GT Sport IGN

Como é o cenário de automobilismo virtual no Brasil?

Nosso país é um dos principais concorrentes na categoria
@felipe.cardoso
Felipe Cardoso
escreve para o Versus.
© Reprodução
© Reprodução

Quando se trata de automobilismo, o Brasil é sempre um país com fortes nomes. O histórico brasileiro nos grids é reconhecido mundo afora, seja por Ayrton Senna, Felipe Massa e entre outros grandes profissionais da área.

Já os jogos de corrida nos eSports ainda são algo recente. Mesmo assim, o automobilismo virtual vem crescendo a cada dia e já apresenta bons resultados - o investimento de Fernando Alonso no mercado de esportes eletrônicos demonstra bem isso.

Mas afinal, como é o cenário de automobilismo virtual no Brasil?


Graças aos fãs

Atualmente em nosso país, apenas a comunidade sustenta a cena competitiva deste ramo - que inclui jogos como Fórmula 1, GT Sport, Project Cars 2 e outros.

A falta de organizações para realizar eventos oficiais é um problema na região, apesar de existirem competições brasileiras geridas pelos próprios fãs, que contam com uma margem de 400 pilotos e mais de 40 ligas organizadas.

Foto: Erasmo Bacco.
Foto: Erasmo Bacco.

Erasmo Bacco é narrador de automobilismo virtual (AV) há quase cinco anos e apresenta uma vasta experiência no cenário.

Formado em locução de rádio, o narrador é um dos grandes nomes da categoria no país, e a equipe do Versus entrou em contato com ele para compreender mais este universo dos carros, altas velocidades e batidas catastróficas.

"Por incrível que pareça, o Brasil hoje no mercado competitivo mundial, se não for o maior país, deve estar entre os maiores. Existem pilotos internacionais que preferem participar das ligas brasileiras devido ao alto grau de competitividade das mesmas", menciona Bacco.

A criação de jogos focados nos eSports, como os recentes Project Cars 2 e o GT Sports, somada com campeonatos específicos, causaram um crescimento muito grande no cenário internacional.

Foto: Desafio GT Sport IGN
Foto: Desafio GT Sport IGN

Desafio GT Sport IGN

A criação do campeonato Desafio GT Sports IGN pela Webedia pode ser um grande divisor de águas para a cena nacional de AV. Pelo motivo do Brasil apresentar grandes pilotos e uma boa audiência, com uma média de 3 a 5 mil visualizações nas transmissões.

"Pilotos competitivos não nos faltam, público também não, então dependemos apenas apenas da vontade das produtoras", acredita Bacco. Assim, para o profissional, a iniciativa da Webedia foi o pontapé inicial que faltava para o cenário.


Histórico na modalidade

O fanatismo brasileiro por carros é algo conhecido, logo, o automobilismo virtual não seria diferente. Em quase todas as plataformas e games, sempre existem pilotos brasileiros no topo do mundo, como o Hugo Luis, campeão mundial em 2011 na categoria fórmula no Iracing; Cristiano de Sá, quinto colocado no mundial da DTM no Raceroom e o Igor Fraga, finalista do mundial de Fórmula 1.

Logo, com o investimento de grandes nomes no cenário, provavelmente o AV deve crescer ainda mais, seja mundialmente ou no próprio Brasil. E se você deseja acompanhar mais sobre automobilismo virtual, pode assistir à fase final do campeonato Desafio GT Sports IGN, que acontece neste final de semana (2 e 3 de dezembro, sábado e domingo) nos canais oficiais do IGN Brasil!


Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Mais notícias
Logitech G Challenge: Calendário, equipes e tudo o que você precisa para acompanhar o campeonato
League of Legends

Logitech G Challenge: Calendário, equipes e tudo o que você precisa para acompanhar o campeonato

Torneio terá decisão na BGS 2018
Barbara Gutierrez
Final do Desafio GT Sport, Mundial de Clash Royale, Cute na SuperLiga e mais - Quick Play
Quick Play

Final do Desafio GT Sport, Mundial de Clash Royale, Cute na SuperLiga e mais - Quick Play

As principais notícias do Versus da última semana
Beatriz Coutinho
SK Gaming campeã, Liga Escolar de LoL, F1 nos eSports e mais - Quick Play
Quick Play

SK Gaming campeã, Liga Escolar de LoL, F1 nos eSports e mais - Quick Play

As principais notícias do Versus da última semana
Beatriz Coutinho