CS:GO

Dicionário CS:GO: O glossário completo de termos e gírias

Aprenda as expressões mais utilizadas no game
Foto: PIXAR/Reprodução
Foto: PIXAR/Reprodução

A comunicação no Counter-Strike: Global Offensive é sem dúvida um dos pontos mais importantes do game. No entanto, nem sempre ela é simples como parece. Há diversos termos específicos utilizados pelos jogadores durante as partidas. Por isso, é normal que iniciantes não entendam o significado de todos eles. O Versus preparou este glossário com diversas palavras e gírias usadas no CS:GO e seus respectivos significados.

Leia mais:


- A

ACE: É quando o jogador mata todos os inimigos em uma rodada.

AIM: Normalmente o termo se refere a mira e pontaria. Um bom “aimer” por exemplo, é um cara que tem uma boa pontaria e atira bem.

Assault: Quem utiliza fuzis de assalto para jogar. Exemplo: Ak-47, M4A4 e M4A1-S.

- B

Backup ou “back”: O termo significa apoio, ou seja, quando um amigo pede para você dar um “back” ou "backup", ele está pedindo sua ajuda naquele local.

Baiter: Quando um jogador utiliza outro de isca para conseguir kills de forma mais fácil.

BAN: É quando algo é banido. Pode ser desde uma pessoa, que foi banida do jogo, até um mapa que foi retirado de um confronto.

Bangar: É a mesma coisa do “flashar”, que é o ato de jogar uma flashbang - granada que cega no ato da explosão.

Bind: É um comando usado no console para atribuir uma função a uma tecla específica.

Boludo: Jogadores que tomam decisões estúpidas. O termo é em espanhol, mas, acreditem, vocês precisarão saber este.

Bombsite (B1 e B2): Bombsite é o lugar onde os Terroristas devem cumprir seu objetivo, que é plantar a sua bomba (c4). Já B1 e B2, são denominações que dão aos dois bombsites que existem em todos os mapas de bomba.

BOT: Personagens controlados pelo computador ou então uma espécie de xingamento, comparando a habilidade de um jogador à da máquina - que é bem ruim.

Bug, bugou ou bugar: Algum tipo de erro no jogo.

Bunny jump ou bunnar: É quando o jogador dá alguns pulos seguidos, controlando juntamente com o mouse, conseguindo maior rapidez e uma movimentação diferenciada. No CS 1.6 este tipo de técnica era mais popular, mas no CS:GO a própria jogabilidade do game lhe impede de fazer isso muitas vezes, enquanto no 1.6 é possível pular por tempo ilimitado.

Burst fire: É um modo de tiro pode ser ativado em algumas armas. Com apenas um clique no mouse, ela dispara três balas. Exemplo: Glock (pistola dos terroristas) e Famas (Rifle dos Contra-Terroristas).

- C

C4: É a bomba que os terroristas têm que plantar nos bombsites para concluir o objetivo da rodada.

Camper: Jogador que fica em um mesmo lugar por um longo período de tempo, esperando que inimigos desavisados passem para que ele possa pegar um abate fácil.

Capacete: Quando um jogador diz que deu “capacete” no seu inimigo é que ele acertou um tiro no capacete do inimigo. Isso significa que ele não morreu, mas está com a vida baixíssima.

Carregar/carregado: Quando alguém diz que está “carregando”, é porque ele está levando o time nas costas. Logo, carregado é quem está jogando mal e está vencendo às custas de outro jogador.

Cavalar: Quando um jogador está fazendo muito barulho, normalmente correndo ou pulando.

Cheater: Jogadores que usam de programas ilegais para conseguir vantagens no jogo. Por exemplo, ver através da parede. Não faça isso!

Clan: É a mesma coisa que time.

Clutch: É quando o jogador se encontra em uma situação de desvantagem numérica na rodada.

Clutch Master: Jogadores que costumam se dar muito bem em situações de desvantagem - os clutchs -, sempre mantendo a calma e vencendo.

Coach: É a mesma coisa que treinador, ele ajuda o time nos treinos e nos jogos, como um treinador de futebol.

Comer: Este termo é utilizado quando os adversários estão entrando muito rápido por algum lugar. Exemplo: “os terroristas estão todos comendo pela varanda”.

Complete: É o jogador que não faz parte de um time, mas está ali para completar temporariamente, na ausência do jogador titular.

Console: É o lugar utilizado para escrever comandos no CS:GO. A tecla padrão é a (‘).

Costinha: É o jogador que tenta pegar seus inimigos sempre desprevenidos e de costas. Portanto, quando avisarem “tem costinha”, cuidado com a retaguarda.

Cover: É a mesma coisa que cobertura. Quando um amigo pede cover, é porque ele quer que você o proteja e ajude. Um exemplo de situação que um jogador pede muito cover é quando ele vai desarmar a bomba. Neste momento, ele fica totalmente vulnerável e precisa da proteção de um companheiro.

