Esports

Pesquisa revela diferença entre visão de pro players e de jogadores amadores

Profissionais são muito mais focados no alvo
@lucas.hagui
Escrito por
Lucas Hagui

Foto: Reprodução/Activision
Foto: Reprodução/Activision

Uma pesquisa realizou testes para comparar a visão de jogadores amadores com pro players em Call of Duty: Modern Warfare e descobriu que profissionais possuem uma visão mais apurada e focada, o que ajuda a ter um melhor desempenho.

Leia mais

A pesquisa realizada pela empresa japonesa Nikkei e traduzida pelo Kotaku utilizou sensores para coletar dados da visão de dois jogadores: um amador e o pro player Leisia, da Libalent Vertex.

No vídeo acima é perceptível a diferença entre ambos. O amador possui uma visão mais dispersa pela tela, observando com mais frequência os componentes do cenário para se localizar. Por isso, quando o inimigo aparece ele tem um tempo de reação menor, já que ele demora para identificar o alvo e começa a atirar muito depois - além de desviar a visão enquanto atira.

Por outro lado, o jogador profissional tem uma linha de visão mais focada no que realmente é importante: mapa, o caminho que realizará e possíveis localizações do inimigo. Quando Leisia olha para o mapa, é em um intervalo muito menor de tempo para voltar a olhar no caminho que está seguindo.

Além disso, quando está em áreas abertas, o pro player observa rapidamente os possíveis locais dos alvos e, se encontrar algum, fica totalmente focado para abatê-lo - além do caminho em que existe a possibilidade de aparecer mais inimigos.

Certamente essa diferença conta com a influência de uma série de fatores, que vão desde a familiaridade com o game, tempo de resposta do jogador e até mesmo a habilidade individual relacionada à capacidade cognitiva.

Conheça mais sobre pro players e sua rotina no vídeo acima, com o episódio sobre esses jogadores na série “A Cultura dos esports”, produzida pelo Versus.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais notícias
Prêmio Esports Brasil 2020 acontece em dezembro
Esports

Prêmio Esports Brasil 2020 acontece em dezembro

Quarta edição da premiação terá adaptações e mais jurados
Helena Nogueira
Herman Miller e Logitech lançam cadeira gamer de R$ 10,7 mil
Mercado

Herman Miller e Logitech lançam cadeira gamer de R$ 10,7 mil

Com foco na ergonomia, produto já pode ser comprado no Brasil
Beatriz Coutinho
Filha do dono da Garena e mais: 10 memes brasileiros dos esports
Esports

Filha do dono da Garena e mais: 10 memes brasileiros dos esports

Saiba a origem de memes como brTT preso, Qué Ota e mais
Beatriz Coutinho