League of Legends

LoL: 10 campeões mais nerfados da história

Relembre os personagens considerados fortes que levaram o famoso nerf
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira

Montagem: Matheus Oliveira/Versus
Montagem: Matheus Oliveira/Versus

League of Legends já passou por altos e baixos com seus mais de 10 anos de vida, com metagames variados girando em torno de campeões e itens poderosos, além de combinações de runas que . Porém, alguns foram considerados tão fortes que acabaram sendo tão nerfados que nunca mais apareceram.

Leia mais:

Akali

Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

O rework implementado em Akali em 2018 a transformou em um dos campeões mais poderosos de LoL, necessitando de diversos nerfs para que fosse considerada balanceada novamente.

No momento de lançamento de sua atualização, Akali não podia ser revelada de nenhuma forma enquanto dentro de Proteção do Crepúsculo (W), nem sequer ser alvejada por torres, o que, para muitos, era passar dos limites com a mecânica de stealth.

Por tal razão, os nerfs recebidos nesta habilidade foram os mais expressivos, seja quando a personagem passou a poder ser alvo de torres ou quando certas habilidades podiam revelar a campeã. Mas além disso, outras partres do kit de skills da Akali foram alteradas, como o Golpe dos Cinco Pontos (Q) e a ultimate Execução Perfeita (R). Até os patches mais recentes como o 10.3, a campeã continua recebendo modificações.

Nerfs pós-rework: 8.18, 8.22, 8.24, 9.3, 9.9, 9.11, 9.14, 9.18, 9.24, 10.3

Evelynn

1/2
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Quem jogou LoL durante a primeira temporada do jogo sabe o quão perigosa podia ser Evelynn. A personagem não era a mais escolhida em competições ou por jogadores profissionais, mas seu kit a fazia ser a rainha das filas ranqueadas.

A campeã que fica invisível e é perfeita para emboscadas não podia ser revelada a não ser por Sentinelas Detectoras, o que fazia muitos não investirem contra a personagem. Além disso, toda vez que saía da invisibilidade ela podia atordoar um ou mais inimigos. Porém, após nerfs, Evelynn perdeu muito de seu potencial e passou a ser "esquecida" até seu rework.

Com seu primeiro ataque não causando mais atordoamento, apenas reduzindo velocidade de movimento e sua ultimate perdendo a propriedade de cura e velocidade de ataque, as taxas de vitórias caíram consideravelmente ao ponto de fazer qualquer um que a escolhesse ser acusado de trollar a partida.

O nerf que removeu o atordoamento chegou com a atualização V1.0.0.120, em 22 de junho de 2011. Evelynn teve um breve período de efetividade depois de receber uma nova ultimate, em 19 de julho de 2012 no patch V1.0.0.143 - note que a campeã passou mais de um ano "ignorada" pela Riot.

Aatrox

1/2
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Outro rework de campeão que causou problemas foi o de Aatrox, que por ser considerado forte demais no lançamento, fez com a Riot retirasse mais do que poder bruto, mas também o que muitos consideram identidade do personagem: sua habilidade de reviver.

Após sua atualização, o personagem permaneceu na rota do topo causando muito dano com uma regeneração de vida absurda, sendo explorado por pro players. Porém, ao invés de buscar maneiras de deixar suas mecânicas balanceadas, no patch 9.18 a Riot subitamente retirou a propriedade da ultimate do campeão - que antes era inclusive apenas sua passiva.

Além dessa remoção, o campeão passou por diversos enfraquecimentos, porque por mais que suas características fossem removidas, seus números ainda eram altos e sua presença no competitivo permaneceu alta.

Nerfs pós-rework: 8.14, 8.16, 8.23, 9.2, 9.3, 9.9, 9.12, 9.14, 9.18

Olaf

1/2
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Quem acha que Olaf é poderoso nas mãos certas agora, não conheceu o campeão nas primeiras temporadas de LoL. Basicamente, o personagem contava com um kit parecido com o que possui atualmente, mas com atributos base muito mais altos. O personagem era uma boa escolha na selva e também no topo e tomou conta do cenário competitivo por um breve período.

