League of Legends

LoL: Saia das ranqueadas! Lux suporte de Pós-Choque é a nova moda da LCK

Estratégia já infestou a soloQ de outras regiões
@luccabucks
Matheus de Lucca
escreve para o Versus.

Uma das maiores constantes em League of Legends é a aversão da comunidade por Lux na posição de suporte, uma vez que se criou um estigma em torno dos jogadores que levam a Dama da Luz para a rota inferior. Apesar disso, pro players da League Champions Korea (LCK) começaram a usar uma estratégia que elevou a escolha de meme a counter eficaz, utilizando a runa Pós-Choque.

Leia mais


A primeira aparição da Lux suporte de Pós-Choque no cenário competitivo internacional foi durante o Mid-Season Invitational 2019. O suporte da Phong Vũ Buffalo, Nguyễn “Palette” Hải Trung, fez a escolha contra a Team Liquid, sem muito sucesso, mas a ideia caiu no gosto dos jogadores no mundo todo logo em seguida.

Na LCK, Lux de Pós-Choque está sendo usada para combater picks agressivos na rota inferior, como Nautilus, Rakan e Galio. A teoria por trás da escolha é que a Dama da Luz pode frear a iniciação dos suportes adversários com seu Q - Ligação da Luz e receber os bônus de armadura e resistência mágica da runa, virando a troca a seu favor. Como se isso já não bastasse, com o W - Barreira Prismática impulsionado pela runa secundária Golpe de Escudo - que tem sinergia com a passiva Iluminação - ela não só tem muita proteção, como grande explosão de dano.

Página de runa mais usada por pro players para Lux suporte de Pós-Choque | Foto: Matheus de Lucca/Reprodução
Página de runa mais usada por pro players para Lux suporte de Pós-Choque | Foto: Matheus de Lucca/Reprodução

Até o momento em que esta nota foi escrita, Lux foi banida no cenário profissional internacional oito vezes e escolhida em outras seis - média que representa a maior presença competitiva da personagem em anos, e a temporada está apenas começando. Sua maior participação até agora foi na LCK, mas ela já figurou também na LPL e LCS.

Na liga chinesa, o suporte da Dominus Esports, Ling "Mark" Xu, usou a Lux suporte contra os atuais campeões mundiais da Invictus Gaming e venceu a partida. Inclusive, ele recebeu o título de MVP por sua performance e precisão ao acertar diversas Ligações de Luz. Veja abaixo:

Mas não foi apenas entre pro players que a popularidade de Lux aumentou. Desde a atualização 9.10 a taxa de escolhas da campeã nas ranqueadas vem aumentando: ela foi de 8,25% para 11,81% e com a chegada do patch 9.11 essa porcentagem subiu para 20,34%. A taxa de vitória também sofreu um aumento, indo de 51,84% para 52,84% e 53,18%, respectivamente. Para as estatísticas, usamos como base o site op.gg.

Se você quiser usar o pick em suas partidas, pode conferir a página de runa mais usada pelos pro players acima. Os itens para compor a build de Lux na posição de suporte são o Gume do Ladrão Arcano, Graal Profano de Athene, Redenção, Turíbulo Ardente, Ladrão de Almas de Mejai e Botas da Mobilidade.

Quer melhorar suas habilidades no "Lolzinho"? No vídeo acima, o Versus mostra como é a experiência de participar de um curso de pro player de League of Legends, ministrado pela Live Arena.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus de Lucca é editor assistente do Versus. Siga-o no Twitter em @luccabucks.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
LoL: Splash arts dos 40 campeões originais são substituídas por fanarts
League of Legends

LoL: Splash arts dos 40 campeões originais são substituídas por fanarts

Comemorando os 10 anos de League of Legends
Matheus Oliveira
LoL: Diana receberá rework visual e em algumas habilidades
League of Legends

LoL: Diana receberá rework visual e em algumas habilidades

Mudanças ficarão entre o trabalho feito com Ezreal e Aatrox
Matheus Oliveira
Legends of Runeterra: Riot diz qual foi a carta mais usada no teste antecipado
Legends of Runeterra

Legends of Runeterra: Riot diz qual foi a carta mais usada no teste antecipado

Muita gente já a viu em ação, não há como "negar"
Lucas Hagui