League of Legends

LoL: Soraka Top é o novo fenômeno da solo queue; entenda o pick

Nerfs já estão a caminho, mas ainda há tempo
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

Uma nova estratégia de League of Legends (LoL) envolvendo o uso de Soraka na rota do topo tem tomado conta das filas ranqueadas solo, principalmente em regiões como a Coreia do Sul e América do Norte, gerando burburinho entre a comunidade. Um funcionário da Riot Games já até declarou que a campeã receberá nerfs severos em atualizações futuras. Mas o que é tão forte na Soraka Top?

Leia mais

Para início de discussão, é importante notar que Soraka não recebeu nenhum buff em habilidades e os itens que ela costuma utilizar também não sofreram mudanças pelo menos desde o patch 9.15, em 31 de julho de 2019. A chave por trás do sucesso da campeã na rota do topo está no fato de que ela consegue sobreviver bem a campeões com poucos gap closers, acelera sua build com o ouro do farm e consegue ter impacto no mapa com a ultimate Desejo (R).

A ideia não é vencer a lane, mas sim conseguir ouro com as tropas, evitando ser abatido pelo adversário com bastante recuperação de vida graças ao Chamado Estelar (Q) - maximizado primeiro, fácil de acertar contra alvos de combate corpo-a-corpo e relativamente abusável devido ao baixo custo de mana - e ainda o silêncio e enraizamento de Equinócio (E). Com Soraka Top, o uso de teleporte não é tão obrigatório, visto que ela consegue e deve ajudar outras lanes com a cura da ultimate. Opte por Barreira para sobreviver melhor a ganks e dives.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A build é semelhante à usada como suporte, mas com Graal Profano de Athene como primeiro item, passando para Redenção, dois itens que podem ser adquiridos rapidamente com o farm no top. Opções seguintes são Turíbulo Ardente, Ampulheta de Zhonya e Semblante Espiritual. O propósito é ser um segundo suporte com build acelerada e pronta no midgame e ter impacto na partida mesmo na posição de top laner. Para compensar, é interessante que outros campeões da composição sejam capazes de alto potencial de dano, assim há equilíbrio entre ataque e durabilidade.

August "August" Browning, designer sênior de campeões na Riot Games, disse em uma transmissão ao vivo que Soraka será nerfada graças à sua proeminência na rota do topo. "A taxa de vitórias [de Soraka] está na faixa dos 56/57%, o que é overpowered. [...] no momento ela é a campeã mais forte da rota do topo". Enquanto isso ainda não acontece, aproveite para experimentar a estratégia.

Martin "Wunder" Nordahl Hansen, top laner da G2 Esports, escolheu Soraka Top em uma partida da League European Championship (LEC) no último final de semana, contra a Origen. Ele ainda teve um diferencial, pois escolheu Golpear como seu feitiço de invocador e fez o item de HP, eventualmente seguindo para Graal e Turíbulo, com Botas Ionianas da Lucidez.

Não é a primeira vez que Soraka figura na rota do topo ou em outras posições além de suporte. A campeã já foi uma mid laner extremamente eficaz antes de seu rework e há jogadores que a utilizam na Top Lane com sucesso nos ranques mais altos do LoL há tempos. Além disso, outros suportes já tiveram seu momento de brilhar em outros papéis, como Lulu, Taric, Sona e Tahm Kench.

A questão que fica é: se Soraka Top é tão eficiente porque entre campeões da rota do topo ela consegue apenas farmar, sobreviver e intervir com a ultimate global, quão importante realmente é o papel de um top laner no meta atual de League of Legends?

Outro campeão que tem grande destaque na rota do topo é Sett - que, inclusive, perde para Soraka. Se você quer saber como jogar com O Chefe, convidamos Leonardo "Robo" Souza, da Vivo Keyd, para dar suas primeiras impressões do personagem. Assista ao vídeo acima.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
LoL: Cosplayer constrói arco funcional incrível da skin Projeto Ashe
League of Legends

LoL: Cosplayer constrói arco funcional incrível da skin Projeto Ashe

Esse "projeto" ficou incrível (hehe)
Beatriz Coutinho
LoL: 10 pro players que viraram técnicos e analistas
League of Legends

LoL: 10 pro players que viraram técnicos e analistas

Relembre quem surgiu no competitivo jogando e mudou de carreira
Beatriz Coutinho
Perfil: Froskurinn e a luta para tornar o mundo dos esports um lugar melhor
League of Legends

Perfil: Froskurinn e a luta para tornar o mundo dos esports um lugar melhor

Conheça a carreira e a trajetória da comentarista até os holofotes da LEC
Helena Nogueira