Cravar a mira: Quando um jogador deixa a mira estática em um mesmo pixel, esperando que um player adversário passe por ali.

Cruzado ou cross fire: Quando jogadores olham um mesmo local, um de cada lado e de frente para o outro, com o intuito de deixar sua mira cruzada.

- D

Deathmatch ou DM: São mapas que, quando alguém morre, ele renasce imediatamente em outro local. Normalmente os jogadores usam este modo de jogo com o intuito de melhorar a sua mira, já que rapidamente você consegue matar 100 jogadores, enquanto no modo normal você demoraria muitas horas para conseguir este mesmo número de abates.

Defuse/Defusar: Defuse é o kit que um contra-terrorista (CT) pode comprar para diminuir o tempo de desarme da C4. Portanto, defusar nada mais é que o ato de desarmar a bomba.

Drop/Dropar: É o mesmo que "soltar". Normalmente este termo é utilizado quando alguém está sem dinheiro e pede uma arma para quem está melhor financeiramente. Por exemplo: “dropa uma arma para mim” ou então quando querem a bomba “dropa a c4”.

- E

Eco: É quando um time ou alguém decide que não irá comprar nada, por conta da má situação financeira em uma determinada rodada.

Entry fragger: É uma das funções que existem no CS:GO. O maior objetivo dela é ser a linha de frente quando sua equipe vai invadir algum bombsite ou dominar alguma região.

- F

Fake: Jogadas com o intuito de enganar o adversário. É muito utilizada pelos terroristas, que chamam a atenção em um bombsite e depois vão para outro.

Flashar: É quando você joga uma flashbang - granada que cega inimigos no ato da explosão.

Forçar: Quando todos no time não tem dinheiro suficiente para estar bem equipado, mas mesmo assim decidem arriscar, comprando o pouco que puder.

FPS: Frames per second, ou seja, quadros por segundo. Quanto mais alto este número for, melhor o jogo irá rodar em naquela máquina. O CS:GO inclusive disponibiliza comandos para que você possa deixar um medidor de FPS na sua tela - Net_Graph.

Full control: É quando alguém tem total controle da situação. Um exemplo é quando um jogador está escondido em algum lugar e, quando passa um inimigo por ele, ao invés de matá-lo, ele tem o sangue frio de esperar todos os outros também passarem para que ele possa matar todos de costas.

- G

GG: Good game, ou seja, bom jogo.

GH: Good half, ou seja, boa metade. Os jogadores normalmente falam isso quando acaba o primeiro tempo da partida.

GL: Good luck, ou seja, boa sorte.

- H

Halfado: Quando o jogador tomou dano e está com a vida pela metade.

HE: Granadas explosivas que causam dano.

Headshot ou HS: É o famoso tiro na cabeça.

HF: Have fun, ou seja, divirta-se!

HP: Health point, ou seja, pontos de vida. É o número que indica a porcentagem de vida do personagem.

- I

In-game leader ou IGL: É a pessoa que dita as estratégias para o seu time, faz os planos, diz quando deve ir, voltar, o que devem fazer e etc. Também pode ser chamado de capitão.

-
K

Kikar: É quando um jogador é retirado de alguma coisa. Seja do servidor, do time e etc.

- L

Lurker: É uma função atribuída a um jogador. Normalmente ele joga um pouco mais separado do time para buscar inimigos desprevenidos ou para fazer barulho e distrair seus adversários e desviar sua atenção do verdadeiro local de ataque da sua equipe. Também pode ser chamado de "costinha".

- M

Matchmaking: É o mix criado pela própria Valve, que equilibra equipes de jogadores de acordo com a patente de cada um.

Mel: É quando o jogador dá um tiro na cabeça do inimigo e ele não morre, porém, fica com pouca vida. Exemplo: "Dei um mel no cara da varanda. Mais um tiro ele cai!"

Miado: É quando um jogador tomou dano e está com a vida baixa.

Mirado: Quando alguém entra sempre mirando no exato local onde está o inimigo.

Mix: É um 5 vs 5 com jogadores aleatórios, que podem se conhecer ou não, nos moldes de um jogo competitivo. É semelhante ao matchmaking, mas o mix é organizado pelos próprios players que se juntam e não pela plataforma da Valve.

Mocado/Marotado: Escondido e pronto para pegar um inimigo de surpresa.

Molotovar: É quando você joga um coquetel molotov em alguma região do mapa.

Mutar: Quando você deixa alguém no mudo para parar de receber mensagens de texto e voz de uma determinada pessoa.

- N

Neide ou Neid: É quando um jogador mata todo o time adversário na mesma rodada. Exemplo: "Viu o neide do Fer ontem? Já começou a partida levando os cinco jogadores da Astralis no pistol!"

