Bug

Genji voador, Roshan que escolhe times e mais: 5 grandes bugs dos games de esports

Você já alcançou o topo de Overpass no CS:GO?
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Montagem: Lucas Hagui/Reprodução
Montagem: Lucas Hagui/Reprodução

Defeitos em programação ou erros inesperados em games acontecem o tempo todo, e com os jogos mais conhecidos dos esports isso não é diferente. Pensando nisso, o Versus preparou uma lista com cinco dos maiores bugs dos jogos que brilham nos esportes eletrônicos.

Leia mais:

Genji Ledge Boost - Overwatch

Nos primórdios do jogo de tiro da Blizzard, Genji era muito mais difícil de alcançar do que é atualmente, afinal, uma habilidade que permite atravessar os mapas com um único salto pode ser complicada de acompanhar.

Já retirado do jogo, o recurso apelidado pela comunidade de Ledge Boost (Impulso da Borda, em inglês) fazia com que a aceleração recebida pelo herói ao usar sua investida fosse mantida por tempo indeterminado após passar por uma borda.

Quer entender como o bug funcionava? Veja o vídeo abaixo:

Controlar o Roshan - Dota 2

Em outubro de 2012, durante o patch 6.75 do moba da Valve, Chen recebeu uma alteração em suas habilidades, com o recurso de transportar unidades removido de Persuasão Sagrada e colocado de volta em Teste da Fé.

No caminho das alterações algo se perdeu e, Persuasão Sagrada, que permitia ao personagem controlar unidades, passou a funcionar no Roshan, o conhecido monstro neutro mais poderoso do game.

O resultado? Um monstro com milhares de pontos de vida e dano esmagador que fazia parte de um time ao lado de seus cinco membros:

O caso Mordekaiser - League of Legends

Mordekaiser é um caso singular no quesito bugs. O campeão não tem nenhuma característica pontual, afinal, não é simples apontar um em meio a mais de 290.

Em junho de 2018 já eram 298 casos diferentes registrados, número que tende a aumentar de acordo com as novidades que chegam a Sumonner's Rift.

Dentre os mais conhecidos estão as interações com o Dragão, a habilidade Mace of Spades que some com o Flash do oponente e o caso do Julgamento infinito de Garen. Perceba:

Os combos dos jogos de luta - Street Fighter II

Parte importante nos jogos de luta são as combinações de golpes descobertas pelos jogadores. Descobrir como causar o maior dano de uma vez só pode ser um desafio, mas o que poucos sabem é que essa possibilidade não foi criada propositalmente.

Nas primeiras versões de Street Fighter II, alguns golpes e ataques especiais contavam com um erro, fazendo com que acertassem o oponente muito rápido, logo, utilizando-os em sequencia, os jogadores podiam causar mais dano no adversário.

Hoje, novos combos são descobertos em todos os jogos diariamente e tudo graças a um bug.

No topo de Overpass - Counter-Strike: Global Offensive

O famoso "pézinho" é um recuro utilizado no jogo de tiro de Valve por muitos jogadores, já que permite alcançar diversos lugares nos mapas do game que individualmente são inacessíveis.

Foi em 2014 que talvez o maior deles foi mostrado ao público. Durante uma partida da DreamHack Winter daquele ano, a Fnatic utilizou do recurso mas aproveitou de uma falha que não devia existir no game, alcançando um ponto em Overpass que permitia ao time ver o mapa por inteiro.

O jogo foi vencido pela equipe europeia, mas por terem aproveitado de uma falha do jogo, foram desclassificados com sua vaga dada para seus oponentes da Team LDLC:

Lembra de mais algum bug famoso dos esports? Aponte nos comentários!



Matheus Oliveira é redator do Versus. Siga-o no Twitter.

Mais notícias
Apex Legends: Bug com Caustic tranca permanentemente as portas no game
Apex Legends

Apex Legends: Bug com Caustic tranca permanentemente as portas no game

Fica impossível abrir as portas do cofre
Lucas Hagui
Fortnite: Jogador não consegue atirar por causa de bug com emote de dança
Fortnite

Fortnite: Jogador não consegue atirar por causa de bug com emote de dança

Olha o karma pegando os jogadores brincalhões
Lucas Hagui
LoL: Bug com Teleporte envia Yuumi para base do time inimigo
League of Legends

LoL: Bug com Teleporte envia Yuumi para base do time inimigo

A Yuumi dormiu no ponto...
Lucas Hagui