O “problema” foi parcialmente resolvido no patch 3.01 - três de suas quatro habilidades receberam nerfs, inclusive sua ultimate, que dava penetração de armadura e reduzia todo dano recebido, além de fornecer a ele a imunidade a controles de grupo. Os enfraquecimentos da época foram tão pesados que quando outro campeão recebia nerfs severos se dizia que ele recebeu o "tratamento Olaf".

O kit de Olaf não mudou tanto no quesito funcional, mas seus números são completamente diferentes e mais baixos do que antigamente.

Rek'sai

Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Rek’sai, o Terror do Subterrâneo, foi lançada no patch 4.21 de LoL em 2014. A primeira impressão de todos acerca da personagem foi unânime: muito forte. Rek’sai veio com um kit base com muita durabilidade, roubo de vida a torto e a direito e, como se não bastasse, um teleporte global com pouco tempo de recarga.

Apesar da percepção de que ela era uma campeã forte, seu impacto foi realmente percebido quando os pro players começaram a abusar de sua presença global, boa limpeza da selva e especialmente a possibilidade de "ver" inimigos na fog of war com a sua passiva, dando informações valiosas aos times. Não tinha um ponto em que Rek'Sai não era boa, a não ser pelo extremo late game - e ainda assim a capacidade de obter visão dela era inigualável.

Para resolver o desequlíbrio foram aplicadas diversas reduções de valores das habilidades da campeã, incluindo um mini rework que transformou seu transporte global em uma ferramenta de dano.

Nerfs desde o lançamento: 5.1, 5.2, 5.7, 5.10, 5.13, 5.17, 6.14, 6.17, 6.18, 9.6, 9.9.

Aphelios

Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Aphelios é um dos campeões mais recentes de LoL e chegou como a grande maioria dos novos personagens: sendo considerado muito forte. Graças à sua mecânica única de troca de armas, muitos de seus números precisaram ser alterados desde seu lançamento em dezembro de 2019.

Até o momento já foram mais de 20 nerfs recebidos pelo atirador e apenas o mais recente foi suficiente para tirá-lo dos holofotes das partidas profissionais e filas ranqueadas. Basicamente, em toda atualização depois da 9.24 o campeão recebeu alguma alteração.

Kalista

Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Nos anos que seguiram seu lançamento de 2014, Kalista conquistou seu espaço entre os campeões mais fortes de League of Legends, com destaque para a quinta temporada, em 2015, quando fez parte de muitas telas de pick e bans na maioria das regiões.

Sua mecânica única de pular entre ataques fazia com que ela fosse extremamente segura em lutas e outros aspectos do seu kit foram considerados ideais para partidas profissionais, como a ultimate que serve para salvar o suporte ou iniciar uma luta e o acúmulo de lanças do E, que garante objetivos facilmente.

Seus atributos foram expressivamente reduzidos desde então e, no patch 6.6, em 2016, uma habilidade passiva de seu W passou a ser ativada apenas quando próxima ao suporte da equipe, o que reduziu drasticamente o potencial da campeã, pois fornece velocidade de ataque. Além dessa alteração, vários enfraquecimentos de números foram aplicados, até mesmo o dano dela é aplicado em menor % em cada golpe básico.

Uma das alterações que mais impactou Kalista e a tirou de jogo foi a redução dos saltos da sua passiva - e portanto de sua velocidade de ataque - toda vez que ela recebe uma lentidão, visto que há inúmeras formas de aplicar lentidão. Essa mudança fez com que seu gameplay se tornasse frustrante e afastou muitos jogadores casuais da campeã.

Nerfs desde o lançamento: 5.17, 5.22, 6.6, 7.18, 8.4, 9.1, 10.8, 10.13

Irelia

1/2
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Após seu rework em 2018, Irelia chegou ao game destruindo todo e qualquer adversário na rota do topo, o que fez a Riot Games implementar um hotfix - mudança emergencial no jogo - um dia após ser disponibilizada, reduzindo todos seus atributos base e retirando propriedades exclusivas de suas habilidades novas.