Nice try ou NT: Boa tentativa.

Ninja Defuse: Quando desarmam a C4 inimiga de forma furtiva, sem nenhum inimigo notar nada durante o ato.

No scope: É quando se atira com uma sniper sem usar sua luneta como auxílio.

- O

Overtime: Quando duas equipes empatam (15 a 15) e jogam uma espécie prorrogação para definir o vencedor da partida.

One tap: Na tradução livre seria "um toque". No CS, é a mesma coisa que clicar uma vez no mouse e já dar um headshot no adversário.

- P

Patente: É o nível que se adquire ao jogar partidas no modo “competitivo” da Valve.

Pino/pinar: É o jogador que não sabe atirar bem. Consequentemente, pinar é quando você age como um pino, errando diversos tiros.

Pistolete: Quando o jogador compra apenas colete e pistola na rodada. 

Pixel a pixel: Quando alguém fala para abrir “pixel a pixel”, é para entrar devagar com a mira em cada lugar provável de ter um oponente.

Pop flash: São flashbangs que, quando jogadas de forma correta, fica quase impossível do jogador adversário ter a reação de vê-la e virar o rosto.

Pro: Profissional

Pronet: Quando o usuário joga que nem profissional só na internet, mas na lan house não aparece ou não da bala!

Pré-fire: Quando um jogador entra atirando, antes mesmo de avistar seu inimigo. Isso pode acontecer por ele já ter uma informação de onde o inimigo está, por exemplo.

- Q

Qué ota: Foi criado pelo pro player Lucas "lucas1" Teles e se popularizou tanto no cenário internacional quanto no internacional. O termo é utilizado quando alguém acerta uma bala bonita no adversário e já quer acertar mais uma em outro.

Quickshot ou quick: É quando se atira no inimigo com uma sniper, usando a mira da luneta de forma extremamente rápida.


- R

Recoil: É a mesma coisa que recuo, ou seja, o coice que a arma dá quando se atira com ela.

Repick: Quando um jogador aparece em um pixel para trocar tiro, consegue sair, mas volta logo em seguida.

Respawn: Quando seu personagem renasce em algum local do mapa - em jogos competitivos você só renasce em sua base, no começo de cada round.

Rushar: Invadir.

- S

Single: É quando o jogador gasta apenas uma bala e acerta ela fatalmente na cabeça do adversário.

Smokar:  Quando você usa a Smoke (granada de fumaça) para tampar a visão de alguma região do mapa.

Smurf: É a conta secundária de um jogador que normalmente tem uma patente mais alta na sua primária.

Sniper: Jogadores que jogam com armas com scope de longa distância. Um exemplo de sniper no CS:GO é a famosa AWP.

Spawn: Lugar onde o personagem nasce no jogo.

Split: Dividido. Normalmente este termo é usado para táticas em que o time se divide em dois pontos do mapa para se encontrar em um terceiro em comum.

Spray: É quando você pressiona o mouse para atirar sem parar com uma arma automática. Desta forma, um "spray bom" é quando você faz isso e acerta os tiros.

Stack: Quando todos os contra-terroristas resolvem ficar no mesmo bombsite.

Stattrak: São as armas e facas que tem um contador de abates embutido. Este contador só funciona com o dono da arma.

Strafe: É o ato de chegar na ponta de uma parede sem se mostrar para o outro lado e, rapidamente, ir e voltar com a intenção de apenas pegar informação ou fazer o inimigo errar um tiro.

Support: É uma função atribuída a um jogador. Este player normalmente ajuda seu time com granadas para execução ou dominar uma região do mapa.

- T

Teamkill ou TK: É quando um amigo causa dano a outro, podendo matar ou não.

Teamplay: Trabalho em equipe.

Tekado: É quando um jogador já sofreu dano, ou seja, ele não está com a vida na sua totalidade.

Trade: Trade nada mais é do que troca. Normalmente este termo é utilizado no CS:GO quando se fala de "trocar kill, ou seja, quando um amigo morre, sua morte deve ser vingada no mesmo momento, tornando a ação um “trade” ou “troca de kill”.

Troll: Quando alguém faz coisas erradas e tenta estragar a partida de propósito. Não seja esta pessoa!

- V

Varado: É quando um jogador mata outro através de algum lugar (parede, caixa e etc).

- W

Walk: É quando você anda pressionando shift (tecla padrão) para não fazer nenhum barulho.

- X

Xiu: Quando alguém pede para não fazer barulho.

- Z

Zagueiro: Quando alguém joga defensivamente demais, enquanto seu time está a frente tentando fazer todo o trabalho.

Jairo "Foxer" Junior é redator do Versus. Siga-o no Twitter em @Foxer_JJ. 

Tags Relacionadas
CS:GO