EVO

EVO online 2020 é cancelada e Joey "MrWizard" retirado da organização do torneio

Diversos pro players e empresas decidiram se retirar do torneio
@biaacoutinhoo
Escrito por
Beatriz Coutinho

Foto: EVO/Reprodução
Foto: EVO/Reprodução

A EVO Online 2020 foi cancelada. Após o presidente e co-fundador do torneio Joey "MrWizard" Cuellar ser acusado de assédio sexual, diversos pro players e empresas afirmaram que não participariam mais do evento que seria realizado entre julho e agosto. Na noite da última quinta-feira (2), a organização do campeonato, considerado o maior torneio de jogos de luta do mundo, anunciou o cancelamento do evento e a retirada de MrWizard da empresa.

Leia mais:

No Twitter, o perfil oficial da EVO publicou uma mensagem na qual afirma que o torneio foi cancelado e Joey Cuellar retirado da organização da companhia. Leia a tradução completa da mensagem:

"Nas últimas 24 horas, em resposta às sérias alegações que recentemente se tornaram públicas no Twitter, fizemos a primeira de uma série de decisões a respeito do futuro de nossa companhia. Efetivamente, a partir de agora Joey Cuellar não estará mais envolvido em nenhuma função da empresa. Já estamos trabalhando na separação completa dele com a companhia e dispensamos ele de todas as suas responsabilidades.

Tonny Cannon atuará como CEO; nesta posição, ele terá um papel de liderança e priorizará uma maior responsabilidade em toda a EVO, internamente e em nossos eventos.

Progresso não se faz da noite para o dia, ou sem a coragem daqueles que se impõem contra a má conduta e a injustiça. Estamos espantados e tristes com os últimos eventos, mas também estamos ouvindo e comprometidos em fazer qualquer mudança que seja necessária para tornar a EVO um modelo para a cultura forte e segura que procuramos ter. Como resultado disso, vamos cancelar a EVO Online e trabalhar para emitir os reembolsos para todos os pro players que compraram o crachá ou medalha especial. Como prometido, vamos doar um valor equivalente dos recursos ao projeto HOPE".

Na quinta-feira (2), o usuário do Twitter PyronIkari escreveu um relato no TwitLonger contando diversas situações de assédio que aconteceram entre o fim da década de 1980 e o início dos anos 1990 em fliperamas que eram frequentados por ele, MrWizard e outros membros conhecidos da comunidade dos jogos de luta.

Joey Cuellar se pronunciou sobre o assunto no Twitter. "Me descupem. Nunca tive a intenção de machucar ninguém. Eu era jovem, imprudente e fiz coisas das quais não me orgulho. Eu cresci e amadureci nos últimos 20 anos, mas isso não é uma desculpa para nada. Tudo o que venho tentando fazer é me tornar uma pessoa melhor. Mais uma vez, eu verdadeiramente sinto muito".

Após as acusações feitas contra Joey Cuellar e antes do evento ser cancelado, Dominique "SonicFox" McLean, que venceu a EVO 2019 de Mortal Kombat 11, decidiu não participar do torneio. As empresas NetherRealm, responsável por MK11, e a Capcom, responsável por Street Fighter, também afirmaram que não participariam do campeonato.

Além de Joey Cuellar, nesta semana diversos membros da comunidade de Super Smash Bros. Ultimate também foram acusados de assédio e pedofilia, como o jogador de Smash Nairoby "Nairo" Quezada e os comentaristas Cinnamon “Cinnpie” Dunson e Richard "Keitaro" King. No fim de junho, diversos profissionais de jogos como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2 e Destiny foram acusados de assédio sexual e comportamento abusivo, como Grant "GranDgranT" Harris, Lono "SayNoToRage" e Henry "HenryG" Greer.

Se você quiser saber mais sobre o caso do "#MeToo dos games", veja a reportagem completa do IGN Brasil a respeito do movimento, que começou em 2019.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
EVO
Mais notícias
SonicFox decide não participar da EVO Online 2020
Mortal Kombat

SonicFox decide não participar da EVO Online 2020

Decisão aconteceu após o presidente do torneio ser acusado de assédio sexual
Beatriz Coutinho
Presidente da EVO, Joey "MrWizard" é afastado após acusações de assédio
EVO

Presidente da EVO, Joey "MrWizard" é afastado após acusações de assédio

Co-fundador do torneio está sendo investigado
Beatriz Coutinho
EVO revela line-up de torneios para eventos online
Jogos de Luta

EVO revela line-up de torneios para eventos online

O evento será promovido em cinco semanas
Matheus Oliveira