Porém, antes disso, no começo de LoL, a campeã já era a favorita das atualizações, recebendo nerf após nerf sem motivos tão aparentes, o que gerou um dos memes mais populares de LoL, “better nerf Irelia”, melhor nerfar a Irelia, em português.

Ainda assim, sua nova versão talvez se adeque melhor ao meme, visto que já recebeu mais mudanças do que a Irelia pré-rework teve. Mesmo com tantas atualizações, a campeã ainda é bem escolhida entre os jogadores e de vez em quando aparece em partidas profissionais, mostrando que independente de seus números, o kit de habilidades dela tem espaço no jogo.

Nerfs pós-rework: 8.13, 8.15, 8.21, 8.24, 9.2, 9.3, 9.12.

Mordekaiser

1/3
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

Logo antes do início do Mundial de 2015, a Riot decidiu implementar uma mudança no game, criando a classe dos Colossos, que transformou personagens incluindo Mordekaiser em brutamontes causadores de dano para a rota do topo.

O Revenã de Ferro, após a alteração, acabou ficando forte demais, principalmente por conseguir mais experiência com o abate de cada minion e, além disso, sua ultimate podia ser usada no Dragão e, caso o efeito estivesse no monstro quando ele cair, o time do lutador podia contar não apenas com seus campeões, mas com um dragão fantasma para ajudar. O campeão foi nerfado extensivamente, principalmente por ter polarizado as escolhas de campeões durante o Mundial daquele ano - ou você bania, ou você o escolhia.

Mas após seu rework em 2019, o personagem voltou mais forte do que nunca, com um novo kit de habilidades que também foi considerado opressor logo de cara, recebendo um hotfix imediato. Desde então, Mordekaiser não recebeu tantos nerfs, mas suas versões antigas passaram bastante pela mesa de palmadas da Riot.

Kassadin

1/2
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução
Imagem: Riot Games/Reprodução

O Andarilho do Vazio era sinônimo de vitória para o time que conseguisse o escolher. O kit de habilidades de Kassadin era poderoso já que contava com dano mágico, teleportes que causavam muito dano e a possibilidade de silenciar qualquer oponente. O campeão chegou a ser o mais banido tanto nas filas ranqueadas quanto em partidas competitivas.

Na temporada 4, a Riot implementou mudanças no personagem, retirando o poder de silenciar qualquer um com sua Esfera Nula (Q), que passou a apenas cancelar feitiços em canalização, assim como removeu o retorno de mana de sua ultimate Caminhar na Fenda por acertar algum oponente. Além disso, a ultimate perdeu diversas propriedades: deixou de acumular até 10 vezes, deixou de ser amplificada por poder de habilidade (AP) e passou a custar ainda mais a cada stack.

Depois disso, o campeão recebeu ainda mais mudanças, apesar de ter ganho de volta algumas propriedades anteriores, como o scaling de AP na ultimate. Essas alterações enfraqueceram Kassadin o suficiente para que ele deixasse de ser uma escolha tão unânime - seja para pickar ou banir - mas sua força ainda se faz presente para aqueles que conseguem segurar o jogo até o nível 16.

Nerfs desde a temporada 4: 4.7, 4.9, 4.12, 5.3, 5.4, 5.7, 8.24, 9.2, 9.24, 10..

Além de nerfs e buffs, o metagame de LoL já entrou em crise em diversos momentos por diversos motivos. Quer relembrar alguns deles? Veja o vídeo acima.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of Legends
Mais notícias
LoL: Elise e Amumu podem receber novas skins de Halloween
League of Legends

LoL: Elise e Amumu podem receber novas skins de Halloween

A hora dos doces ou travessuras se aproxima
Matheus Oliveira
LoL: Dopa deixará filas ranqueadas coreanas em breve para entrar no exército
League of Legends

LoL: Dopa deixará filas ranqueadas coreanas em breve para entrar no exército

Lenda do servidor sul-coreano cumprirá serviço militar obrigatório
Beatriz Coutinho
LoL: Lighsticks oficiais do K/DA estão disponíveis para pré-venda
League of Legends

LoL: Lighsticks oficiais do K/DA estão disponíveis para pré-venda

Para curtir o show do grupo do jeito certo
Matheus Oliveira