League of Legends

LoL é o jogo de PC de maior impacto do último trimestre, aponta pesquisa

A Riot Games é a desenvolvedora mais bem representada entre os principais
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

De acordo com uma pesquisa, League of Legends (LoL) foi o jogo de PC de maior impacto no último trimestre, seguido de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Valorant, Fortnite e Dota 2. Dentre os títulos que compreendem o Top 15 de mais influentes do mesmo período, a Riot Games tem a maior representação com a presença de Legends of Runeterra (LoR) e Teamfight Tactics (TFT).

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A pesquisa, publicada pelo The Esports Observer e feita em parceria com a Newzoo, avalia fatores como jogadores ativos, horas assistidas na Twitch, premiações distribuídas, transmissões simultâneas, horas assistidas de torneios e número total de campeonatos dentro do período de três meses. Como aponta o relatório, LoL tem sido o jogo de maior impacto somando estes valores já há cinco trimestres, ou seja, por mais de um ano.

Foto: The Esports Observer/Reprodução
Foto: The Esports Observer/Reprodução

Conforme o relatório, a maior parcela do impacto de LoL se dá graças a seu número de jogadores, que é o dobro do game que ocupa a segunda posição neste quesito, curiosamente outro título da Riot Games: Valorant. Além disso, LoL ficou em segundo lugar no critério de horas assistidas na Twitch, perdendo justamente para Valorant, game FPS que teve seu lançamento em 2 de junho de 2020.

Apesar deste fator, LoL foi o game com o maior número de horas de torneios assistidas no último trimestre. De fato, ligas regionais como o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) registraram recordes de audiência e a própria League European Championship (LEC) teve um aumento de audiência nas primeiras semanas do 2º split em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, o cenário de CS:GO contou com o maior número de campeonatos e distribuiu a maior quantia de premiação, com aproximadamente US$ 4,9 milhões. O torneio que premiou a maior quantia foi a primeira temporada do Flashpoint, com US$ 1 milhão em premiação total.

Uma das surpresas é Valorant, que já estreou em terceiro lugar da lista de games mais influentes logo em seu trimestre de lançamento. Parte do sucesso pode ser atribuído à sua estratégia de lançamento, com o beta fechado cujo acesso era liberado por meio de transmissões da Twitch. O sistema de drops do acesso ao FPS da Riot Games foi um dos fatores que fez a plataforma de streaming registrar o maior público de sua história, em meio à pandemia da COVID-19.

Outros dados interessantes da pesquisa:

  • Fortnite foi o game mais transmitido da Twitch, ocupando a terceira posição de game mais assistido na plataforma;
  • Dota 2 caiu duas posições da lista em relação ao período anterior, muito graças à redução de torneios em meio à pandemia;
  • De acordo com o relatório, Legends of Runeterra já registrou mais jogadores ativos do que Hearthstone, apesar de baixa visualização na Twitch e ausência de cenário competitivo oficial.

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