Guias

Dois personagens em um: Zeku é o novo lutador de Street Fighter V

Acompanhe uma análise sobre o que foi apresentado no trailer
@_matheusf23
Matheus Oliveira
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O novo personagem de Street Fighter V, Zeku - revelado duranta a SEAM 2017 no dmingo (15) - parece ser dois personagens em um. O lutador, que traz um dos maiores conjuntos de movimentos da história do jogo de luta chega no dia 24 de outubro e o Versus fez uma análise de seu trailer.


Para mais sobre Fighting Games:

Duelo de estrelas no Street Fighter traz confronto entre Japão e EUA

Confira os resultados do South East Asia Major 2017

Segundo Ed Boon, Injustice 2 "é mais digerível que Mortal Kombat"


Zeku apareceu pela primeira vez durante o final da campanha de Guy em Street Fighter Alpha 2 como um personagem não jogável. Agora, ele chega para encerrar a Season 2 de Street Fighter V.

Para começar a entender o que Zeku pode fazer, é fundamental perceber que o personagem tem uma particularidade: poder mudar de forma, o que muda completamente seu estilo de luta, assim como acontecia com Gen em Street Fighter Alpha.

O ninja irá contar com 1000 pontos de vida e 1000 pontos de stun, o que é notável vendo que sua movimentação é bem rápida. Vamos destrinchar seu trailer de anúncio para entender todas as nuances do lutador.

Utilizaremos as seguintes legendas:

  • LP - Soco fraco
  • MP - Soco médio
  • HP - Soco forte
  • LK - Chute fraco
  • MK - Chute médio
  • HK - Chute forte
  • Qcf - Um quarto de círculo para frente
  • Qcb - Um quarto de círculo para trás
  • DP - Dragon punch (Z motion)

O Trailer completo pode ser visto no final da publicação.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
1/2
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Logo na primeira parte do vídeo, já é possível ver dois de seus ataques especiais. Zeku começa usando "Bushin Jakura", uma espécie de habilidade parecida com o "Demon Flip" do Akuma. O lutador pula usando um Qcf + Soco, podendo escolher como prosseguir, tendo como opções um chute, um soco que acerta em cross-up (do outro lado da defesa, confundindo o oponente) ou um agarrão.

No fragmento do trailer vê-se Zeku utilizando a opção de soco, atingindo o oponente pelo outro lado de sua defesa, seguido de um MP e então mostrando outras habilidades que parecem ser as principais do personagem: os Bushin Gram.

Zeku atinge o oponente primeiro com "Bushin Gram Teki", que lança o oponente para o alto e encerra com "Bushin Gram Koku", que é seu principal poke (habilidade que serve literalmente para "cutucar" o oponente, geralmente um ataque com maior alcance).

Só neste trecho, já é possível perceber que o lutador vem com muitas opções de mix-ups (nome dado ao hábito de alternar entre diferentes ataques para confundir o oponente).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste trecho, é mostrado que Zeku possui um overhead (ataque que atinge um adversário defendendo abaixado) e logo em seguida, novamente seu "Bushin Gram Koku."

Percebe-se que com Qcf + Chute, o lutador pode manter bem o controle do espaço com o alcance da habilidade, já que Ibuki estava executando seu deslizamento - que desvia de projéteis - e mesmo assim o golpe acertou.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aqui é mostrado novamente seu "Bushin Jakura", dessa vez seguindo com a opção do agarrão.

Se os players já apanham para os "Demon Flips" de Akuma, agora existe outro personagem com quem se preocupar.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aqui Zeku é mostrado atingindo Ibuki com sua rasteira, e em seguida utilizando a versão EX de seu salto, dessa vez com um chute, que podemos ver que pelo preço de uma barra de especial abre espaço para um HP.

Zeku finaliza o combo com seu DP - "Bushin Gram Ban" - que muito provavelmente também servirá como seu reversal (ataque sem frames de iniciação, usado geralmente para levantar imediatamente).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste trecho é possível observar seu Crush Counter, que abre o oponente para um "Bushin Gram Teki" com gasto de barra, que acerta duas vezes.

