Hearthstone

Do PES ao Hearthstone: Quem é Rase, o atual campeão da Copa América

Oi Rase meu anjo, vem sempre aqui?
@thais.stagni
Thais Stagni
escreve para o Versus.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A comunidade de Hearthstone é, provavelmente, uma das mais diversas do mundo dos games - e os pro players que disputam o competitivo brasileiro são exemplo disso. Além de Perna, que tem 24 anos de carreira em jogos de cartas, o vencedor da mais recente Copa América é Lucas "Rase" Guerra, de 29 anos, ex-profissional de Pro Evolution Soccer (PES).


Leia mais:

"Joguei diversos campeonatos [de PES] por cerca de seis anos. Ganhei diversos títulos e inclusive fui o representante brasileiro no mundial de 2010", contou Rase em uma entrevista exclusiva ao Versus. "Foi justamente em um 'treino', em 2014, que um amigo meu me mostrou um jogo novo.... Era o Hearthstone."

Rase começou a jogar PES em 2010, graças ao seu irmão mais velho que também jogava o game de futebol competitivamente na época. Foi apenas em 2014, quando a Federação Paranaense (no PES, os torneios são divididos por estado e país) fechou, que o pro player começou a migrar para o competitivo de Hearthstone.

Em 2015, Rase entrou para o cenário competitivo e alcançou grandes feitos desde então: o pro player inspirou o deck de Frank "Fr0zen" Zhang, vice-campeão do Mundial de Hearthstone 2017, e chegou a ser reconhecido por isso particular e publicamente.

"Eu conhecia o Fr0zen apenas pela internet. Na época, eu tinha criado um Jade Druid com algumas cartas diferentes, e ganhei várias partidas seguidas do parceiro de treino do Fr0zen. Ele me pediu a lista, eu passei, e ele levou para o mundial. Depois ele me agradeceu no privado e publicamente também. Foi bacana da parte dele e gratificante pra mim, ter esse reconhecimento de um vice campeão mundial."
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas foi em 2018 que Rase conseguiu brilhar. Além de ganhar diversos campeonatos nacionais, o pro player foi contratado pela Red Canids e também foi o vencedor da temporada de Verão da Copa América de Hearthstone, torneio oficial da Blizzard.

"Fui o único jogador a me classificar novamente pra 2ª temporada da Copa América (...) Vou seguir buscando meu grande sonho, que é de jogar um Mundial por dois jogos completamente diferentes [PES e HS]. Sei que não é uma tarefa fácil, porque nenhum brasileiro jogou o mundial de Hearthstone, mas seguimos tentando."

Apesar dos altos e baixos, Rase se mantém otimista: "Como diz meu irmão, na vida a gente mais perde do que ganha, então temos que aprender com as derrotas e saber aproveitar bem as vitórias". Mas o maior objetivo do pro player é trazer o caneco do Mundial para a comunidade de Hearthstone.

"Sempre recebo muitas mensagens de incentivo, vejo muita gente torcendo por mim. Mesmo nas derrotas, as pessoas me incentivam a continuar e ganhar o próximo! Então é bem legal quanto eu conquisto algo, porque além da minha felicidade pessoal, sei que também tem muita gente comemorando junto. Espero continuar tendo bons resultados e poder fazer muita gente vibrar, vendo o Brasil no topo do podium."

Agora, para chegar ao Mundial, que vai acontecer durante a Blizzcon 2018, Rase precisa conquistar mais pontos HCT. Para isso, ele ainda precisa jogar as temporadas de Outono e Inverno da Copa América.

Realmente, o caminho é árduo, mas a comunidade não desiste das nossas cartas lendárias. Acompanhe Rase em seu Facebook e Twitter.


Thaís Stagni é redatora do Versus. Siga-a no Twitter.

Tags Relacionadas
HearthstoneComunidade
Mais notícias
Grandes premiações, inúmeros torneios e mais: o momento do Hearthstone é agora
Hearthstone

Grandes premiações, inúmeros torneios e mais: o momento do Hearthstone é agora

A participação em campeonatos do card game está em uma crescente sólida
Beatriz Coutinho
Hearthstone: Felkeine é o grande campeão da Masters Tour Seoul 2019
Hearthstone

Hearthstone: Felkeine é o grande campeão da Masters Tour Seoul 2019

Jogador francês leva US$ 89 mil para casa
Beatriz Coutinho
Guia Hearthstone Masters Tour 2019 Seoul: Jogadores, transmissão, agenda e mais
Hearthstone

Guia Hearthstone Masters Tour 2019 Seoul: Jogadores, transmissão, agenda e mais

Cinco brasileiros estão na disputa!
Lucas Hagui