PES

PES: "Estou aberto para propostas de outros clubes", diz GuiFera

Pro player comentou sobre preparo para a etapa das Américas e expectativas para o Mundial
@helenavnogueira
Helena Nogueira
é reporter no Versus.
GuiFera, campeão da PES League em 2017. | Foto: Reprodução
GuiFera, campeão da PES League em 2017. | Foto: Reprodução

Guilherme "GuiFera" Fonseca já está classificado para a final mundial da PES League 2019 no cooperativo, mas também busca o bicampeonato no individual. Durante a Final Regional das Américas da Season 2, na Cidade do México*, o jogador contou ao Versus sobre sua preparação para as duas modalidades, expectativas para a decisão da liga, análise dos adversários e revelou a vontade de representar outro clube de futebol no futuro.

Leia mais sobre PES:

Em dezembro de 2018, GuiFera conquistou a Final Regional das Américas da Season 1 ao lado de sua equipe eLiga Sul Stars, formada por Ralph "RalphMonteiroo" Monteiro e Wanderley “alemaopes_br” Bizerra. Ele conta como se sente com a classificação para a decisão da PES League: "Estou muito feliz. Não só por causa da vitória, mas também porque consegui isto ao lado de dois amigos. Na minha opinião, o cooperativo é inovador e o modo mais emocionante de jogo."

Agora, o pro player também busca uma vaga no individual na etapa da Cidade do México, que acontece neste sábado (4), ao lado de outros quatro brasileiros. "Estou preparado, com a cabeça boa, e treinei bastante", diz. "Caí no grupo da morte novamente [risos], com mais dois brasileiros e um chileno [Rodrigo "Elrey-ymoda" Barrera], e todos eles são grandes jogadores. O nível aqui está muito forte, é difícil cravar quem vai conseguir a vaga, mas vou jogar cada jogo como se fosse uma final".

"Para mim o Brasil tem tudo para levar tanto o mundial do individual quanto do cooperativo. Se não for comigo, espero que o Brasil vença de novo, mas estou bem focado para conquistar o bicampeonato mundial."

Que tal aprender dicas de PES com o campeão mundial? Não deixe de assistir as dicas que GuiFera deu ao Versus (assista abaixo):

O preparo para ambas as modalidades, no entanto, é um desafio - ainda mais considerando o cenário nacional de PES, em que a maioria dos jogadores não dispõe de infraestrutura organizacional.

GuiFera revela que contou com outras equipes e pro players para se preparar para a liga: "Nessas últimas semanas me dediquei mais ao individual, que treino contra o alemao, mas também treinei bastante no modo cooperativo com o trio da TIGERS - eles ajudaram a gente para a 1ª temporada e nós ajudamos eles nesta temporada. Porém, caso eu classifique [na Cidade do México], vou ter que dividir a atenção nos dois. É complicado, pois são dois jogos completamente diferentes."

Em fevereiro, o pro player deixou de representar o Santos F.C., sua equipe de futebol favorita. Porém, ele revelou que está aberto a novas parcerias. "Quero representar outro time, com certeza. Ser um profissional dos esports é algo que escolhi para a minha vida, e estou aberto para propostas de todos os clubes".

O destaque do Brasil na PES League é inegável e, para GuiFera, o desempenho dos jogadores do país seria ainda melhor se competições oficiais acontecessem em solo nacional: "O ideal seria termos mais competições oficiais da Konami durante o ano, tanto no online quanto no presencial. Acho importante porque movimenta ainda mais o cenário."

Quando consultado pelo Versus sobre a questão, André Bronzoni, gerente de marca PES nas Américas, explicou que certas leis brasileiras impedem que a Konami realize torneios no país: "Pessoalmente, isto é um sonho meu, só que, por sermos uma empresa estrangeira, existem algumas leis brasileiras que nos bloqueiam. Não é algo que não fazemos por falta de mercado, pelo contrário, obviamente o mercado brasileiro é muito bom para nós, mas existem entraves legais que nos impedem."

A Final Regional das Américas da PES League 2019 Season 2, de Pro Evolution Soccer (PES), acontece a partir desta sexta-feira (3) na Cidade do México com as disputas do modo cooperativo. Os jogos individuais acontecem neste sábado (4).

Ao todo, o torneio conta com 14 brasileiros, incluindo Guilherme "GuiFera" Fonseca, campeão do mundo em 2017, valendo três vagas diretas para a decisão mundial da liga. Para saber mais sobre a etapa, confira o Guia do Versus.

*A jornalista viajou à convite da Konami

Helena Nogueira é repórter no Versus. Siga-a em @helenavnogueira.

Tags Relacionadas
PES
Mais notícias
Gols de Gabigol no Brasileirão 2019 são reproduzidos em PES
PES

Gols de Gabigol no Brasileirão 2019 são reproduzidos em PES

Jogador foi artilheiro do campeonato e recentemente confirmou permanência no Flamengo
Jairo Junior
WESG LATAM adia presencial no Rio de Janeiro
CS:GO

WESG LATAM adia presencial no Rio de Janeiro

Motivo é o surto da doença Coronavírus, que se propaga pela China - local onde aconteceria o Mundial
Jairo Junior
PES: Arsenal inscreve três jogadores na disputa da eFootball.Pro League
PES

PES: Arsenal inscreve três jogadores na disputa da eFootball.Pro League

Torneio de Piqué contém brasileiros do Barcelona entre participantes
Helena Nogueira