/mute all

Às vezes, o 'tilt' leva à derrota. Imagem: Reprodução/Riot Games

Jogar League of Legends nem sempre é divertido, principalmente em partidas ranqueadas. Situações complicadas, tais como rage, comunicação falha e companheiros de time que não cooperam são um conjunto de fatores que podem refletir de forma negativa, 'tiltando' o jogador e piorando sua jogabilidade.

Leia mais:

Mas o que é 'tiltar'? A palavra tilt (cuja tradução livre do inglês traz verbos como oscilar, por exemplo), é muito utilizada pelos fãs de LoL para retratar um jogador que travou no meio na partida. A origem remete aos antigos mecanismos das máquinas de Pinball que travavam constantemente e impossibilitavam o término do jogo.

A partir do momento em que algum dos cinco pro players tilta durante o jogo, tudo pode desandar - isso porque o trabalho em equipe é necessário para garantir a vitória.

Mas então, existem formas para evitar o tilt na soloQ (modo de fila ranqueada) no League of Legends? O Versus conversou com especialistas da Pro Gaming e Red Canids e recebeu dicas valiosas para não tiltar nas ranqueadas.

Ficar sério demais às vezes pode não ajudar. Imagem: Reprodução/Riot Games

1) Não leve tão a sério

Uma das dicas de Pedro "LEP" Marcari, topo da Red Canids, é não levar a partida tão a serio. 

Ao jogar ranqueadas, é comum ter uma postura mais séria durante os confrontos; isso pode atrapalhar na hora de tomar decisões e realizar jogadas.

2) Não se importe com os erros do time

Matheus "SkyBart" Neves, topo da Pro Gaming, crê que é importante não focar nos erros do seu time. 

Caso isso aconteça, é provável que a sua equipe enfrente uma situação tóxica de xingamentos que nada acrescenta ao jogo.

3) Faça pausas entre as ranqueadas

Perdeu? Faça uma pausa, saia um pouco do PC e não jogue direto por um longo período - essa é a dica de Hugo "Galfi" Garcia, treinador da Red.

Desta forma, você retorna com uma nova mentalidade para defender as torres da sua line-up.

O famigerado e sonhado duo do amor. Imagem: Reprodução/Riot Games

4) Tenha um duo

Para Emerson "BocaJunioR" Alencar, suporte da PRG, contar com a ajuda de um duo é uma boa alternativa.

Afinal, o duo do amor sempre vai te entender, né? É sempre importante ter alguém ao seu lado para manter uma comunicação e sincronia constante - além de também ter um ombro amigo para chorar as derrotas ou comemorar as vitórias.

5) Dê o seu melhor 

Segundo LEP, é essencial dar o seu melhor durante o game.

Em algumas situações, é difícil continuar jogando com a mesma animação do início do jogo, portanto, se esforçar ao máximo é uma opção para não travar nas partidas.

6) Abuse do erro inimigo

Não focar nos defeitos aliados é importante, mas SkyBart acredita que abusar do erro do inimigo é essencial para a vitória.

Assim, você também esquece de se preocupar com problemas do seu time por se apoiar nas falhas do adversário.

Se alongar entre um embate e outro ajuda a relaxar e pode melhorar seu desempenho. Imagem: Reprodução/Riot Games

 7) Pratique alongamentos  

Conselho de mestre: se alongar entre uma partida e outra pode ser muito bom.

Matheus "Professor" Leirião, suporte da PRG, e Galfi, da Red, dizem que praticar alongamento ajuda a dar uma relaxada e resulta em mudanças dentro dos campos de batalha... Isso sem falar na prevenção de tendinites ou eventuais dores nas costas de tanto jogar!

8) Foque no jogo 

Outra dica que muitos especialistas dão é aumentar o foco no game. 

Dessa forma, evite conversas paralelas e preste atenção apenas no LoL. As chances de destruir o Nexus rival aumentam quando você se foca completamente na partida.

9)  Evolua

Gustavo "Minerva" Queiroz e Matheus" Trigod" Trigo da PRG acreditam que é importante procurar evoluir para os próximos combates.

Desta forma, é possível se preparar para outros jogos, analisar os erros e acertos de cada ranqueada para entender a causa do tilt e, assim, melhorar o nível de jogabilidade.

10) Use a função de silenciar

Os pro players da Pro Gaming - BocaJunior, Leonardo "Lynkez" Cassuci, Minerva, Lucas "Luskka" Rentechen e  Trigod - sugerem usar sempre que possível a ferramenta de silenciar (ou mutar, como também é chamada) invocadores.

Mutar o time inimigo é essencial para não lidar com conversas provocativas. Caso sua própria equipe iniciar diálogos não amigáveis, silenciar pode ser a melhor resposta para sua saúde mental.


BÔNUS: Ouça música

Isso mesmo! Segundo Lynkez, BocaJunioR, Luskka e Professor, ouvir música pode dar uma ajudinha na hora de lutar nos campos de batalha enquanto relaxa escutando seus artistas prediletos.

Prestou atenção em todas as dicas? Agora é focar em colocá-las em prática e não usar mais desculpas para perder as ranqueadas. Mas lembre-se: só não vale dançar no meio da luta e perder os objetivos!



Siouxsie Rigueiras é jornalista no Versus e gosta de jogar ranqueada cantando Bring Me The Horizon e Falling In Reverse. Siga-a no Twitter! 

Tags Relacionadas
League of Legends
Guias