EVO

Linha do tempo: Como a EVO se tornou o maior evento de jogos de luta do mundo

Porque um K.O. vale muito
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução/Versus
Foto: Reprodução/Versus

O evento de jogos de luta mais importante do mundo está chegando! A Evolution Championship Series 2018 (EVO) terá início nesta sexta (3) e se estende até domingo (5), em Las Vegas, nos Estados Unidos, e o Versus está aqui para contar tudo sobre a história da maior competição de fighting games da história.

Leia mais:

Como tudo começou

A história do maior ponto de encontro para os apaixonados por jogos de luta começou há mais de 20 anos. Em 1996, com 40 participantes, acontecia o primeiro Battle by the Bay (Batalha na Baía, em tradução para o português), campeonato de Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, que recebeu o nome por ser sediado na cidade litorânea de Sunnyvale, na Califórnia.

Não demorou muito para que o torneio fosse procurado pelos jogadores mais sedentos por resultados e com o desejo de lutar contra os melhores. Rapidamente, os EUA viraram parada obrigatória para os competidores de fighting games.

Foi somente em 2002, no entanto, que o evento transformou-se no que é hoje. O Battle by the Bay mudou-se para Las Vegas e adotou o nome de Evolution Championship Series, ou EVO, abrindo suas portas pela primeira vez com uma homenagem aos maiores fliperamas norte-americanos do período:

O maior desde o começo

Já na primeira edição, a EVO chamou a atenção de competidores internacionais, coroando grandes ícones do cenário competitivo de fighting games: Justin Wong e Hajime "Tokido" Taniguchi se consagraram como campeões da primeira Evolution, competindo em Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK, respectivamente.

Em 2004, a EVO retornou para a Califórnia, mas não deixou de expandir em relação ao evento anterior. Com mais de 700 jogadores disputando em nove categorias diferentes, a Evolution daquele ano mudou a história da competição por ser a primeira a trocar as tradicionais máquinas de fliperama por consoles e televisões.

Além de marcar essa transição, a edição de 2004 também ficou na memória dos fãs por ser a casa de um dos momentos mais marcantes da história dos jogos: o EVO Moment #37, trecho da partida entre Daigo Umehara e Justin Wong. Nele, o competidor japonês apara todos os ataques do golpe especial da Chun-Li de Justin, em Street Fighter III: Third Strike.

O reconhecimento

No ano seguinte, a Evolution voltou para Las Vegas e, em 2006, a importância do evento aumentou aos olhos das grandes empresas, visto que foi o momento em que a Capcom anunciou seu apoio oficial para o campeonato. Além disso, a edição se destacou das EVOs anteriores por possuir um torneio de Mario Kart DS em sua line-up.

Em 2013, o sucesso crescente do evento foi revertido para ações beneficentes. As modalidades do campeonato foram escolhidas por meio de voto popular, que foi feito a partir de doações à BCRF (Breast Cancer Research Foundation), fundação que combate o câncer de mama - beneficiada por outros projetos como a recente Mercy Rosa, em Overwatch.

A partir de 2016, entrou em jogo um dos personagens mais importantes das últimas EVOs: o Mandala Bay Resort and Casino, hotel em Las Vegas com uma arena de eventos com capacidade para 12 mil pessoas, onde acontecem as finais de todos os campeonatos desde então.

A mudança de local transformou as decisões em grandes shows que, a partir dali, passaram a ser transmitidas na televisão norte-americana, fazendo a audiência do evento crescer exponencialmente.

Em 2018, a EVO promete ser ainda mais grandiosa, além de marcar a inauguração de um segundo evento. Recebendo o mesmo nome, a EVO Japão levou a sensação do maior show de jogos de luta para o outro lado do mundo.


Com o maior público da história do evento, a Evolution deste ano acontece entre os dias 3 e 5 de agosto.

Confira todos os detalhes da competição em nosso guia e não deixe de acompanhar o fim de semana mais importante do ano para os fighting games!



Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.

Tags Relacionadas
EVO
Mais notícias
Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio
Smash Bros

Smash Ultimate: Final da EVO 2019 quebra recorde de audiência do torneio

Foram quase 280 mil espectadores na Twitch
Beatriz Coutinho
Terceira edição da EVO Japão acontece em 2020
Jogos de Luta

Terceira edição da EVO Japão acontece em 2020

Amantes dos jogos de luta já têm um torneio para assistir no próximo ano
Helena Nogueira
EVO 2019: Mexicano MKLeo é campeão de Super Smash Bros. Ultimate
Smash Bros

EVO 2019: Mexicano MKLeo é campeão de Super Smash Bros. Ultimate

Saiba as colocações dos brasileiros que disputaram a modalidade
Beatriz Coutinho