Esports

Os maiores destaques femininos dos eSports em 2017 no Brasil

Play like a girl!
@biaacoutinhoo
Beatriz Coutinho
escreve para o Versus.
Montagem: Versus
Montagem: Versus

O cenário brasileiro de eSports está repleto de estrelas. Entre elas, nomes grandes do cenário competitivo, como Gabriel "Fallen" Toledo, Felipe "brTT" Gonçalves e Leo "Zigueira" Duarte. Mas será que são apenas eles que merecem destaque nos esportes eletrônicos?

O Versus selecionou mulheres que também merecem espaço e que se dedicam aos jogos e à criação de conteúdo para o mundo dos eSports. Casters, apresentadoras, pro players e influenciadoras que entregam boa parte de suas vidas a games como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e outros.

Confira abaixo os grandes destaques femininos de 2017 nos esportes eletrônicos, e deixe nos comentários mais indicações que precisamos conhecer!

© Reprodução
© Reprodução

Luana “Ludarc” Felix

Conhecida na comunidade de Smite como Ludarc, a atiradora Luana começou a jogar profissionalmente em 2015 pela CNB. Em seguida ela teve uma rápida participação na equipe Black Panthers, antes de voltar para a CNB.

Em julho deste ano, Ludarc entrou para a ETES eSports e está mandando muito bem junto com seu time. Neste sábado (11), ela e a equipe disputarão a Final Regional Brasileira de Smite contra a Black Dragons.

A decisão vai ser realizada na MAX5 em São Paulo, na capital paulista, e ainda há ingressos disponíveis para conferir a pro player jogando.

Você pode acompanhar a Ludarc em sua página no Facebook.

© Reprodução
© Reprodução

Vivo Keyd Stars

Um outro bom exemplo de nomes de destaque em 2017 foram as jogadoras de Counter-Strike: Global Offensive da Vivo Keyd, que antes jogavam pela Innova, antiga line-up feminina da Dexterity.

O time é majoritariamente composto por jogadoras já conhecidas do cenário, que jogam desde a época do CS 1.6, como Juliana "showliana" Maransaldi, Camila "cAmyy" Natale, Pamella "pan" Shibuya, Bruna "bizinha" Marvila e Gabriela "GaBi" Maldonado, que possui um histórico mais recente no jogo de tiro.

Atualmente, esta equipe é a única feminina disputando a liga principal da Gamers Club, saindo da fase de grupos com um resultado positivo de 3 a 0, conquistando um lugar nos playoffs para disputar por uma vaga na liga profissional.

Além disso, as pro players foram campeãs da Brasil Game Show 2017 e está a caminho de Los Angeles para disputar as classificatórias americanas da World Electronic Sports Games.

© Reprodução
© Reprodução

BootKamp Gaming

Outra equipe de grande destaque no cenário feminino e com pro players experientes no CS:GO, a BootKamp é representada por Claudia "santininha" Santini, Jessica "fly" Pellegrini, Amanda "AMD" Abreu, Gabriela "gabs" Freindorfer e Ana "Ninha" Barbosa.

As jogadoras representaram o Brasil no ESU Masters 2017, torneio feminino que aconteceu dentro da DreamHack Summer 2017, em Jönköping, na Suécia.

Elas também foram as vencedoras do campeonato realizado durante o Greenk Tech Show 2017, em junho.

© Reprodução
© Reprodução

Fernanda “nandawow” Kruschewsky

Neste ano, a Copa América de World of Warcraft ganhou uma nova voz. Passando de fã, jogadora e streamer para narradora, a baiana nandawow faz parte da equipe de transmissão do torneio junto com Thauê “nevestudao” Neves e Vitor “Jiraya” Mantovani.

Além de ser caster do torneio, Fernanda também é streamer de Overwatch do time Brasil Gaming House. Ela também mantém um canal no Youtube, no qual fala sobre suas experiências como narradora e faz gameplays. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Nayara “NaySyl” Sylvestre

Muito conhecida entre a comunidade de Hearthstone, a NaySyl é caster oficial da Blizzard e narradora dos circuitos Hearthstone Championship Tour (HCT) e Global Games, desde janeiro.

