Free Fire

Free Fire é o segundo jogo com maior consumo de conteúdo no YouTube Brasil

Game mobile perde em tempo assistido somente para Minecraft
@helenavnogueira
Helena Nogueira
escreve para o Versus.
Foto: Garena/Reprodução
Foto: Garena/Reprodução

Free Fire é o segundo jogo mais assistido por brasileiros. Segundo o YouTube Brasil, o battle royale para celulares ocupa a 2ª colocação em relação a conteúdos de games na plataforma, superando jogos como League of Legends, Fortnite e Counter-Strike: Global Offensive, ficando atrás apenas de Minecraft.

Leia mais:


A informação foi confirmada ao Versus por Alessando Sassaroli, gerente de parcerias de gaming no YouTube para a região da América Latina. Segundo o executivo, Free Fire é superado apenas em watchtime ("tempo assistido", em tradução para o português) por Minecraft. Em relação a outros jogos mobile, porém, o battle royale da Garena é o que tem o conteúdo mais consumido pelos brasileiros.

Em entrevista durante a BGS 2019, Sassarolli indicou alguns pontos que tornam Free Fire tão popular na plataforma.

“Existe um fator muito importante que é a inserção de aparelhos celulares no Brasil", explica. "Ter um celular lhe permite produzir conteúdo, consumir conteúdo e jogar videogame. O recorde de espectadores simultâneos que temos hoje no YouTube Brasil pertence à final da Pro League de Free Fire: foram cerca 800 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo. Em comparativo, o último número que tínhamos era de um jogo da seleção do Corinthians. Isso mostra o potencial dos jogos mobile, e quão grande é o investimento das desenvolvedoras destes jogos".

Como aponta Sassarolli, outra arma aliada do Free Fire é o fato de a comunidade de criadores de conteúdo mobile "ter características identificáveis", de maneira que os fãs se sintam parte do mesmo meio. "Este sucesso absurdo é algo que vem sendo construído há certo tempo".

Nesta segunda-feira (4), durante o evento de anúncio da parceria do battle royale com o DJ Alok, a Garena forneceu mais números sobre a final da 2ª temporada da Pro League de Free Fire. Segundo a desenvolvedora, a final presencial de São Paulo (SP) atraiu mais de 12 milhões de visualizações no YouTube, sendo 756 mil visualizações simultâneas apenas na plataforma.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O executivo também revelou que, atualmente, a sessão de gaming é uma das prioridades do YouTube Brasil, visto que o país ocupa a 3ª colocação dentre aqueles que mais buscam por conteúdos relacionados a jogos eletrônicos na plataforma. “O consumo de games no Brasil dentro do YouTube não para de crescer. A vertical de games é uma das mais importantes dentro da nossa plataforma e o YoutTube Gaming é prioritário para nós quando falamos em termos de consumo".

Para Sassarolli, a perspectiva do mercado de games é de crescimento e o mesmo se dará com conteúdos em vídeo produzidos por jogadores, influenciadores e pro players - em especial, aqueles que trabalham com jogos mobile.

“Sem dúvida alguma, os games vão crescer. O que mais me orgulha de fazer parte deste mercado - e que gosto muito de pensar - é que o YouTube dá janela a qualquer tipo de brasileiro. (...) Vejo muito uma profissionalização do ecossistema de produção de conteúdo. Cada vez mais vamos ver pessoas especializadas - seja em fazer live, produzir torneios, editar vídeos, falar sobre jogos mobile... As marcas estão entendendo que é um mercado importante e que elas não podem apoiar isto de forma pontual, as pessoas não gostam disso. (...) A maior tendência, sem sombra de dúvidas, são os jogos mobile. Cada vez mais vemos uma presença maior de esports na plataforma. E não só do ponto de vista dos torneios, mas os atletas, as ligas: todos estão usando o YouTube para gerar essa base de fãs.”

Foto: Garena/Reprodução
Foto: Garena/Reprodução

Jogos mais populares no YouTube Brasil em 2019 (em watch time):

1. Minecraft

2. Free Fire

3. Roblox

4. League of Legends

5. Grand Theft Auto V

6. Fortnite

7. Counter-Strike

8. Brawl Stars

9. FIFA

10. PUBG


Jogos mobile mais populares no YouTube Brasil em 2019 (em watch time):

1. Free Fire

2. Brawl Stars

3. Clash Royale

4. Granny

5. Mini World: Block Art

6. Pokémon Go

7. PUBG Mobile

8. Clash of Clans

9. Plants vs. Zombies

10. Mobile Legends: Bang Bang


Quer aprender táticas avançadas de Free Fire? Confira o vídeo acima com dicas de Victor "Coringa" Augusto, pro player da LOUD, assim como nosso guia para iniciantes e nossa lista com as melhores armas do game.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Free FireMercado
Mais notícias
Free Fire: Caçador de Ossos é a primeira skin que evolui após abates
Free Fire

Free Fire: Caçador de Ossos é a primeira skin que evolui após abates

Visual será lançado em 22 de novembro
Beatriz Coutinho
Free Fire tem números gigantes, mas seu maior triunfo é a diversidade de público
Free Fire

Free Fire tem números gigantes, mas seu maior triunfo é a diversidade de público

O battle royale da Garena tem uma conexão enorme com o público
Matheus Oliveira
Free Fire bate novo recorde e receita passa de US$ 1 bilhão
Free Fire

Free Fire bate novo recorde e receita passa de US$ 1 bilhão

O game foi o líder de lucro no sudeste da Ásia e na América Latina entre julho e setembro
Matheus Oliveira