League of Legends

Fiddlesticks: Runas, build e guia do campeão de LoL

Veja como jogar com o rework do personagem na selva
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca

Foto: Riot Games/Reprodução
Foto: Riot Games/Reprodução

O rework de Fiddlesticks chegou aos servidores oficiais de League of Legends (LoL) com o patch 10.7. Neste guia você encontra as runas, build, dicas e truques de como jogar com a nova versão do campeão na selva para aterrorizar seus oponentes e subir de elo.

Leia mais

Foto: Montagem/Matheus de Lucca
Foto: Montagem/Matheus de Lucca

Runas

Predador ajuda Fiddlesticks a ter ganks mais efetivos e tem sinergia com tudo que o campeão quer fazer. Apesar disso, é possível usar alternativas como Colheita Sombria e até mesmo Eletrocutar. Cometa Arcano e Ímpeto Gradual também são opções.

As escolhas menores da árvore de Dominação combinam com Fiddlesticks, porque ele quase sempre estará causando dano enquanto aplica um controle de grupo, se beneficia de bônus de AP e ter maior redução do tempo de recarga da Tempestade de Corvos (R) permite executar jogadas com mais frequência.

A árvore de Inspiração como secundária oferece o Cronômetro que acelera a construção da Ampulheta de Zhonya e ainda mais redução de tempo de recarga.

Escolha de itens

  • O Talismã do Caçador é ideal para Fiddlesticks, visto que ele usa habilidades para eliminar os monstros da selva e consegue se curar ainda mais com a passiva do item
  • Começar com apenas uma Poção de Vida e uma Sentinela de Controle é importante porque Fiddlesticks não precisa da Poção com Refil para limpar a selva e pode usar a Sentinela para avistar uma invasão com antecedência e se proteger ou chamar aliados para uma emboscada no caçador inimigo.

Botas

  • Sapatos do Feiticeiro é a escolha certa para causar ainda mais dano com suas habilidades. É possível optar pelas Botas Ionianas da Lucidez caso você prefira maior redução do tempo de recarga de suas skills e também do Flash, ideal para fazer jogadas mais ousadas com Fiddlesticks.

Build principal

  • Lâmina do Perseguidor com o Encantamento Ecos Rúnicos permite que Fiddlesticks limpe a selva mais rápido, tenha atributos necessários para causar mais dano (AP e CDR), além de oferecer mais uma fonte de Lentidão para ajudar nos ganks.
  • A Ampulheta de Zhonya oferece a Fiddlesticks atributos ofensivos e defensivos, ajudando-o a permanecer mais tempo nas lutas, além da ativa Estase para evitar receber burst dos inimigos quando atacá-los com a ultimate Tempestade de Corvos (R). Em quase todos os jogos você vai correr para finalizar esse item.
  • O Tormento de Liandry aumenta seu dano consideravelmente e tem sinergia com o fato de que Fiddlesticks sempre aplica um controle de grupo ao atacar inimigos. Além disso, o item oferece mais HP, o que, mais uma vez, estende sua durabilidade em teamfights.
  • O Capuz da Morte de Rabadon e o Cajado do Vazio são itens básicos para qualquer campeão mago e aumentarão significativamente seu dano.

Itens situacionais

  • O Cetro de Cristal de Rylai é uma opção a ser considerada, pois adiciona Lentidão a todas as habilidades de Fiddlesticks, o que torna mais difícil para seus oponentes escaparem da Tempestade de Corvos (R) e até mesmo de Ceifar (E) e Colheita Farta (W).
  • O Véu de Banshee é um item situacional mais defensivo e pode ser considerado quando a composição inimiga tem habilidades de controle de grupo que podem impedir seu avanço ou até mesmo afastá-lo quando você usa a ultimate.
  • O Protocinturão-01 Hextec pode ser uma boa pedida quando a composição inimiga tem muitas maneiras de escapar do alcance de Fiddlesticks. Este item garante uma maneira de encurtar distâncias e às vezes também pode ajudá-lo a escapar. Como bônus, acelera sua limpeza de selva ainda mais.

Como jogar de Fiddlesticks

Fiddlesticks é um caçador mago que tem uma ótima limpeza de selva, apesar de ser frágil e suscetível a invasões. Seu potencial de gank é alto a partir do nível três e quando a ultimate Tempestade de Corvos (R) está disponível. Procure controlar a visão do mapa e surpreender seus adversários.