Além de narradora, “Nay” também é streamer de HS pela equipe Keep Gaming. Ela, inclusive, já escreveu um guia de como criar um deck poderoso em Hearthstone para o Versus. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Ana Paula “Xisdê” Cardoso

Desde criança, Ana sempre gostou de games e já há algum tempo ela se tornou comentarista de Overwatch.

Ela comento diversos torneios, entre eles a grande final do Logitech Challenge de Overwatch e sua participação mais recente no cenário foi durante a transmissão da Copa do Mundo de OW no canal VecetTV no Twitch. Siga-a no Twitter.

Você pode conhecer mais sobre a Ana no 5º episódio do Overcast.

© Reprodução
© Reprodução

Nyvi Estephan

Nyvi é atualmente uma das maiores influenciadoras do cenário de eSports no Brasil. Apresentadora da MAX5 e da X5TV, Nyvi já foi host diversas modalidades de esportes eletrônicos como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Hearthstone, Clash Royale e muito mais.

Ela também conta com um canal no YouTube que já tem quase 300 mil inscritos, em que ela fala principalmente sobre games e cultura pop. Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Carolina "CajuTV"

CajuTV é uma YouTuber que atualmente conta com mais de um milhão de inscritos em seu canal -- confira aqui.

A influenciadora fala principalmente sobre Clash Royale, como foco em dicas e no cenário competitivo do game mobile - e tem até o seu próprio clã, o Caju Royale.Acompanhe mais do seu trabalho em seu Twitter.

Mônica "Riyuuka" Arruda

Riyuuka já tem uma história de anos em League of Legends. Em maio de 2017, a pro player, que era reserva na equipe TShow, entrou para a Pain Gaming, uma das maiores organizações de eSports no país, como streamer.

Com isso, a pro player se tornou a primeira streamer a entrar na Pain Gaming no Brasil.

Siga-a no Twitter.

© Reprodução
© Reprodução

Nicolle “Cherrygumms” Merhy

Cherrygumms foi a primeira pro player feminina de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege. Começou suas atividades no cenário competitivo de Quake, e aos poucos se tornou profissional no jogo de tiros da Ubisoft.

Enquanto alavancou seu canal com gameplays, Cherry, como é conhecida por fãs, também criou a organização de eSports Black Dragons, que é atualmente um dos melhores times de Rainbow Six do Brasil.

Atualmente, Cherrygumms é a apresentadora do Quick Play, vídeo semanal de notícias do Versus. Acompanhe no canal do Versus e o Twitter oficial da Cherry.

© Reprodução
© Reprodução

Carol "Tawna" Oliveira

Conhecida entre a comunidade de League of Legends, Tawna era uma streamer do LoLzinho até o começo desse ano.

Em abril deste anos, a influenciadora foi contratada pela Riot Games para apresentar o League News, e agora faz parte da equipe CBLoL.

Siga- no Twitter.


O Versus acredita que o eSport é um cenário para todos e todas. Matéria elaborada por Barbara Gutierrez, Beatriz Coutinho e Thaís Stagni.

Mais notícias
Manchester City exibe símbolo da FaZe ao entrar em campo pelo Campeonato Inglês
CS:GO

Manchester City exibe símbolo da FaZe ao entrar em campo pelo Campeonato Inglês

Organização de esports e clube de futebol anunciaram parceria em setembro
Beatriz Coutinho
Alemanha quer facilitar emissão de visto para pro players estrangeiros
Esports

Alemanha quer facilitar emissão de visto para pro players estrangeiros

Projeto de lei pode ser aprovado em breve
Matheus Oliveira
PlayStation lança plataforma de torneios com conteúdo voltado ao competitivo
Esports

PlayStation lança plataforma de torneios com conteúdo voltado ao competitivo

É possível participar de campeonatos diretamente do console
Helena Nogueira