Dota

Dota: Matchmaking ranqueado passa a permitir escolha da posição

Além disso, não há mais distinção entre MMR Solo e Party
@luccabucks
Escrito por
Matheus de Lucca
O MMR agora é dividido entre Core e Suporte | Foto: Valve/Reprodução
O MMR agora é dividido entre Core e Suporte | Foto: Valve/Reprodução

A Valve anunciou uma série de mudanças experimentais para o matchmaking das partidas ranqueadas de Dota 2, incluindo a possibilidade de escolher qual posição o jogador deseja atuar e a remoção da distinção de MMR Solo e Party, que agora será dividido entre Core e Suporte. As novidades já estão disponíveis.

Leia mais

A opção de escolher qual papel desempenhar já estava disponível para assinantes do serviço Dota Plus, mas agora está habilitada para todos os jogadores. Segundo a Valve, para que o MMR dividido entre Core e Suporte faça sentido, o sistema precisa saber em qual das posições, de 1 a 5, o usuário quer atuar. No momento, é possível escolher mais de uma opção e entrar na fila.

"Cada tipo de MMR terá sua própria classificação e neste teste inicial o atual ranque de todos será o ranque inicial tanto para Core quanto para Suporte. Se mantivermos este sistema para o futuro, teremos uma etapa de calibragem para cada categoria."

Foto: rapthera/Reddit
Foto: rapthera/Reddit

O que motivou a Valve a implementar estas mudanças foram aspectos sociais, de trabalho em equipe, valores e exatidão do MMR.

"É crucial que os jogadores não se sintam desencorajados em jogar com amigos. O game atualmente enfatiza muito jogar solo e estabelece um mecanismo de recompensa social forte para isto, o que faz com que usuários prefiram jogar solo e não em grupo", se lê no texto. "Além disso, Dota é um jogo que pesa no aspecto do trabalho de equipe e queremos considerar mais este lado na hierarquia de valores do matchmaking".

Para justificar a remoção de MMR Solo e Party, a Valve alega que o impacto da diferenciação entre solo e grupo é muito menor do que o esperado e que os poucos problemas puderam ser resolvidos com algorítimos aprimorados. Quanto ao discurso de que jogadores com menos habilidade poderiam entrar na fila com amigos melhores e causar desbalanceamento em partidas, o estúdio admite que este tipo de situação realmente é verídica na versão anterior do matchmaking, mas que esta nova edição "faz um bom trabalho em remediar o problema", selecionando oponentes em composições semelhantes.

"Alguns jogadores têm desempenho medíocre quando jogam em uma posição com a qual não estão acostumados, e isto introduz muita variação no sistema, para todos. Por isto vamos adicionar o MMR dividido entre Core e Suporte". A ideia é que, por exemplo, um jogador acostumado a jogar nas posições 4 e 5 não tenha que prejudicar sua equipe caso tenha vontade de desempenhar e praticar outros papéis em game.

Estas mudanças experimentais já entraram em vigor e ficarão disponível até o final da temporada. Depois do The International - o Mundial de Dota 2 que acontece entre 15 e 25 de agosto, em Xangai, na China - a Valve pedirá feedback direto da comunidade para aprimorar ainda mais este novo matchmaking.

Siga o Versus nas redes sociais para mais notícias - Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Tags Relacionadas
Dota
Mais notícias
Prisão filipina organiza torneios de Dota para auxiliar na reabilitação de presos
Dota

Prisão filipina organiza torneios de Dota para auxiliar na reabilitação de presos

Esports fazem parte do programa de reabilitação
Beatriz Coutinho
Dota 2: Premiação do The International 10 alcança US$ 30 milhões
Dota

Dota 2: Premiação do The International 10 alcança US$ 30 milhões

O torneio está próximo de bater seu próprio recorde
Matheus Oliveira
Dota: The International 11 pode ser realizado em 2022
Dota

Dota: The International 11 pode ser realizado em 2022

Federação de Esports de Belarus divulgou a informação
Beatriz Coutinho