League of Legends

Pain Gaming vs Team One: quem vence? A final do Circuito Desafiante em números

Um resumo do duelo que vale vaga para o CBLoL
@iugahtk
Lucas Hagui
escreve para o Versus.
Foto: Lucas Takashi/Versus/Montagem
Foto: Lucas Takashi/Versus/Montagem

A grande final do 1º split do Circuito Desafiante 2019 será entre paiN Gaming e Team oNe, que disputarão uma vaga direta para o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) em 20 de abril. Com esse embate cada vez mais próximo, o Versus fez um infográfico com um resumo das principais estatísticas das duas equipes.

Leia mais:

Confira o infográfico a seguir:

Foto: Lucas Takashi/Versus/Criação
Foto: Lucas Takashi/Versus/Criação

As duas equipes se destacam por pontos bem distintos, demonstrados durante as semifinais.

A Team oNe tem um grande poder na rota inferior, com o Luis Felipe "Absolut" Carvalho e Gabriel "JoJo" Dzelme colocando pressão na maioria dos adversários para buscar vantagem, seja em abates ou farm - Absolut liderou a estatística de farm por minuto na fase de grupos e seu suporte sempre fez boas rotações, garantindo o posto de líder em assistências dos golden boys.

A equipe também tem um caçador agressivo, Alanderson "4LaN" Meireles, que sempre tenta pressionar as rotas inimigas no começo e, quando isso não funciona, Mateus "SkyBart" Neves está sempre estável para segurar as pontas ou até mesmo carregar. Isso sem contar no meta do meio, que está bem favorável para assassinos, como LeBlanc e Akali, que são especialidades de Murilo "Takeshi" Alves desde a época da CNB.

Já a paiN Gaming conta com Thiago "tinowns" Sartori com um dos melhores farms do torneio entre os jogadores do meio (8,7 por minuto nos grupos e 9,08 nos playoffs) e uma rota estável. Essa segurança permite que o caçador Gustavo "Minerva" Queiroz também trabalhe agressivamente na selva, pois sabe que terá o apoio de tinowns assim que necessário - seja na parte superior, inferior ou pelos rios de Summoner's Rift.

A top lane e a bot lane são os pontos distintos da equipe - Marcelo "Ayel" Mello conta com o maior número de mortes da paiN, com média de 2,13 na fase regular e 2,67 nos playoffs, e esses ainda são números baixos em comparação ao quadro geral desta estatística. Além disso, estas mortes geralmente acontecem quando Ayel está defendendo seus carregadores nas lutas, principalmente Pedro "Matsu" Gama, o responsável pela maioria dos abates da equipe.

Em contrapartida, Matsu é o que menos morreu na liga, por receber tanta proteção, com média de uma morte por jogo, e tem a maior participação em abates da equipe durante os playoffs, mostrando um estilo mais defensivo voltado ao posicionamento, mas sem deixar de fazer seu papel de causar dano.

Por fim, Eidi "esA" Yanagimachi é um criador de jogadas e se destaca com suportes tanques, principalmente Alistar e Galio, com os quais ele utiliza da iniciação poderosa para garantir lutas em questão de segundos ao ver uma oportunidade. Com isso, ele se sagrou como líder de assistências isolado do torneio, com uma média de 12 assistências por jogo na fase de grupos e 8,73 nos playoffs.

Em questão de números, olhando os confrontos anteriores e dados dos playoffs, a paiN Gaming segue como favorita. No entanto, a Team oNe tem pontos que desafiarão a paiN, principalmente na top lane e bot lane. Os confrontos de SkyBart contra Ayel e a dupla Absolut e JoJo contra Matsu e esA podem ser decisivos, então os caçadores de ambas as equipes provavelmente colocarão muito foco nessas partes do mapa, trabalhando rotações em torno deles para definir os jogos da série.

Não deixe de acompanhar a grande final do Circuitão em 20 de abril, às 13h. A transmissão é feita nos canais oficiais da Riot Games. O vencedor vai direto para o 2º split do Campeonato Brasileiro de LoL, enquanto o perdedor enfrenta a Vivo Keyd na Série de Promoção, que acontece em 27 de abril, no mesmo horário.



Lucas Takashi é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @IugahTK.

Mais notícias
LoL: Faker faz dois dribles incríveis em partida contra RNG no Mundial 2019
League of Legends

LoL: Faker faz dois dribles incríveis em partida contra RNG no Mundial 2019

Ele é realmente o "Unkillable Demon God"
Beatriz Coutinho
Mundial de LoL 2019: Fnatic faz composição sem campeões de longa distância
League of Legends

Mundial de LoL 2019: Fnatic faz composição sem campeões de longa distância

E as torres? Como derrubar?
Matheus Oliveira
LoL: Com destaque em Lucian e Thresh, Riot publica novo teaser
League of Legends

LoL: Com destaque em Lucian e Thresh, Riot publica novo teaser

O que será que os fãs podem esperar do embate entre os dois?
Lucas Hagui