EVO

Linha do tempo: Como a EVO se tornou o maior evento de jogos de luta do mundo

Porque um K.O. vale muito
@_matheusF23
Escrito por
Matheus Oliveira
Foto: Reprodução/Versus
Foto: Reprodução/Versus

O evento de jogos de luta mais importante do mundo está chegando! A Evolution Championship Series 2018 (EVO) terá início nesta sexta (3) e se estende até domingo (5), em Las Vegas, nos Estados Unidos, e o Versus está aqui para contar tudo sobre a história da maior competição de fighting games da história.

Leia mais:

Como tudo começou

A história do maior ponto de encontro para os apaixonados por jogos de luta começou há mais de 20 anos. Em 1996, com 40 participantes, acontecia o primeiro Battle by the Bay (Batalha na Baía, em tradução para o português), campeonato de Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, que recebeu o nome por ser sediado na cidade litorânea de Sunnyvale, na Califórnia.

Não demorou muito para que o torneio fosse procurado pelos jogadores mais sedentos por resultados e com o desejo de lutar contra os melhores. Rapidamente, os EUA viraram parada obrigatória para os competidores de fighting games.

Foi somente em 2002, no entanto, que o evento transformou-se no que é hoje. O Battle by the Bay mudou-se para Las Vegas e adotou o nome de Evolution Championship Series, ou EVO, abrindo suas portas pela primeira vez com uma homenagem aos maiores fliperamas norte-americanos do período:

O maior desde o começo

Já na primeira edição, a EVO chamou a atenção de competidores internacionais, coroando grandes ícones do cenário competitivo de fighting games: Justin Wong e Hajime "Tokido" Taniguchi se consagraram como campeões da primeira Evolution, competindo em Marvel vs. Capcom 2 e Capcom vs. SNK, respectivamente.

Em 2004, a EVO retornou para a Califórnia, mas não deixou de expandir em relação ao evento anterior. Com mais de 700 jogadores disputando em nove categorias diferentes, a Evolution daquele ano mudou a história da competição por ser a primeira a trocar as tradicionais máquinas de fliperama por consoles e televisões.

Além de marcar essa transição, a edição de 2004 também ficou na memória dos fãs por ser a casa de um dos momentos mais marcantes da história dos jogos: o EVO Moment #37, trecho da partida entre Daigo Umehara e Justin Wong. Nele, o competidor japonês apara todos os ataques do golpe especial da Chun-Li de Justin, em Street Fighter III: Third Strike.

O reconhecimento

No ano seguinte, a Evolution voltou para Las Vegas e, em 2006, a importância do evento aumentou aos olhos das grandes empresas, visto que foi o momento em que a Capcom anunciou seu apoio oficial para o campeonato. Além disso, a edição se destacou das EVOs anteriores por possuir um torneio de Mario Kart DS em sua line-up.

Em 2013, o sucesso crescente do evento foi revertido para ações beneficentes. As modalidades do campeonato foram escolhidas por meio de voto popular, que foi feito a partir de doações à BCRF (Breast Cancer Research Foundation), fundação que combate o câncer de mama - beneficiada por outros projetos como a recente Mercy Rosa, em Overwatch.

A partir de 2016, entrou em jogo um dos personagens mais importantes das últimas EVOs: o Mandala Bay Resort and Casino, hotel em Las Vegas com uma arena de eventos com capacidade para 12 mil pessoas, onde acontecem as finais de todos os campeonatos desde então.

A mudança de local transformou as decisões em grandes shows que, a partir dali, passaram a ser transmitidas na televisão norte-americana, fazendo a audiência do evento crescer exponencialmente.

Em 2018, a EVO promete ser ainda mais grandiosa, além de marcar a inauguração de um segundo evento. Recebendo o mesmo nome, a EVO Japão levou a sensação do maior show de jogos de luta para o outro lado do mundo.

Com o maior público da história do evento, a Evolution deste ano acontece entre os dias 3 e 5 de agosto.

Confira todos os detalhes da competição em nosso guia e não deixe de acompanhar o fim de semana mais importante do ano para os fighting games!

Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.

Tags Relacionadas
EVO
Mais notícias
EVO 2020 ainda acontecerá a partir de julho, segundo organização
EVO

EVO 2020 ainda acontecerá a partir de julho, segundo organização

Evento será realizado entre 31 de julho e 2 de agosto
Helena Nogueira
Com Marvel vs. Capcom 2, EVO 2020 divulga line-up de torneios
Jogos de Luta

Com Marvel vs. Capcom 2, EVO 2020 divulga line-up de torneios

Evento deixará de lado Mortal Kombat 11 e novamente Smash Bros. Melee
Matheus Oliveira
É hora de morfar! Power Rangers: Battle for the Grid terá circuito competitivo
Esports

É hora de morfar! Power Rangers: Battle for the Grid terá circuito competitivo

Você está preparado?
Beatriz Coutinho