Overwatch

Overwatch: Ana Xisdê analisa Lowkey e Fury, finalistas da 2ª temporada da Contenders

Grande final acontece nesta segunda (19)
@biaacoutinhoo
Beatriz Coutinho
escreve para o Versus.
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução
Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Nesta segunda-feira (19), será definido o grande campeão da 2ª temporada da Overwatch Contenders América do Sul 2019. Lowkey e FURY disputarão o título da decisão e a comentarista Ana Paula "Ana Xisdê" Cardoso fez uma análise das duas equipes finalistas para o Versus.

Leia mais:


Lowkey

Formada no início de 2019 com o objetivo de criar um time forte para disputar o Duelo do Atlântico, a Lowkey é a atual campeã da Contenders. Com este feito, a equipe atingiu sua meta e representou a América do Sul na Alemanha. Após a volta para o Brasil, a line-up do time deixou de ser totalmente formada por brasileiros para ganhar jogadores argentinos, o que mudou a comunicação da equipe.

"A trajetória da Lowkey durante a fase regular é impressionante. O time teve seis vitórias e uma derrota, além de ter perdido somente quatro dos 28 mapas disputados - um de cada tipo: Controle, Assalto, Híbrido e Escolta. As derrotas aconteceram somente nas duas primeiras semanas, momento em que ainda estavam se adaptando às mudanças e no qual, segundo eles, alguns jogadores passaram por problemas pessoais, o que resultou na contratação de reservas que os ajudaram a se manter mais consistentes desde então. Após essa fase, o time concluiu séries de 4 - 0 contra todas as equipes que enfrentaram", explica Ana Xisdê.

Depois de garantir o primeiro lugar da fase de pontos, a Lowkey se classificou direto para a semifinal da disputa. "Pudemos vê-los jogando no formato 2-2-2 pela primeira vez na semifinal contra a UP Gaming, equipe que venceram por 4 a 0 na fase regular. O estilo de jogo caótico da UP e o brilho de seus suportes dificultaram o trabalho da Lowkey, que teve um mapa tirado deles, atrapalhando seu histórico quase perfeito. Ainda assim, a equipe cravou a vitória em seguida".


Segundo a comentarista, o time deverá ter um jogo difícil e equilibrado na final, além de ter que lidar com bastante pressão. Isso se deve não só por serem os atuais campeões, mas "por terem sido tão questionados depois da derrota na segunda semana da fase regular contra a Pinguinos - equipe eliminada dos playoffs pela Fury".

Apesar disso, Ana destaca que a principal característica da line-up é o elemento surpresa: "Na minha opinião, a Lowkey nunca deve ser menosprezada. O time possui jogadores antigos e consagrados no cenário - todos escalados para a Copa do Mundo 2019 - que sempre gostaram de jogar de forma muito confiante. Hoje, eles deixam claro que jogam de acordo com os adversários, explorando suas fraquezas, o que os torna uma equipe difícil de prever e que pode 'entrar na mente' do inimigo e os derrotar de dentro para fora."

Ana afirma que a equipe tem seu maior brilho nos DPS Murillo "murizzz" Tuchtenhagen e Felipe "liko" Lebrao. Contudo, as duplas de tanque e suporte, formadas respectivamente por Máximo "Máximo" Camacho e Maurício "honorato" Honorato, e Pedro "ole" Orlandini e Alan "ddx" Salvati, são extremamente consistentes e permitem que esse brilho aconteça.

Foto: Blizzard Ent./Reprodução
Foto: Blizzard Ent./Reprodução


FURY

Finalista da Contenders por duas vezes, a FURY surgiu de um grupo de amigos que queria apenas participar da Open Division para ganhar o Saldo Blizzard. Com habilidade para ir além, o time alcançou a Contenders e conquistou seu espaço no torneio, participando de todas as temporadas seguintes.

"A trajetória da FURY é surpreendente e conta com cinco vitórias e duas derrotas. O time mostrou que não vinha para brincar a partir da 4ª semana e, depois de sua vitória contra a Pinguinos e histórico até então invicto, ele passou a ser visto mais uma vez como uma grande candidata às primeiras colocações", relembra Ana Xisdê.

Ela aponta que a sinergia é o principal fator responsável por alavancar o elenco: "O time manteve a mesma formação – ou pelo menos a base dela – por muito tempo e, com isso, permitiu a construção desta característica [sinergia] tão essencial para um bom desempenho no Overwatch. Porém, eles não contam só com isso, visto que a mecânica individual de seus jogadores – principalmente Leonardo "Shinigami" Moreira de Pharah e Gabriela "Win98" Vieira de Mercy – os transformou em uma equipe 'assustadora' para quem os enfrentasse".

Ana Xisdê aponta Beast como um dos destaques da FURY | Foto: Reprodução
Ana Xisdê aponta Beast como um dos destaques da FURY | Foto: Reprodução

Segundo a comentarista, o time continuou a mostrar sua evolução constante mesmo com a chegada do formato 2-2-2 obrigatório, trazendo diversas outras composições mais adaptadas ao meta. Apesar disso, a equipe seguiu com sua composição tradicional, mas passaram a aplicá-la de forma "mais situacional e consciente".

Ela ressalta quais são os destaques da line-up: "Em muitos momentos, é possível considerar que os grandes pilares são Shinigami e Renzo 'Searchy' Castagnaro, jogadores estrelas. Porém, vou além e trago o mais novo membro da equipe como alguém que provavelmente ficará em evidência nestes playoffs: Julian 'BEAST' Lauandos."

"Com a escolha do time em trazer novas composições, todos os jogadores se encontram em algum momento fora de sua zona de conforto. Porém, eles mantêm Beast em sua D.va, trazendo-a em basicamente todas as composições. Com isto, a equipe conta com um pouco mais de consistência em estilo de jogo e mecânica, mesmo com tantas adaptações".

Agora que você sabe tudo sobre as duas equipes finalistas da Contenders, não vai perder os jogos, não é mesmo? A decisão do torneio começa às 19h do horário de Brasília. Para assistir à série, acompanhe a transmissão no player abaixo:



Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Mais notícias
Overwatch: Fãs criam skins inspiradas em personagens da Nintendo
Overwatch

Overwatch: Fãs criam skins inspiradas em personagens da Nintendo

Criações mostram ideias para o lançamento do jogo no Nintendo Switch
Beatriz Coutinho
Liga Overwatch: Enthusiast Gaming anuncia compra de ações da Vancouver Titans
Mercado

Liga Overwatch: Enthusiast Gaming anuncia compra de ações da Vancouver Titans

A empresa se uniu à Luminosity para criação de uma nova holding
Matheus Oliveira
Overwatch League: Vancouver Titans e NYXL se enfrentarão na final dos vencedores
Overwatch League

Overwatch League: Vancouver Titans e NYXL se enfrentarão na final dos vencedores

O vencedor irá para a grande final da temporada
Beatriz Coutinho