transmissões em meados de 2015.

Outros jargões que YoDa ajudou a espalhar na comunidade foram "ÉOQ", "Trabson" e "Tá na Disney":

  • ÉOQ: Utilizado quando se realiza uma boa jogada. Apareceu a primeira vez em um roubo de barão seguido de um quadra kill (vídeo abaixo) durante uma stream;
  • Trabson: Uma das palavras com significado mais variado no vocabulário de YoDa. Pode ser usada para celebração, falar sobre alguma armadilha, uma jogada errada ou algo aleatório;
  • Tá na Disney: Usado para falar de alguém que não está prestando atenção no jogo - vale notar que não foi YoDa que criou este meme, mas o utiliza com frequência assim como outros streamers brasileiros.

Wallen, GODzera, VACO, ferGOD e felpsGOD

Os brasileiros famosos no cenário de CS:GO também possuem um meme popular no chat da Twitch. Sempre que um dos jogadores realiza um clutch ou outras jogadas inacreditáveis, o chat começa a spammar a variação do nome jogador.

  • Wallen: referente ao Gabriel "FalleN" Toledo, é uma mistura do nome Wall (um cheat que faz o jogador ver pela parede) e FalleN, pois Gabriel muitas vezes prevê a movimentação do inimigo por ser um pro player experiente.
  • GODZera, feGOD e felpsGOD: referente aos jogadores Marcelo "coldzera" David, Fernando "fer" Alvarenga e João "felps" Vasconcellos, essa variação é a mistura do nick com a palavra God (Deus em inglês), pois eles são jogadores que venceram diversos clutchs decisivos - popularizada durante a fase dos jogadores na SK Gaming.
  • VACO: referente ao Epitácio "TACO" de Melo, é a junção de TACO com VAC (siglas do anti-cheat da Valve), pois TACO já realizou jogadas com rápida reação e reflexo que resultam em headshots inacreditáveis.

7-1

O infeliz acontecimento do Brasil contra a Alemanha na FIFA Copa do Mundo 2014 é um dos memes mais usados por pessoas de outros países para incomodar os brasileiros. Em qualquer jogo em que o placar de 7 a 1 aparece - seja em abates, gols ou mapas -, o chat começa a fazer spam de variações como: 7x1, 7-1, Bra71l e muitos outros seguido de um emote.

NA

O meme NA é uma brincadeira da comunidade que utiliza a expressão para zombar de jogadas com demonstração de habilidades um pouco diferentes. A primeira a nascer foi a NA Ult, que representa um momento de Steve "Chauster" Chau de Sona durante a League of Legends Championship Series North America (LCS NA).

Mesmo começando em League of Legends, o meme se expandiu para todos os outros jogos, representando também lances de caráter duvidoso em CS:GO, Overwatch e até quando alguma transmissão fica fora do ar - o famoso NA stream.

Kappa

O Kappa é, de longe, o ícone mais famoso da Twitch, usado com muita frequência quando alguma pessoa é trollada, cometeu um erro simples ou mesmo para mostrar sarcasmo.

O dono desse rosto é Josh DeSeno, um funcionário responsável pela criação do chat da antiga Justin.TV - conhecida hoje como Twitch.TV. Esse emote possui diversas variações, como Keppo, MiniK, KappaHD, KappaRoss, KappaClaus e KappaPride.

Jebaited

Também usado como referência a uma pessoa real, Jebaited é uma referência ao Alex Jebailey, organizador do torneio de fighting games Community Effort Orlando (CEO). O emote entrou na Twitch em 2016 e, posteriormente, uma mensagem-spam usou o meme como uma referência ao bait (quando engana o inimigo para uma armadilha) pela primeira vez.

Em outubro de 2016, um vídeo de um player roubando um Aegis do próprio aliado no Dota 2 ajudou a popularizar ainda mais o meme, que passou a ser usado em todos os games.

PogChamp

Este meme também é conhecido pela comunidade de fighting games, pois é o rosto de Gootecks, co-criador da Cross Counter TV. Em 2009, ele virou um meme por ser uma pessoa carismática e com ótimas expressões.

No entanto, foi na Twitch que ele virou um símbolo mais popular por toda a internet, usado sempre quando acontece uma jogada inacreditável.

LUL

Utilizado para representar uma risada sarcástica, o LUL é a expressão do analista TotalBiscuit, conhecido no cenário de StarCraft 2 e PlanetSide 2, que faleceu em 2018.

Ele foi adicionado oficialmente no chat da Twitch em 2017 com algumas alterações, porém era utilizado anteriormente em fóruns e Twitter desde 2014, sempre com o propósito de ironia ou sarcasmo.

Estes são alguns dos memes mais marcantes dos esports e que aparecem com frequência na comunidade, seja por vídeos no YouTube ou por reações da comunidade. Você se lembra de algum que não foi listado? Fique à vontade para falar deles nos comentários!



Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.

Tags Relacionadas
ComunidadeCS:GOLeague of LegendsSmash BrosOverwatch