Esports

Os maiores destaques femininos dos eSports em 2017 no Brasil

Play like a girl!
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho
Montagem: Versus
Montagem: Versus

O cenário brasileiro de eSports está repleto de estrelas. Entre elas, nomes grandes do cenário competitivo, como Gabriel "Fallen" Toledo, Felipe "brTT" Gonçalves e Leo "Zigueira" Duarte. Mas será que são apenas eles que merecem destaque nos esportes eletrônicos?

O Versus selecionou mulheres que também merecem espaço e que se dedicam aos jogos e à criação de conteúdo para o mundo dos eSports. Casters, apresentadoras, pro players e influenciadoras que entregam boa parte de suas vidas a games como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e outros.

Confira abaixo os grandes destaques femininos de 2017 nos esportes eletrônicos, e deixe nos comentários mais indicações que precisamos conhecer!

© Reprodução
© Reprodução

Luana “Ludarc” Felix

Conhecida na comunidade de Smite como Ludarc, a atiradora Luana começou a jogar profissionalmente em 2015 pela CNB. Em seguida ela teve uma rápida participação na equipe Black Panthers, antes de voltar para a CNB.

Em julho deste ano, Ludarc entrou para a ETES eSports e está mandando muito bem junto com seu time. Neste sábado (11), ela e a equipe disputarão a Final Regional Brasileira de Smite contra a Black Dragons.

A decisão vai ser realizada na MAX5 em São Paulo, na capital paulista, e ainda há ingressos disponíveis para conferir a pro player jogando.

Você pode acompanhar a Ludarc em sua página no Facebook.

© Reprodução
© Reprodução

Vivo Keyd Stars

Um outro bom exemplo de nomes de destaque em 2017 foram as jogadoras de Counter-Strike: Global Offensive da Vivo Keyd, que antes jogavam pela Innova, antiga line-up feminina da Dexterity.

O time é majoritariamente composto por jogadoras já conhecidas do cenário, que jogam desde a época do CS 1.6, como Juliana "showliana" Maransaldi, Camila "cAmyy" Natale, Pamella "pan" Shibuya, Bruna "bizinha" Marvila e Gabriela "GaBi" Maldonado, que possui um histórico mais recente no jogo de tiro.

Atualmente, esta equipe é a única feminina disputando a liga principal da Gamers Club, saindo da fase de grupos com um resultado positivo de 3 a 0, conquistando um lugar nos playoffs para disputar por uma vaga na liga profissional.

Além disso, as pro players foram campeãs da Brasil Game Show 2017 e está a caminho de Los Angeles para disputar as classificatórias americanas da World Electronic Sports Games.

© Reprodução
© Reprodução

BootKamp Gaming

Outra equipe de grande destaque no cenário feminino e com pro players experientes no CS:GO, a BootKamp é representada por Claudia "santininha" Santini, Jessica "fly" Pellegrini, Amanda "AMD" Abreu, Gabriela "gabs" Freindorfer e Ana "Ninha" Barbosa.

As jogadoras representaram o Brasil no ESU Masters 2017, torneio feminino que aconteceu dentro da DreamHack Summer 2017, em Jönköping, na Suécia.

Elas também foram as vencedoras do campeonato realizado durante o Greenk Tech Show 2017, em junho.

© Reprodução
© Reprodução

Fernanda “nandawow” Kruschewsky

Neste ano, a Copa América de World of Warcraft ganhou uma nova voz. Passando de fã, jogadora e streamer para narradora, a baiana nandawow faz parte da equipe de transmissão do torneio junto com Thauê “nevestudao” Neves e Vitor “Jiraya” Mantovani.

Além de ser caster do torneio, Fernanda também é streamer de Overwatch do time Brasil Gaming House. Ela também mantém um canal no Youtube, no qual fala sobre suas experiências como narradora e faz gameplays. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Nayara “NaySyl” Sylvestre

Muito conhecida entre a comunidade de Hearthstone, a NaySyl é caster oficial da Blizzard e narradora dos circuitos Hearthstone Championship Tour (HCT) e Global Games, desde janeiro.

