Perfil

Perfil: Sneaky, o rosto da Cloud9 no League of Legends

O jogador participou de seis edições do Worlds e também se destaca pelos cosplays
@iugahtk
Lucas Hagui
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução/LoL Esports
Foto: Reprodução/LoL Esports

Zachary "Sneaky" Scuderi é um dos atiradores mais famosos do cenário norte-americano de League of Legends, jogando pela Cloud9. Por ser esse ícone do cenário competitivo, o Versus decidiu destrinchar sua carreira.

Leia mais:


Nascido em 19 de março de 1994, em Winter Springs, Flórida, Sneaky jogou games comoHeroes of Newerth, Defense of the Ancients e World of Warcraft - inclusive, ele foi um dos melhores Mage Rogue em duelos competitivos 2 vs 2. No entanto, foi em League of Legends que ele começou a se destacar como pro player, alguns meses depois de conhecer o game.

Caminho até a LCS

A carreira de jogador profissional começou em abril de 2012 na Ordinance Gaming, jogando na rota do meio. Mas foi quando ele trocou de equipe, em junho do mesmo ano, e entrou na Absolute Legends, que Sneaky descobriu a sua qualidade como atirador.

Jogando em ligas desafiantes, Sneaky passou por times como Pulse Esports e a reserva da Team Dignitas até chegar na Quantic Gaming no ano de 2013, em que conquistou a vaga na LoL Championship Series North America (LCS NA) ao vencer a compLexity Gaming de 3 a 0.

Mesmo com uma conquista marcante para qualquer time desafiante, a Quantic anunciou que iria abandonar a line-up. Para a sorte dos jogadores, a Cloud9 se mostrou interessada e contratou a equipe, ganhando também a vaga para o split de verão da LCS NA em 2013.

Foto: Reprodução/LoL Esports
Foto: Reprodução/LoL Esports

Na época, a liga ainda não operava com o sistema de franquias e as vagas eram dadas às line-ups que conquistaram o espaço. No caso, a equipe era composta por:

  • An "Balls" Van - Topo
  • William "Meteos" Hartman - Selva
  • Hai "Hai" Du Lam - Meio
  • Zachary "Sneaky" Scuderi - Bot
  • Daerek "LemonNation" Hart - Suporte


A organização se deu bem, considerando que o time adquirido era muito habilidoso e mostrou um pensamento diferente a respeito do metagame. Um dos melhores exemplos disso é a composição de Ashe e Zyra na rota inferior, que foi utilizada por muito tempo pela C9 e tinha o foco em prender o inimigo por muito tempo, combinando as ultimates das campeãs para um abate garantido.

Veja a seguir o momento em que Yiliang "Doublelift" Peng, pela Couter Logic Gaming, poderia ter largado o teclado contra o combo de Ashe e Zyra da C9:

Com uma equipe tão diferente, eles estabeleceram recordes existentes até hoje, como a melhor campanha de um time na LCS NA, com 30 vitórias e três derrotas (incluindo jogos dos playoffs) no Summer Split da Season 3 - além de vencer a então favorita Team SoloMid.

Nessa temporada, Sneaky conseguiu um AMA (média de abates, mortes e assistências) de 6,96 na fase regular e 7,56 nos playoffs, um valor bem alto para a função de atirador em um meta no qual AD carries eram especialmente focados pelos adversários.

Essa dominância durou até o primeiro split de 2014, em que a Cloud9 foi bicampeã vencendo a TSM. Após esses dois títulos a C9 não chegou a conquistar a LCS novamente, mas chegou até as finais cinco vezes, provando sua excelência e consistência como equipe.

Desde o início da carreira na liga profissional pela Cloud9, Sneaky nunca deixou de atuar em um mundial, pois venceu todas as qualificatórias regionais e é um dos jogadores que mais apareceu na competição, marcando presença nas edições de 2013 a 2018 do Worlds.

Seu maior destaque no mundial foi a campanha de 2018, no qual a equipe chegou até as semifinais, conquistando também o posto de posição mais alta alcançada por uma equipe norte-americana no torneio.

Waifus e daltonismo

Um fato curioso é que Meteos e Sneaky, além do histórico como parceiros de time, são grandes amigos, e eles realizavam streams em conjunto, falando muitas asneiras durante a transmissão, além de criar o costume de ler todas as mensagens recebidas por meio de doações - até as menos apropriadas.

A união deles é tamanha, que Sneaky tem um travesseiro de waifu (termo para esposa utilizado em animes e mangás) com o rosto de Meteos, que foi usado por muito tempo após a saída do caçador da C9. Eles também participaram de uma propaganda oficial sobre o sistema de honra de LoL.

Outro ponto de destaque é o fato de Sneaky ser daltônico, com protanopia, isto é, dificuldade para enxergar tons de vermelho, e ele mostrou aos fãs o seu problema ótico com um teste durante uma de suas transmissões. Confira a seguir:

Cosplays e mais cosplays!

Além de uma carreira marcante como jogador, Zachary "Sneaky" Scuderi surpreendeu a todos com seus ótimos cosplays de personagens de League of Legends. O primeiro cosplay realizado foi o de Star Guardian Urgot em 2017, mas foi em março de 2018 que ele chocou o mundo com a caracterização de Lux Elementalista.

Durante o ano de 2018, Sneaky realizou outros cosplays e conquistou a simpatia da comunidade e fez muitos jogadores duvidarem de sua sexualidade, com Sivir Entregadora de Pizza, Soraka Guardiã Estelar, Ahri da Dinastia, Xayah e Rakan (com o atirador Bae "Bang" Jun-sik da T1) e o mais recente de Kai'Sa K/DA em fevereiro de 2019.

Confira algumas fotos a seguir:

1/6
Foto: Reprodução/LoL Esports
Foto: Reprodução/LoL Esports
Imagem: Reprodução/Daniel Huang
Imagem: Reprodução/Daniel Huang
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn
Foto: Reprodução/Lynn

O legal dessa história é que os cosplays também se tornaram uma marca registrada do atirador, que aparece até em propagandas oficiais da Cloud9 caracterizado de Lux.

Imagem: Reprodução/Cloud9
Imagem: Reprodução/Cloud9

Com tanta habilidade e carisma, Sneaky conquistou muitos fãs que o seguem até hoje. Atualmente Sneaky está jogando pela Cloud9 no primeiro split da LCS NA 2019, em que está classificado para as semifinais pela 2ª colocação na etapa regular com o placar de 14-4 (vitórias e derrotas).

As partidas são realizadas nos canais oficiais da Riot Games.



Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.

Mais notícias
Perfil: De humor gospel a Free Fire, conheça a história de El Gato
Vídeos

Perfil: De humor gospel a Free Fire, conheça a história de El Gato

Humorista, ator, empresário e um dos maiores influenciadores do battle royale da Garena
Matheus Oliveira
Perfil: Takeshi conta sua trajetória e dá detalhes sobre aposentadoria
League of Legends

Perfil: Takeshi conta sua trajetória e dá detalhes sobre aposentadoria

Capitão anunciou o fim de sua carreira de pro player neste sábado (7)
Helena Nogueira
LoL: A história de Faker, o maior jogador da história
Vídeos

LoL: A história de Faker, o maior jogador da história

O tricampeão mundial é conhecido como o melhor player de League of Legends do mundo
Matheus Oliveira