CS:GO

Emoções positivas e confiança impactam o gameplay, aponta estudo

Universidade polonesa avaliou os impactos dos sentimentos no desempenho competitivo
@helenavnogueira
Escrito por
Helena Nogueira

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Ser agressivo durante uma partida competitiva talvez não seja a melhor forma de alcançar a vitória. Esta é a conclusão de um estudo conduzido por especialistas da Universidade Adam Mickiewicz, localizada em Poznań, na Polônia. Segundo os pesquisadores, emoções positivas e confiança afetam diretamente o gameplay.

Leia mais

A pesquisa, de nome "Social challenge and threat predict performance and cardiovascular responses during competitive video gaming" ("Desafio social e ameaça preveem respostas performáticas e cardiovasculares durante jogatina competitiva", em tradução livre para o português), foi conduzida por Maciej Behnke, supervisionada por Michal Kosakowski e Lukasz D. Kaczmarek e publicada na revista Psicology of Sport and Exercise.

Para testar o impacto de emoções positivas no gameplay, os pesquisadores analisaram a performance de 82 homens de idade entre 18 e 32 anos, enquanto jogavam Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Em uma série de partidas, os jogadores tiveram que eliminar bots de nível alto antes que os outros participantes do teste. Após a avaliação, foi feita uma análise de como foi o desempenho de cada participante, em uma escala de um a sete.

Ao mesmo tempo, os especialistas fizeram sua própria análise individual dos competidores, de forma a dizer ao fim de cada round como o avaliado tinha se saído. Os vencedores da competição receberam uma premiação em dinheiro para que as motivações e pressões de um evento de esports fosse reproduzida.

No artigo, Behnke explica que o uso de bots foi necessário para “limitar a influência de fatores externos" no desempenho dos jogadores. As conclusões do método aplicado foram que, apesar dos participantes mudarem sua auto-análise de acordo com a avaliação dos pesquisadores, o desempenho de cada um se assemelhou mais ao julgamento inicial que tiveram de suas habilidades. Em outras palavras, os sentimentos dos jogadores no início do desafio tiveram impacto no gameplay.

De acordo com o Dot Esports, Kaczmarek, surpervisor do estudo, comentou sobre como a conexão entre emoções positivas e o gameplay podem surpreender alguns: "Muitas pessoas (incluindo pesquisadores) que não são familiarizados com esports e games podem acreditar que o ato de jogar é movido a 'sede de sangue', violência, raiva...E todo tipo de motivação ameaçadora. Isto não é verdade".

O grupo de pesquisadores também conduziu outro estudo sobre o tema, usando um método similar, mas com 241 jogadores de FIFA. A análise mostrou que emoções negativas, como o ódio, não ajudaram no desempenho dentro de jogo e, por outro lado, emoções positivas "aumentaram a motivação dos participantes" para alcançar resultados melhores.

Ainda segundo o Dot Esports, Behnke disse que o intuito do grupo de pesquisadores é expandir a abordagem dos esports nos estudos acadêmicos. "O campo é repleto de pesquisas que examinam o 'lado negro' dos jogos, mas nós não podemos nos esquecer dos aspectos bons dos games".

O que você achou das conclusões alcançadas pelos estudos?

Você sabe o que esperar dos esports em 2020? Assista o vídeo acima para descobrir os principais campeonatos, eventos e jogos deste ano.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
CS:GOEsportsFIFA
Mais notícias
CS:GO: AbleJ anuncia aposentadoria do cenário competitivo
CS:GO

CS:GO: AbleJ anuncia aposentadoria do cenário competitivo

O agora ex-jogador pretende focar na criação de conteúdo
Jairo Junior
CS:GO: Dead nega ter trapaceado, mas concorda com punição de 6 meses
MIBR

CS:GO: Dead nega ter trapaceado, mas concorda com punição de 6 meses

Ele revelou que conversou com a ESIC e entendeu o posicionamento da entidade
Jairo Junior
CS:GO: VINI se destaca contra Evil Geniuses e faz ACE para fechar o 1º mapa
CS:GO

CS:GO: VINI se destaca contra Evil Geniuses e faz ACE para fechar o 1º mapa

O jogador foi peça fundamental no duelo valendo vaga na grande final da ESL Pro League S12 NA
Jairo Junior