Comunidade

Muito além do Street Fighter: Os jogos de luta que (quase) ninguém conhece

Você tem um minuto para ouvir a palavra do Guilty Gear?
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Montagem: Matheus Oliveira
Montagem: Matheus Oliveira

A comunidade de jogos de luta é agraciada com competições a todo momento. Jogos como Street Fighter, Tekken e Injustice possuem seus próprios circuitos competitivos, mas outros games deste cenário ficam à sombra destes grandes títulos. Pensando nisso, o Versus preparou uma lista com alguns fighting games que talvez você nunca tenha notado.

Leia mais:

Guilty Gear Xrd REV 2

Guilty Gear é um game de estilo anime que ganhou mais notoriedade desde o anúncio de Dragon Ball FighterZ, já que ambos são produzidos pela mesma desenvolvedora, a empresa japonesa Arc System Works.

O jogo segue um modelo de expansões semelhante a MMOs como World of Warcraft. A última atualização de GG lançada se chama Revelator 2 (REV 2), que chegou em 2017 trazendo novos personagens, cenários e balanceamentos.

O game não conta com uma grande base de fãs no Ocidente - muitos apontam seu modelo de negócio como fator decisivo, já que as expansões possuem um custo similar ao de um jogo novo.

Por outro lado, no Oriente, Guilty Gear é uma grande paixão dos pro players. Como exemplo dessa popularidade, a competição do título na EVO Japão 2017 apresentou o segundo maior número de inscrições do evento.

Pokkén Tournament

Quem achava que Pokémon brilhava apenas nos portáteis, não poderia estar mais errado. Lançado em julho de 2015 para os fliperamas japoneses, Pokkén Tournament é um game gerado pela parceria entre a Nintendo e Bandai Namco, trazendo os já conhecidos monstrinhos em um ambiente de luta em três dimensões.

Já no ano de seu lançamento, o jogo teve diversos torneios, chegando a fazer parte da line-up principal de campeonatos da EVO 2016.

Em 2017, o game recebeu uma versão aprimorada para Nintendo Switch, continua fazendo sucesso no Japão e conquistou também parte do cenário norte-americano.

Soul Calibur

O jogo de luta da Bandai Namco é um ícone histórico nas competições, com torneios realizados desde os primórdios - como exemplo, Soul Calibur marca presença na EVO desde 2002.

O último game da franquia foi lançado em 2012 e fez parte da line-up principal da EVO do mesmo ano.

Em 2013, os fãs foram agraciados com uma versão em alta definição e recursos online de Soul Calibur II. Atualmente, os fãs aguardam o lançamento do sexto título da série.

Soul Calibur costuma fazer sucesso entre vários públicos devido aos personagens convidados que marcam presença no elenco de lutadores, como Heihachi Mishima de Tekken, Yoda e Darth Vader de Star Wars. Em Soul Calibur VI, o protagonista de The Witcher, Geralt, foi o escolhido.

Dead or Alive

Dead or Alive é talvez o game de luta mais polêmico já lançado, devido ao visual apelativo usado para representar suas personagens femininas.

O que poucos sabem é que o jogo conta com uma das mecânicas mais reverenciadas pela comunidade de fighting games, fazendo sucesso inclusive com jogadoras do meio.

Como exemplo, há a francesa Marie-Laure "Kayane" Norindr, grande pro player de DoA, reconhecida pelo Guinness como a mulher com a melhor campanha dentro dos torneios de jogos de luta.

O jogo possui um sistema parecido com o de Guilty Gear, lançando expansões periódicas para adicionar novos conteúdos. O último lançamento da franquia foi em 2015, com Dead or Alive 5: Last Round.

BlazBlue

Assim como Guilty Gear, este é outro jogo no estilo anime que ganhou atenção pelo lançamento de Dragon Ball FighterZ.

Em 2015, BlazBlue Central Fiction foi o último título lançado pela Arc System Works, e desde então, o game marca presença na line-up principal da EVO.

Com uma grande base de fãs no Japão, o jogo oferece mecânicas diferentes de Guilty Gear e por isso tem um público distinto, sendo um dos títulos mais disputados quando se trata de eventos de jogos de luta.


E você, é fã de algum jogo dessa lista?




Matheus Oliveira é redator do Versus e é do #TeamGuiltyGear. Siga-o no Twitter.

Mais notícias
Mapa impossível de Super Mario Maker é recriado no CS:GO
CS:GO

Mapa impossível de Super Mario Maker é recriado no CS:GO

Não se engane, é difícil de passar no CS:GO também!
Helena Nogueira
CS:GO: Stewie dribla time inimigo com smoke e mostra que é o rei da furtividade
CS:GO

CS:GO: Stewie dribla time inimigo com smoke e mostra que é o rei da furtividade

O jogador ainda fechou o round com quatro eliminações
Helena Nogueira
Fortnite: Campeão da Copa do Mundo sofre "trote da SWAT" durante transmissão
Fortnite

Fortnite: Campeão da Copa do Mundo sofre "trote da SWAT" durante transmissão

Felizmente esse swatting não gerou problemas para Bugha
Helena Nogueira