League of Legends

Guia LoL, Senna Suporte: Build, runas e itens para A Redentora

A primeira campeã feita para ser uma atiradora suporte
@lucas.hagui
Lucas Hagui
é reporter no Versus.
Foto: League of Legends/Reprodução
Foto: League of Legends/Reprodução

Senna é a 146ª campeã de League of Legends (LoL). Diferente de outros suportes, A Redentora também é uma atiradora e traz uma dinâmica diferente do padrão, com cura e dano que aumentam conforme o jogo avança. Para entender melhor a personagem, o Versus traz um guia com builds, runas e até mesmo a explicação de matchups.

Leia mais

Prioridade de habilidades


R>Q>W>E

É importante focar a habilidade Escuridão Perfurante (Q) nos níveis iniciais, porque é a principal fonte de dano e cura para o seu atirador em rota. Além disso, a skill tem uma interação com ataques básicos, que reduzem em 1 segundo o tempo de recarga do Q a cada golpe.

A habilidade Abraço Final (W) é uma boa opção para iniciar engages ou até mesmo para aplicar harass no inimigo, pois tem um tempo de recarga baixo e auxilia na coleta de almas por meio da passiva.

A Maldição da Névoa Negra (E) pode servir durante toda a partida com apenas com um ponto, fornecendo mobilidade para seus aliados e ajudando a preparar ganks a partir do nível 3, que é quando você colocará o primeiro ponto e procurará comunicar com o caçador para bolar uma emboscada.

Por fim, a Sombra da Alvorada (R), como toda ultimate, deve ser upada sempre que possível.

Foto: League of Legends/Reprodução
Foto: League of Legends/Reprodução

Runas

Senna é uma campeã versátil que pode utilizar bem até três opções de runas. A primeira é feita com foco na página de "Feitiçaria - Invocar Aery", fortalecendo a cura e dano causado nos inimigos em trocas rápidas, ideal para começar a jogar com a personagem.

A segunda opção é "Dominação - Eletrocutar", que dá muito mais dano em rota e ajuda a criar efeitos de bola de neve com o seu atirador com o combo "W, ataque, Q". Vale lembrar que essa é uma opção para rotas favoráveis, em que o inimigo não possui muitos controles de grupo ou puxões.

A última é uma opção mais ousada, porém funciona de forma curiosa. "Precisão - Pressione o Ataque" ajuda o seu atirador a ganhar um burst maior em grandes lutas com o efeito da runa, ativada quando Senna acerta três ataques e deixa o alvo vulnerável. No entanto, lembre-se que se o atirador já utiliza esta runa, não vale a pena usar também, porque os efeitos não são somados. Ou seja, ao lado de campeões como Twitch, Kai'Sa ou Lucian, Pressione o Ataque não é uma opção ideal para Senna.

Para todos os casos, as runas menores de Ataque, Defesa e Flex devem ser:

  • Ataque - Força Adaptativa
  • Defesa - Força Adaptativa ou Armadura, se estiver enfrentando Jhin ou outro atirador de burst
  • Flex - Armadura

Veja as runas abaixo:

1/3
Opção 1: Feitiçaria - Invocar Aery | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Opção 1: Feitiçaria - Invocar Aery | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Opção 2: Dominação - Eletrocutar | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Opção 2: Dominação - Eletrocutar | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Opção 3: Precisão - Pressione o Ataque | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Opção 3: Precisão - Pressione o Ataque | Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot

É importante analisar a composição inimiga antes de escolher uma das três runas. A primeira é recomendada para qualquer matchup, pois é eficiente e combina com o kit geral da campeã, já as outras duas opções são situacionais e oferecem alto risco, mas também alta recompensa.

Itens

A construção de itens para Senna começa com a Foice Espectral, novo item de suporte, e poções. Entre as botas, Botas da Rapidez é a melhor opção geral, porém pode ser trocada por Passos de Mercúrio ou Tabi Ninja para ganhar tenacidade ou armadura, de acordo com a composição inimiga.

Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot

Os itens principais para sua build são: Foice da Névoa Negra (evolução da Foice Espectral), Lâmina Fantasma de Youmuu e Glaive Sombria.

  • Foice da Névoa Negra: é a fonte inicial de dano bônus, que evolui e oferece as sentinelas para espalhar visão pelo mapa.
  • Lâmina Fantasma de Youmuu: é um item que possui atributos ótimos para Senna, com redução de tempo de recarga, dano, letalidade e velocidade de movimento para fugas com o E - Maldição da Névoa Negra, totalizando 40% de velocidade extra com o item ativo.
  • Glaive Sombria: possui o antigo efeito do Crepúsculo de Draktharr, que permite retirar sentinelas assim que avistadas. Isso sem contar os efeitos bônus similares da Youmuu, com redução de tempo de recarga, dano e letalidade.
Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot

Os itens situacionais são os que você criará após completar os citados acima ou feitos em ocasiões específicas:

  • Turíbulo Ardente: é um bom item para sinergia com campeões que se beneficiam do bônus de velocidade de ataque. Além disso, é uma opção barata e otimiza a cura e escudos oferecidos.
  • Canhão Fumegante: aumenta o alcance do ataque básico e, consequentemente, o alcance da Escuridão Perfurante (Q) para oferecer melhor posicionamento para curas e dano.
  • Furacão de Runaan: a passiva do item ativa o efeito de redução do tempo de recarga da Escuridão Perfurante (Q). Em grandes lutas, é possível curar repetidas vezes, além de coletar múltiplas almas.
  • Força da Trindade: assim como a habilidade Disparo Místico (Q) de Ezreal, o Q de Senna aplica efeitos de contato. Se você estiver muito forte e com muito dinheiro sobrando, vale a pena brincar com este item.
  • Gume do Infinito: além de oferecer chance de acerto crítico, que se transforma em roubo de vida por conta da passiva de Senna, o dano e o efeito de amplificação crítica podem torná-la uma campeã tão ameaçadora quanto um atirador de ofício - principalmente contra inimigos menos resistentes.
  • Cimitarra Mercurial: item padrão para escapar de controles de grupo. É uma ótima opção por Senna ter pouca mobilidade e o item pode dar tempo suficiente para escapar.
  • Limiar da Noite: funciona de maneira similar ao Véu da Banshee, porém oferece dano, letalidade e um pouco de vida para evitar pickoffs.
  • Anjo Guardião: se o time inimigo contar com assassinos e você estiver sendo o primeiro alvo das lutas, o Anjo Guardião pode ser uma melhor opção que o Limiar para voltar a vida e ganhar mais tempo em combate.
Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot
Foto: Lucas Takashi/League of Legends/Screenshot

Matchups

Senna tem facilidade para enfrentar campeões frágeis, voltados para harass, como Sona e Nami, e de baixo alcance, como Alistar e Taric. No entanto, ela não possui muita mobilidade e precisa se posicionar bem em rota para desviar do controle de grupo inimigo.

Falando em controle de grupo inimigo, esses efeitos são os principais problemas para a campeã, que pode sofrer contra Blitzcrank, Nautilus, Thresh e Pyke, que conseguem fazer pickoffs com puxões e uma sequência forte de imobilizações. No entanto, em grandes lutas isso é menos problemático, já que Senna assume o mesmo tipo de posicionamento que um atirador: recuada e evitando aberturas para iniciações.

Foto: Lucas Takashi/Versus/Montagem
Foto: Lucas Takashi/Versus/Montagem

Dicas gerais

  • A passiva de Senna não possui limite de conversão do acerto crítico. Então se Senna tiver 125% de crítico, 25% será convertido para roubo de vida.
  • Se você precisar se curar, Escuridão Perfurante (Q) pode alvejar sentinelas, campeões, tropas, monstros da selva e torres. Ou seja, disparar a habilidade em direção a uma sentinela ou torre irá curá-lo. No entanto, apenas campeões e torres recebem efeitos de contato.
  • O alcance da Escuridão Perfurante (Q) é o mesmo do ataque básico e pode ser amplificado com o Canhão Fumegante.
  • Furacão de Runaan comba com o efeito de redução de recarga da Escuridão Perfurante (Q), porém o consumo de mana aumentará consideravelmente e um Colhedor de Essência pode ser uma opção viável para combinar.
  • A habilidade Sombra da Alvorada (R) tem alcance global e causa dano apenas no feixe central. É possível influenciar lutas em outro lado do mapa, então preste atenção em tudo que está acontecendo durante a partida.
  • Monstros da selva também derrubam almas, então é uma boa ideia fazer rotação de mapa com o caçador por perto.
  • A Maldição da Névoa Negra (E) torna aliados invisíveis e é uma boa ferramenta de gank. É possível ir até o rio, colocar uma sentinela de controle, ativar a habilidade e levar seu caçador até a rota sem nenhuma suspeita do inimigo.

Para mais dicas, veja o vídeo abaixo com Matheus "Professor" Leirião, suporte da Vivo Keyd, que experimentou Senna e deixou algumas dicas de posicionamento para aproveitar o poder da campeã ao máximo.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
LoL: FURIA compra Uppercut e disputará o CBLoL 2020
League of Legends

LoL: FURIA compra Uppercut e disputará o CBLoL 2020

Com a aquisição, a organização adiciona ainda mais um game a seu repertório
Matheus de Lucca
LoL: Tierwulf é contratado pela Falkol
League of Legends

LoL: Tierwulf é contratado pela Falkol

Chileno passou o último ano jogando na Europa
Beatriz Coutinho
LoL: Kabum anuncia contratação de sul-coreanos Wiz e Parang
League of Legends

LoL: Kabum anuncia contratação de sul-coreanos Wiz e Parang

Reforços fazem dupla na rota do topo e selva
Lucas Hagui