Vale reparar em duas coisas: após o Crush Counter, Zeku dá um micro passo para frente, o que leva a entender que não há tempo para um dash e, seu "Bushin Gram Teki" com gasto de barra pode ser linkado em outro "Bushin Gram Teki", podendo com 3 barras, causar um bom dano.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há depois um trecho de seu V-Trigger em ação, veja como ele funciona:

Primeiramente, Zeku possui duas barras de V-Gauge, ao ativar seu V-Trigger, o lutador ganha a habilidade "Idaten", que nada mais é do que um dash para frente, muito provavelmente o deixando invulnerável - assim como funciona com M.Bison.

Durante esse dash, o jogador terá duas opções: encerrar imediatamente ou então Zeku consegue conectar todos os seus ataques de forma crescente, como visto no trailer, por isso durante o "Idaten", o personagem faz a seguinte execução: LP, LK, MP, MK, HK e encerra com o finalizador "Bushin Bakushajo".

Para execução do dash, o jogador deve apertar HK e HP, e para encerrar com o finalizador é só apertar HK e HP novamente.

Utilizar o dash gasta toda a V-Gauge de Zeku, então os jogadores vão ter que pensar muito bem sobre em que situação o movimento será mais útil.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aqui é mostrado o principal diferencial de Zeku: sua segunda forma, uma versão mais nova dele mesmo.

Neste fragmento, pode-se ver o Crush Counter de seu HP abaixado, que joga o oponente para cima, o lutador acerta Ibuki com seu poke e aciona sua V-Skill, um ataque que desencadeia sua transformação.

A V-Skill muda de acordo com a forma do lutador - com o Zeku mais velho, o ataque é para cima (como visto no vídeo), e com a versão mais nova, o ataque é um soco para frente.

Lembrando que existem duas maneiras de mudar a forma de Zeku, uma com sua V-Skill, como demostrado no trailer, e outra simplesmente apertando duas vezes para baixo e dois socos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Agora são mostradas algumas das diferenças pontuais da versão mais nova em relação à versão mais velha de Zeku.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há uma grande diferença entre as duas formas. A versão mais nova de Zeku possui um dash de comando, assim como Guy nos jogos anteriores, que pode ser cancelado em um dos três chutes. A força do botão escolhido define o que o personagem fará, sendo LK para simplesmente cancelar o dash, MK para um deslizamento que atinge por baixo e HK para um overhead.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No trecho seguinte, é apresentada a versão EX do dash de comando com o overhead, que é safe on block (não podem ser punidos caso o oponente defenda).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No último trecho do trailer, a versão mais nova de Zeku é mostrada executando um combo que causa muito dano utilizando seu V-Trigger e Critical Art. O lutador faz a seguinte combinação: MP abaixado, MP-HP (Target Combo), V-Trigger, HK, Dash, LP, LK, MP, MK, HP, HK, Finalizador, CA. Vendo o fragmento é possível chegar à algumas interessantes conclusões:

  • Seus ataques normais podem ser cancelados no dash do V-Trigger
  • Seu finalizador de V-Trigger pode ser cancelado em CA (Critical Art)
  • Seu CA pode servir de anti-aéreo, possui uma animação muito parecida com a do Flash Kick de Guile

É claro que o personagem ainda tem muitos mistérios guardados, e veremos tudo o que Zeku pode fazer no dia 24 de outubro. Assista ao trailer de anúncio completo abaixo:

Matheus Rodrigues é redator do Versus e está no aguardo da Arcade Edition. Siga-o no Twitter em @_omanfred.

Tags Relacionadas
GuiasStreet Fighter
Mais notícias
Guia V4 Future Sports Festival Budapest 2019: Times, transmissões, agenda e mais
CS:GO

Guia V4 Future Sports Festival Budapest 2019: Times, transmissões, agenda e mais

Saiba tudo sobre o campeonato, inclusive quando joga a MIBR
Matheus Oliveira
Guia Arctic Invitational 2019: Times, transmissões, agenda e mais
CS:GO

Guia Arctic Invitational 2019: Times, transmissões, agenda e mais

Saiba quando a FURIA joga
Matheus Oliveira
Guia BLAST Pro Series Moscow 2019: Times, transmissões, agenda e mais
CS:GO

Guia BLAST Pro Series Moscow 2019: Times, transmissões, agenda e mais

Saiba quando a MIBR joga e acompanhe a estreia de kNg
Matheus Oliveira