Fortnite

Do interior de Illinois ao topo do mundo: A história de Ninja, o maior streamer da Twitch

Ex-jogador profissional percorreu um longo caminho para alcançar o sucesso
Foto: Reprodução/Ninja
Foto: Reprodução/Ninja

Tyler Blevins é o nome por trás do codinome Ninja, norte-americano de 26 anos que segue dominando a internet. Atualmente, ele lidera as redes sociais com mais de 150 milhões de interações mensais. O triunfo do influenciador é reconhecido internacionalmente, mas qual é a história do maior streamer do mundo? Neste perfil, o Versus desbravou o detalhes de sua carreira em busca dos elementos que o levaram ao sucesso. 

Leia mais:

Ninja cresceu em uma cidade de apenas 20 mil habitantes chamada Grayslake, localizada no estado de Illinois, nos Estados Unidos, e seu amor por videogames começou cedo.

Influenciado por seu pai, Tyler iniciou sua jornada com um Sega Genesis, passando posteriormente pelo Super Nintendo, PlayStation 1 e, finalmente, chegou ao XBOX - onde conheceu a franquia que mudou completamente o rumo de sua vida: Halo.

Com apenas 10 anos de idade, Blevins jogava Halo: Combat Evolved com seus irmãos e, mesmo jovem, o jogador já demonstrava muita habilidade.

O influenciador entrou no mundo dos esportes eletrônicos em 2009 com Halo 3. Como pro player do título, ele representou organizações como Cloud9, Renegades, Team Liquid e Luminosity Gaming. Contudo, Ninja ganhou notoriedade apenas com Halo: Reach, jogo pelo qual disputou torneios por todo os Estados Unidos.

“Eu sempre quis ser o melhor, eu amo competir e eu sempre dei o melhor de mim. Se eu não estiver jogando bem, eu fico chateado…”, disse Tyler na série produzida pela Bud Light sobre seu envolvimento com os eSports.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após conquistas e muito reconhecimento, o norte-americano quase viu sua carreira ir por água abaixo quando apresentou problemas em sua visão e precisou passar por uma cirurgia ocular. Felizmente, a operação foi um sucesso e, em 2017, Ninja optou por se ausentar do cenário competitivo de Halo para focar em sua vida pessoal e na sua carreira como streamer.

Por outro lado, Tyler ainda se aventurou no H1Z1 e no PlayerUnknown’s Battlegrounds, onde conquistou o H1Z1 Invitational 2015 e o PUBG Invitational at Gamescom em 2017 pela Luminosity Gaming.

Foto: Reprodução/ESL
Foto: Reprodução/ESL

Nesse período, Blevins já era um influenciador e sempre produzia conteúdo de H1Z1 e PUBG. Porém, o estopim para o seu sucesso veio com Fortnite - battle royale pelo qual se tornou um dos melhores jogadores do mundo e obteve um crescimento similar ao jogo do momento.

Um fato interessante, divulgado em entrevista à CNBC, é que no início de sua trajetória Ninja continuou se dedicando aos estudos e manteve seu emprego na Noodles & Company enquanto competia profissionalmente. 

Atualmente, o influenciador possui o maior canal pessoal da Twitch, organiza eventos beneficentes e soma mais de 229 mil inscritos - totalizando aproximadamente US$ 800 mil mensais só pelo faturamento de inscrições.

Não há dúvidas que Ninja seja a sensação atual da internet, mas toda a trajetória percorrida, o esforço e a personalidade carismática colocam o ex-jogador profissional em um posto merecido.



Felipe Cardoso é analista do Versus. Siga-o no Twitter em @felpyyy.

Tags Relacionadas
Fortnite