PES

PES: "Estou aberto para propostas de outros clubes", diz GuiFera

Pro player comentou sobre preparo para a etapa das Américas e expectativas para o Mundial
@helenavnogueira
Helena Nogueira
escreve para o Versus.
GuiFera, campeão da PES League em 2017. | Foto: Reprodução
GuiFera, campeão da PES League em 2017. | Foto: Reprodução

Guilherme "GuiFera" Fonseca já está classificado para a final mundial da PES League 2019 no cooperativo, mas também busca o bicampeonato no individual. Durante a Final Regional das Américas da Season 2, na Cidade do México*, o jogador contou ao Versus sobre sua preparação para as duas modalidades, expectativas para a decisão da liga, análise dos adversários e revelou a vontade de representar outro clube de futebol no futuro.

Leia mais sobre PES:


Em dezembro de 2018, GuiFera conquistou a Final Regional das Américas da Season 1 ao lado de sua equipe eLiga Sul Stars, formada por Ralph "RalphMonteiroo" Monteiro e Wanderley “alemaopes_br” Bizerra. Ele conta como se sente com a classificação para a decisão da PES League: "Estou muito feliz. Não só por causa da vitória, mas também porque consegui isto ao lado de dois amigos. Na minha opinião, o cooperativo é inovador e o modo mais emocionante de jogo."

Agora, o pro player também busca uma vaga no individual na etapa da Cidade do México, que acontece neste sábado (4), ao lado de outros quatro brasileiros. "Estou preparado, com a cabeça boa, e treinei bastante", diz. "Caí no grupo da morte novamente [risos], com mais dois brasileiros e um chileno [Rodrigo "Elrey-ymoda" Barrera], e todos eles são grandes jogadores. O nível aqui está muito forte, é difícil cravar quem vai conseguir a vaga, mas vou jogar cada jogo como se fosse uma final".

"Para mim o Brasil tem tudo para levar tanto o mundial do individual quanto do cooperativo. Se não for comigo, espero que o Brasil vença de novo, mas estou bem focado para conquistar o bicampeonato mundial."

Que tal aprender dicas de PES com o campeão mundial? Não deixe de assistir as dicas que GuiFera deu ao Versus (assista abaixo):

O preparo para ambas as modalidades, no entanto, é um desafio - ainda mais considerando o cenário nacional de PES, em que a maioria dos jogadores não dispõe de infraestrutura organizacional.

GuiFera revela que contou com outras equipes e pro players para se preparar para a liga: "Nessas últimas semanas me dediquei mais ao individual, que treino contra o alemao, mas também treinei bastante no modo cooperativo com o trio da TIGERS - eles ajudaram a gente para a 1ª temporada e nós ajudamos eles nesta temporada. Porém, caso eu classifique [na Cidade do México], vou ter que dividir a atenção nos dois. É complicado, pois são dois jogos completamente diferentes."

Em fevereiro, o pro player deixou de representar o Santos F.C., sua equipe de futebol favorita. Porém, ele revelou que está aberto a novas parcerias. "Quero representar outro time, com certeza. Ser um profissional dos esports é algo que escolhi para a minha vida, e estou aberto para propostas de todos os clubes".

O destaque do Brasil na PES League é inegável e, para GuiFera, o desempenho dos jogadores do país seria ainda melhor se competições oficiais acontecessem em solo nacional: "O ideal seria termos mais competições oficiais da Konami durante o ano, tanto no online quanto no presencial. Acho importante porque movimenta ainda mais o cenário."

Quando consultado pelo Versus sobre a questão, André Bronzoni, gerente de marca PES nas Américas, explicou que certas leis brasileiras impedem que a Konami realize torneios no país: "Pessoalmente, isto é um sonho meu, só que, por sermos uma empresa estrangeira, existem algumas leis brasileiras que nos bloqueiam. Não é algo que não fazemos por falta de mercado, pelo contrário, obviamente o mercado brasileiro é muito bom para nós, mas existem entraves legais que nos impedem."

A Final Regional das Américas da PES League 2019 Season 2, de Pro Evolution Soccer (PES), acontece a partir desta sexta-feira (3) na Cidade do México com as disputas do modo cooperativo. Os jogos individuais acontecem neste sábado (4).

Ao todo, o torneio conta com 14 brasileiros, incluindo Guilherme "GuiFera" Fonseca, campeão do mundo em 2017, valendo três vagas diretas para a decisão mundial da liga. Para saber mais sobre a etapa, confira o Guia do Versus.


*A jornalista viajou à convite da Konami



Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.

Tags Relacionadas
PES
Mais notícias
eFootball PES: Time sub-14 do Vasco representará Brasil na final da ICC nos EUA
PES

eFootball PES: Time sub-14 do Vasco representará Brasil na final da ICC nos EUA

Jogadores venceram desafio realizado na BGS 2019
Helena Nogueira
PES League se divide em torneio amador e profissional de clubes para temporada de 2020
PES

PES League se divide em torneio amador e profissional de clubes para temporada de 2020

eFootball.Pro e Open terão início ainda em 2019 com premiação acima de US$ 2 milhões
Helena Nogueira
Perfil: A história de Henrykinho, brasileiro a ir mais longe na PES League 2019
PES

Perfil: A história de Henrykinho, brasileiro a ir mais longe na PES League 2019

Com apenas 18 anos, o pro player é tricampeão nacional e já participou de dois mundiais
Helena Nogueira