League of Legends

Placar de Visão do LoL explicado: tudo sobre sentinelas e controle do mapa

Saiba como completar a missão "Devo estar vendo coisas"
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O uso de sentinelas em League of Legends para controlar Summoner's Rift é crucial para garantir vitórias e melhorar no LoL. O próprio jogo tem uma estatística que monitora quão bem cada jogador contribui neste quesito, seja colocando ou removendo wards. Entenda nesta matéria o que é o Placar de Visão, quais são as ações que o influenciam e o que você deve fazer para aumentar seu valor nas partidas.

Leia mais

O Placar de Visão aparece na tabela de informações de cada partida (ao apertar Tab, veja um número em cima da trinket de cada jogador) e também nas estatísticas pós-jogo. É um número que indica a influência do jogador quanto à visão no mapa, isso inclui sentinelas colocadas e wards inimigos destruídos. Há três fatores determinantes para o valor deste atributo:

  • Duração de sentinela colocada: Cada minuto que uma sentinela fica ativa fornece 1 ponto, dependendo de quão efetiva foi a sentinela
  • Duração de sentinela removida: Remover uma sentinela fornece 1 ponto para cada minuto de duração restante daquela ward (sentinelas permanentes valem 1,5 minuto)
  • Uso de mecânicas de visão: Diferentes mecânicas de visão fornecem pontuações diversas, geralmente entre 0,1 e 0,5. Como exemplos: ativação de Florividente que revela campeões ou monstros épicos, visão do Aronguejo, habilidades de campeões que dão visão, uso de trinkets

A estimativa de valores para o Placar de Visão é igual a (1 ponto por minuto de sentinela ativada) + (1 ponto por minuto negado de duração de sentinela inimiga).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ainda assim, há modificadores que podem aumentar ou diminuir a quantidade de pontos fornecidos para o Placar de Visão. Veja abaixo alguns casos:

  • Relevância: uma sentinela que não detecta campeões, sentinelas ou monstros épicos por algum tempo gradualmente perde valor, podendo chegar a quantidades negativas
  • Redundância: uma sentinela que está perto de outras fontes de visão aliadas (outras sentinelas, estruturas e tropas) durante um tempo gradualmente perde valor, podendo chegar a quantidades negativas
  • Segurança: uma sentinela muito próxima à sua base ou do seu lado do mapa pode fornecer menos pontos
  • Inutilidade: uma sentinela muito perto de uma estrutura aliada ou dentro de sua base ganha automaticamente um modificador de -100% em seu valor base

Como ponto interessante de saber, se uma sentinela é rapidamente eliminada por inimigos, mesmo quase instantaneamente após ser colocada, ainda fornece pontos como se tivesse sobrevivido a pelo menos 20 segundos, ou seja, 0,33 pontos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Se você procura completar a missão "Devo estar vendo coisas", agora já sabe quais fatores mais influenciam na obtenção de pontos para o Placar de Visão. É evidente que algumas posições estão mais propensas a conseguir uma pontuação maior, como suportes, caçadores e até mid laners. Ainda assim, o uso da Florividente e das trinkets é crucial para todas as roles do LoL. Controle de visão é importante e faz bem para todos da sua equipe.

Com estas informações em mente, pense bem na hora de colocar suas sentinelas em Summoner's Rift para conseguir os melhores resultados possíveis. Para ajudar ainda mais, confira o guia do Versus com os melhores lugares e momentos para wardar.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
Guia TFT: Melhores composições e sinergias do Conjunto 3 de Teamfight Tactics
Teamfight Tactics

Guia TFT: Melhores composições e sinergias do Conjunto 3 de Teamfight Tactics

Saiba quais campões e combos priorizar para ficar em 1º nas partidas de Galáxias
Matheus Oliveira
CBLoL: "Fiquei irritado", diz Mora sobre decisão da INTZ de jogar com reservas
League of Legends

CBLoL: "Fiquei irritado", diz Mora sobre decisão da INTZ de jogar com reservas

Segundo o técnico do Santos, os intrépidos não mantiveram a integridade competitiva do CBLoL
Beatriz Coutinho
LoL: Seleção de 82, time de Mayumi, vence Logitech G Challenge
League of Legends

LoL: Seleção de 82, time de Mayumi, vence Logitech G Challenge

A grande final aconteceu no último sábado (8)
Matheus Oliveira