  • Nível 1: Se você é experiente na selva, pode fazer a primeira rota sem ajuda (leash). Isto é até benéfico, pois não oferece ao time inimigo informação de qual lado do mapa você começou. É interessante eliminar primeiro os lobos e então o Azuporã (Blue) e Grompe ao mesmo tempo usando Colheita Farta (W). Lembre-se de deixar uma efígie de sua passiva na entrada do Red e sua Sentinela de Controle na entrada do Blue para se precaver de invasões.
  • Nível 3: Ao fazer a rota descrita acima você estará no nível 3. Enquanto limpa os monstros da selva olhe as rotas e veja se há possibilidade de um gank. Caso a resposta seja positiva, compre Aterrorizar (Q). Caso contrário, coloque um segundo ponto em Colheita Farta (W) para acelerar seu clear. Há a opção de voltar para a base e comprar um Lacre Negro. Elimine o Rubrivira (Red) e tente garantir o Aronguejo. Sempre fique de olho nas rotas para ver se há oportunidade de gank.
  • Nível 6: Agora é a hora de fazer uma jogada acontecer, de preferência na rota inferior para garantir o Dragão com maior facilidade. É possível também executar um bom gank na rota do topo e dar prioridade ao Arauto. Tudo depende da composição do seu time e oportunidades presentes. O importante é utilizar o potencial de Tempestade de Corvos (R) ao máximo para garantir vantagens a seu time.

Teamfights

Em teamfights o que você deve procurar fazer é procurar um ponto para atingir sua ultimate no maior número de inimigos possível. Se os adversários estão sendo espertos e não ficam muito próximos, priorize obviamente os alvos mais importantes. Sempre garanta que está usando a Tempestade de Corvos fora da visão inimiga para que seu primeiro dano já aplique Aterrorizar logo de cara.

Se possível, atinja os inimigos com a parte central de Ceifar (E) para aplicar Silêncio e deixá-los ainda mais frustrados.

A Ampulheta de Zhonya é sua melhor amiga quando você está no meio de todo o time inimigo. Tente usar todas as suas habilidades antes de entrar em Estase para não desperdiçar dano em potencial e aproveitar o tempo de invulnerabilidade para esperar seus cooldowns voltarem.

Dicas e truques

  • Sua passiva que coloca clones no mapa pode usar habilidades para assustar inimigos. Você pode criar emboscadas criativas se ficar parado, pois Fiddlesticks assume a mesma pose de suas cópias. O adversário não saberá de imediato qual é o verdadeiro e pode até gastar habilidades à toa.
  • Sempre lembre de usar as efígies para proteger as entradas da sua selva, principalmente no early game, quando Fiddlesticks é mais frágil e suscetível a invasões.
  • As efígies também são úteis para garantir visão no entorno de objetivos, pois revelam sentinelas inimigas.
  • Como Colheita Farta (W) agora é uma habilidade de dano em área, procure sempre que possível atrair mais de um dos campos da selva para perto e acelerar seu clear. É possível fazer isso entre Grompe e Blue e Galinhas e Red.
  • Sua ultimate Tempestade de Corvos (R) faz Fiddlesticks se teletransportar, então é possível atravessar paredes ao conjurá-la. Use isso a seu favor para gankar de ângulos inesperados.
  • Ceifar (E) pode parar canalizações inimigas se você acertar bem o centro da habilidade no alvo.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
League of LegendsGuias
Mais notícias
LoL: Uzi quer voltar a jogar caso se recupere de seus problemas de saúde
League of Legends

LoL: Uzi quer voltar a jogar caso se recupere de seus problemas de saúde

Pro player anunciou sua aposentadoria há alguns dias
Beatriz Coutinho
LoL: Riot distribuirá drops com recompensas durante transmissões da LEC e LCS
League of Legends

LoL: Riot distribuirá drops com recompensas durante transmissões da LEC e LCS

Fique de olho para ganhar os seus!
Beatriz Coutinho
CBLoL 2021: Inscrições para processo seletivo do sistema de franquia estão abertas
League of Legends

CBLoL 2021: Inscrições para processo seletivo do sistema de franquia estão abertas

Mais informações sobre o futuro do torneio serão reveladas em breve
Beatriz Coutinho