Além de narradora, “Nay” também é streamer de HS pela equipe Keep Gaming. Ela, inclusive, já escreveu um guia de como criar um deck poderoso em Hearthstone para o Versus. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Ana Paula “Xisdê” Cardoso

Desde criança, Ana sempre gostou de games e já há algum tempo ela se tornou comentarista de Overwatch.

Ela comento diversos torneios, entre eles a grande final do Logitech Challenge de Overwatch e sua participação mais recente no cenário foi durante a transmissão da Copa do Mundo de OW no canal VecetTV no Twitch. Siga-a no Twitter.

Você pode conhecer mais sobre a Ana no 5º episódio do Overcast.

© Reprodução
© Reprodução

Nyvi Estephan

Nyvi é atualmente uma das maiores influenciadoras do cenário de eSports no Brasil. Apresentadora da MAX5 e da X5TV, Nyvi já foi host diversas modalidades de esportes eletrônicos como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Hearthstone, Clash Royale e muito mais.

Ela também conta com um canal no YouTube que já tem quase 300 mil inscritos, em que ela fala principalmente sobre games e cultura pop. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Carolina "CajuTV"

CajuTV é uma YouTuber que atualmente conta com mais de um milhão de inscritos em seu canal -- confira aqui.

A influenciadora fala principalmente sobre Clash Royale, como foco em dicas e no cenário competitivo do game mobile - e tem até o seu próprio clã, o Caju Royale. Acompanhe mais do seu trabalho em seu Twitter.

Mônica "Riyuuka" Arruda

Riyuuka já tem uma história de anos em League of Legends. Em maio de 2017, a pro player, que era reserva na equipe TShow, entrou para a Pain Gaming, uma das maiores organizações de eSports no país, como streamer.

Com isso, a pro player se tornou a primeira streamer a entrar na Pain Gaming no Brasil.

Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Nicolle “Cherrygumms” Merhy

Cherrygumms foi a primeira pro player feminina de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. Começou suas atividades no cenário competitivo de Quake, e aos poucos se tornou profissional no jogo de tiros da Ubisoft.

Enquanto alavancou seu canal com gameplays, Cherry, como é conhecida por fãs, também criou a organização de eSports Black Dragons, que é atualmente um dos melhores times de Rainbow Six do Brasil.

Atualmente, Cherrygumms é a apresentadora do Quick Play, vídeo semanal de notícias do Versus. Acompanhe no canal do Versus e o Twitter oficial da Cherry.

© Reprodução
© Reprodução

Carol "Tawna" Oliveira

Conhecida entre a comunidade de League of Legends, Tawna era uma streamer do LoLzinho até o começo desse ano.

Em abril deste anos, a influenciadora foi contratada pela Riot Games para apresentar o League News, e agora faz parte da equipe CBLoL.

Siga- no Twitter.

O Versus acredita que o eSport é um cenário para todos e todas. Matéria elaborada por Barbara Gutierrez, Beatriz Coutinho e Thaís Stagni.

Mais notícias
Prêmio Esports Brasil 2020 acontece em dezembro
Esports

Prêmio Esports Brasil 2020 acontece em dezembro

Quarta edição da premiação terá adaptações e mais jurados
Helena Nogueira
Herman Miller e Logitech lançam cadeira gamer de R$ 10,7 mil
Mercado

Herman Miller e Logitech lançam cadeira gamer de R$ 10,7 mil

Com foco na ergonomia, produto já pode ser comprado no Brasil
Beatriz Coutinho
Filha do dono da Garena e mais: 10 memes brasileiros dos esports
Esports

Filha do dono da Garena e mais: 10 memes brasileiros dos esports

Saiba a origem de memes como brTT preso, Qué Ota e mais
Beatriz Coutinho